Logotipo Dicas-L, por Ricardo Burile

Busca

Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  NoticiasLinux ·  BR-Linux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais]   
 

Você está aqui: Home  → Arquivo Dicas-L

 

Virtualização XEN

Assine a Lista Dicas-L

Receba diariamente por email as dicas
de informática publicadas neste site
Para se descadastrar, clique aqui.

Trabalhando com Espacos ao invés de TABs no (g)VIM

Colaboração: Otávio Corrêa Cordeiro

Data de Publicação: 13 de Abril de 2005

Lendo a dica do Felipe Oralndelli sobre "Tabulação em Blocoes no VIM" deparei com a pergunta do Vinicius nos comentários "Caso eu queria alterar o tamanho da tabulação, como por exemplo 3 espacos " " como faço?"

Realmente é uma pergunta boa e em alguns grupos de desenvolvimentos de softwares é adotado o espaço ao invés do TAB, já que diferentes editores retornam diferentes tamanhos para ele.

Porém no (g)VIM o tamanho do tab pode ser ajustado na hora de abrir um arquivo ou, como o Vinicius questionou, trocado por espaçoes em branco.

Para isso deve-se abrir o arquivo .vimrc e adicionar três linhas:

  set tabstop=3
  set shiftwidth=3
  set expandtab

Neste caso toda vez que a tecla TAB for acionada, seu conteúdo será de três espaços em branco. Para adicionar um TAB real o comando Ctrl-V<Tab> deve ser executado.

Depois das configurações setadas é hora de converter os arquivos antigos para o novo formato. Basta abrir um arquivo antigo com o (g)VIM (já com as novas configurações) e executar

  :retab

Veja a relação completa dos artigos de Otávio Corrêa Cordeiro

Stumble Upon Digg This Del.icio.us Twitter Recomendar este artigo a um amigo Entre em contato Formato PDF
Newsfeed RSS
Formato para impressão
StumbleUpon Digg Del.icio.us Twitter Recomendar Contato PDF RSS Imprimir

Referências Adicionais

Referências adicionais sobre os assuntos abordados neste site podem ser encontradas em nossa Bibliografia.

Avalie esta dica

  • Currently 2.99/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Avaliação: 3.0 /5 (426 votos)

Opinião dos Leitores

Stefan da Silva Billieri
21 Fev 2007, 12:02
Para que usar 3 chars quando um é o suficiente?
Para que usar outros editores quando o vim é o suficiente? ;-)

Com tabstop=4 apenas já dá para escrever linhas mais longas antes de acabar o espaço, mesmo assim 4 já deixa a indentação meio podre :-) tabstop=6 fica melhor.

O bom mesmo é ter um monitor wide.
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script
Faça o download gratuito da 10ª Edição da Broffice.ORG Zine
Submarino.com.br
DVDs - Submarino.com.br