Logotipo Dicas-L, por Ricardo Burile

Busca

Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  NoticiasLinux ·  BR-Linux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais]   
 

 

Aprenda inglês em casa

Baixe gratuitamente as duas primeiras aulas

English for Reading and Listening

Receba por email, diariamente, mensagens contendo materiais para leitura e audição, incluindo arquivos no formato MP3 gravados por falantes nativos.

Saiba mais e faça sua inscrição

Você está aqui: Home  → Arquivo Dicas-L

 

Formação de Analistas de Negócios

Assine a Lista Dicas-L

Receba diariamente por email as dicas
de informática publicadas neste site
Para se descadastrar, clique aqui.

Publicar em del.icio.us

PHPSurveyor - software livre de criação de questionários on-line

Colaboração: Marcelo Araujo Franco e Renata A. Fonseca del Castillo

Data de Publicação: 06 de Outubro de 2004

Este artigo foi publicado no Boletim EAD do Centro de Computação da Unicamp. O Boletim EAD é uma publicação mensal e os números anteriores podem ser consultados no web site do projeto.

Introdução

O PHPsurveyor é um software livre desenvolvido com o objetivo de preparar, publicar e coletar respostas de questionários. Uma vez criado um questionário, ele pode ser publicado on-line (questão por questão, grupo a grupo de questões ou tudo em uma página). O PHPsurveyor permite definir como as questões serão mostradas e variar o formato dos questionários por meio de um sistema de padrões (templates). Fornece ainda uma análise estatística básica sobre os resultados dos questionários.

O PHPSurveyor possui a capacidade de gerar Tokens individualizados (chaves), de forma que apenas a pessoa que receber um token poderá acessar o questionário. Tokens são informações enviadas para a lista de pessoas, que você quer convidar para participar de um questionário, de forma a permitir maior controle do questionário disponibilizado pela Internet.

Site do projeto PHPSurveyor

O PHPSurveyor foi desenvolvido está hospedado no site [SourceForge.net (http://sourceforge.net], que é o maior site de software livre do mundo, hospedando gratuitamente milhares de projetos. O site do projeto PHPSurveyor está localizado em http://phpsurveyor.sourceforge.net/. O projeto é administrado por Jason Cleeland e conta com dez colaboradores. O sistema foi programado na linguagem PHP e utiliza o banco de dados MySQL.

A SourceForge.net pertence a Open Source Development Network, Inc. ("OSDN"), uma das mais dinâmicas comunidades de mídia da Web, com cerca de 9 milhões de visitantes por mês. A OSDN, por sua vez, é uma subsidiária da VA Software Corporation, uma empresa fundada em 1993, com sede em Fremont, California.

O site do PHPSurveyor disponibiliza informações sobre documentação, FAQ, Fóruns, Download, demo, templates. Dentre essas informações, o demo é uma ótima opção para conhecer o software, permitindo, a quem quiser conhecer o PHPSurveyor, utilizar todos os recursos oferecidos, sem nenhuma limitação, a não ser o tempo em que o questionário ficará disponível no site do PHPSurveyor. O questionário fica disponível apenas alguns dias, podendo ser apagado a qualquer hora pelos usuários da área de demo ou pelos administradores.

Como o PHPSurveyor é um software livre pode-se fazer o download a partir da página principal do projeto do software. Além da última versão disponível (pre-release 0.98finalRC1 - em 07/2004), estão disponíveis outras versões. As informações para instalação do PHPSurveyor também estão disponíveis da página do projeto no item faq (frequently asked questions). As dúvidas surgidas com o uso posterior do software podem ser discutidas nos Fóruns também acessíveis a partir da página do projeto.

O usuário poderá fazer download de templates de designers alternativos para o formato dos questionários, assim como de arquivos de idiomas, que permitem usar o PHPSurveyor traduzido. Como ainda não havia a tradução do software para português, a equipe de ead da Unicamp providenciou uma tradução, que utilizamos em nosso servidor.

Criação de questionários

O PHPSurveyor possui a figura de um administrador que é o responsável pela geração dos questionários que serão respondidos pelo público alvo. Ao criar um questionário o administrador preenche um formulário com várias informações e definições, entre elas o período em que o questionário pode ser respondido. Todo questionário é criado vazio e as questões podem ser agrupadas por assuntos, categorias ou qualquer outro tipo de classificação.

Para isso o software permite a criação de grupos de questões. O PHPSurveyOR permite a criação de diferentes tipos de questões, como por exemplo: múltipla escolha, lista, múltipla escolha com comentários, descritiva com resposta longa, descritiva com resposta curta, sim ou não, entre outras.

As questões podem ser obrigatórias ou não dentro de um mesmo questionário. Elas também podem ser exportadas em formato SQL para utilização posterior em outros questionários. Todas as questões podem ser editadas e modificadas, inclusive o tipo delas, enquanto o questionário não estiver ativado para ser respondido pelo público alvo. Uma vez ativado o usuário não poderá mais modificar o tipo da questão.

Ativação dos questionários

Ativar um questionário significa torná-lo apto aos usuários que o responderão, ou seja, o sistema gera acesso ao questionário que poderá ser respondido e terá todas as respostas armazenadas. Os questionários podem ser disponibilizados de forma aberta na Web ou liberados de maneira a só permitir o acesso às pessoas que recebem um token, ou seja uma "chave" de acesso.

Relatórios

Depois da ativação, o administrador do PHPSurveyor pode visualizar a qualquer momento os questionários respondidos. Há dois tipos básicos de visões dos resultados. A primeira visão apresenta os registros de todos os questionários recebidos, detalhando o que foi digitado em cada questão. As respostas podem ser listadas na seqüência que foram recebidas ou na ordem inversa. A segunda visão oferece as informações estatísticas, indicando o número de escolhas nas opções de cada questão e sua respectiva porcentagem. O sistema permite escolher as questões que terão suas estatísticas exibidas.

Veja a relação completa dos artigos de Marcelo Araujo Franco e Renata A. Fonseca del Castillo

Referências Adicionais

Referências adicionais sobre os assuntos abordados neste site podem ser encontradas em nossa Bibliografia.

Avalie esta dica

  • Currently 3.04/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Avaliação: 3.0 /5 (562 votos)

Recomende este site
Recomendar este artigo


Versão para impressão


Opinião dos Leitores

adilson anacleto
01 Ago 2008, 16:12
alguem pode me auxiliar a baixar o PHPSurveyor , não consegui descompactar.


ana santos
19 Dez 2007, 09:01
onde está o sw (PHPSurveyor) para download
Ana santos
Nelson Kurgan Jr
22 Nov 2007, 16:10
Este software é show... funciona direitinho desde que programado da forma correta. Estou na 2º onda de uma pesquisa complexa com 76 questões.
Nelson Kurgan
Ericsson Telecom
LimeSurvey Development Team
05 Set 2007, 16:27
Hello,

PHPSurveyor got a new name and is now known under LimeSurvey.

We have a new website:
http://www.limesurvey.org

We also released a new version with a lot of new features - check it out!!!
x
15 Abr 2007, 11:27
x
Marcio Junior Vieira
27 Fev 2007, 08:05
Estou utilizando o PHPSurveyor para fazer pesquisas empresariais e avaliando o Software , o mesmo contem diversas funcionalidades para publicação de questionários e já esta com a tradução para o português, é uma excelente ferramenta e tem trazido otimo resultados.


Marcio Junior Vieira
Ambiente Livre Tecnologia
www.ambientelivre.com.br
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa pagina
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script
Treina Linux -  Cursos de Linux e Video aulas

Cursos

Thinking in Patterns, com o "guru" Bruce Eckel
Aprenda Padrões de Projetos da única maneira possível: Programando!
Dias 15, 16 e 17 de Setembro - São Paulo
Saiba mais

Biblioteca

Redes - Guia Prático
Por Carlos. E. Morimoto

Hardware - o Guia Definitivo
Por Carlos. E. Morimoto

Kurumin 7 - Guia Prático
Por Carlos. E. Morimoto

Linux: Ferramentas Técnicas, 2ed
Por Carlos. E. Morimoto

Use a Cabeça!: JSP & Servlets
Por Brian Bashan, Kathy Sierra, Bert Bates

Google Hacking
Por JOHNNY LONG

1808
Por Laurentino Gomes

Sistemas de Banco de Dados
Por Ramez E. Elmasri e Shamkant Navathe

Linux: Guia do Administrador do Sistema
Por Rubem E. Ferreira

A Menina que Roubava Livros
Por Markus Zusak

Sistemas Operacionais Modernos
Por Andrew S. Tanembaum

Hardware: Curso Completo
Por Gabriel Torres

PHP para Quem Conhece PHP
Por Juliano Niederauer

Redes de Computadores: Curso Completo
Por Gabriel Torres

Java: Como Programar
Por Harvey M. Deitel e Paul J. Deitel

O Caçador de Pipas
Por Khaled Hosseini

O Médico Doente
Por Dráuzio Varella

Enterprise Javabeans 3.0
Por Bill Burke, Richard Monson

MySQL - Guia do Programador
Por André Milani

Certificação Linux
Por Uira Ribeiro

Manual Completo do Linux: Guia do Administrador
Por Evi Nemeth, Trent R. Hein, Garth Snyder

OpenGL: uma Abordagem Prática e Objetiva
Por Marcelo Cohen, Isabel Harb Manssour

Expressões Regulares: Uma Abordagem Divertida
Por Aurélio Marinho Jargas

Extreme Programming
Por Vinicius Manhaes Teles