De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Semana Solis - Miolo

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 31 de Agosto de 2004

Miolo (www.miolo.org.br): O Miolo é um ambiente para o desenvolvimento de aplicações em software livre, que surgiu da evolução das necessidades geradas a partir de uma série de sistemas desenvolvidos pelo CPD da Univates.

Toda aplicação necessita de controle de acesso de usuários, interface com a base de dados, apresentação de resultados em um browser, e uma série de outras coisas. O Miolo procura concentrar, em uma série de objetos, funcionalidades das quais as aplicações podem se servir. Desenvolvido em PHP, o Miolo é a base de sistemas como o Gnuteca, o Fred, o Sagu2 e outros.

Se imaginarmos que o conjunto de objetos com os quais se desenvolve uma aplicação é similar às peças de um Lego, o Miolo oferece tais peças, mas feitas de "massa de modelar". Assim, se um determinado objeto não se presta exatamente a uma função específica, ele pode ser estendido para que sirva, e ainda, se necessário, o Miolo permite obviamente o uso do PHP diretamente para que se criem novos objetos ou funções.

A sintaxe do Miolo é muito similar à de várias linguagens orientadas à objetos, o que faz com que um bom programador em Java ou Delphi aprenda rapidamente a escrever código com o Miolo. Junto com os arquivos de instalação do Miolo há um pequeno tutorial, e as listas de discussões (especialmente a miolo-devel) são bastante ativas e podem ser acessadas a partir da página do projeto. O gestor do projeto Miolo é o cooperado Vilson Gärtner.

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários (2)

Avatar
Novo

Boa noite,

Sei que é um post bem antigo, mas qualquer coisa se puderem ajudar, estou tentando encontrar documentações referentes ao GNUTECA para instalar, mas esta bem dificil de achar, caso tenha algum norte agradeço.

Avatar
Novo

Ricardo, tente entrar em contato com a Solis, que é o desenvolvedor original do Gnuteca. Eu achei uma versão antiga em https://softwarepublico.gov.br/social/gnuteca



Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida