Logotipo Dicas-L, por Ricardo Burile

Busca

Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  NoticiasLinux ·  BR-Linux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais]   
 

Mão na Massa LDAP - 1 Profissional por Máquina
Configure um serviço de Diretórios baseado no servidor OpenLDAP!
Dia 6 de Dezembro - São Paulo
Saiba mais


 

Aprenda inglês em casa

Baixe gratuitamente as duas primeiras aulas

English for Reading and Listening

Receba por email, diariamente, mensagens contendo materiais para leitura e audição, incluindo arquivos no formato MP3 gravados por falantes nativos.

Saiba mais e faça sua inscrição

Você está aqui: Home  → Arquivo Dicas-L

 

Mão na Massa Nagios

Assine a Lista Dicas-L

Receba diariamente por email as dicas
de informática publicadas neste site
Para se descadastrar, clique aqui.

Publicar em del.icio.us

CodigoLivre2 - RFC

Colaboração: Cesar Brod


Data de Publicação: 07 de Julho de 2003

A mensagem de hoje é um pouco longa, mas trata-se de um projeto extremamente importante para a comunidade de software livre nacional. Quem tem interesse em colaborar de alguma forma para a consolidação desta comunidade, por favor, leia com atenção esta mensagem.

A seguir, a mensagem do Cesar Brod.


Comunicação aos usuários do Código Livre e à Comunidade de Software Livre Brasileira

Em 8 de janeiro de 2001 a Univates passou a disponibilizar seu ambiente de apoio ao desenvolvimento colaborativo de software livre através do portal CodigoLivre (na época chamado de CodigoAberto). A princípio, o CL utilizava o software do SourceForge, com o qual nossa equipe chegou a colaborar com o desenvolvimento. Em função de algumas decisões de arquitetura do SourceForge, mas especialmente após a decisão do projeto em não mais adotar a licença GPL, o CL acabou por tornar-se um "fork" do SourceForge, com uma estrutura que passou gradualmente a diferenciar-se do projeto original.

O CL hospeda hoje mais de 480 projetos mantidos por mais de 3500 colaboradores, e a sua estrutura está sendo deslocada para a Unicamp, que em conjunto com a Univates passa a administrar o ambiente.

Nossa experiência mais de três anos com o CL mostrou que o mesmo pode ser expandido para atender de melhor forma não apenas projetos de software livre, mas qualquer tipo de projeto que vise a livre disseminação de qualquer tipo de conhecimento. Além disto, enquanto mantínhamos o CL desenvolvíamos o framework MIOLO e uma série de produtos que o utilizavam como base, e passamos a sonhar com uma nova estrutura para o CL, mais dinâmica, simples e escalável que o ambiente original.

Temos observado tanto a necessidade de pessoas, empresas e instituições de poderem ter um ambiente de ferramentas que auxiliem o desenvolvimento de software e a divulgação de informações, como iniciativas destes no sentido de implementação de ambientes com propósito similar, e acreditamos que estes esforços podem ser combinados na criação de um ambiente que atenda, de forma genérica, às necessidades de todos.

Assim, estamos divulgando aqui uma espécie de RFC (Request for Comments), onde colocamos nossa vontade (e buscamos compilar várias vontades que nos tem sido comunicadas) e esperamos a colaboração da comunidade na expressão de novos desejos para a plataforma, assim como a efetiva colaboração em seu desenvolvimento. O CL2 consistirá no ambiente a ser utilizado pela Solis, Cooperativa de Soluções Livres para o desenvolvimento de seus projetos. Este documento será disponibilizado no ambiente Wiki (http://www.solis.coop.br/handler.php?module=miolowiki&action=main:open&item=36),

permitindo a ampla colaboração de todos, e o endereço <cl2 (a) solis coop br> pode também ser utilizado para o envio de sugestões.

O que será o Código Livre 2?

Um ambiente para a hospedagem e disseminação de qualquer tipo de conhecimento livre, com uma interface de acesso que pode ser tão simples ou completa quanto o usuário desejar, através da seleção de ferramentas, que podem ser adicionadas à medida que o usuário as julgue necessárias.

Exemplo 1-: Criação de um manual

O usuário que deseja criar um manual livre cadastra-se no ambiente, e o informa de que deseja iniciar um novo projeto. Ele irá receber algumas instruções básicas e a informação de que qualquer coisa colocada no portal será de acesso público, irrestrito e ilimitado, de acordo com as licenças FDL ou GPL (às quais ele poderá acessar na íntegra) - o usuário deve concordar com isto para seguir adiante. A seguir, o usuário é apresentado a alguns exemplos de interface de uso do sistema, e neste caso, poderá selecionar, por exemplo, um ambiente Wiki integrado a um portal para o projeto, junto a uma lista de discussões.

-Ferramentas-: Frederick (Fred+MioloWiki, já existentes) e MailWoman (em desenvolvimento)

MailWoman - serve ao mesmo propósito do Mailman, mas com uma interface muito mais simples e configurável.

Este mesmo exemplo se aplica a criação de boletins, livros, etc...

Exemplo 2-: Criação de um projeto em software livre

O usuário que deseja criar um projeto em software livre cadastra-se no ambiente, e o informa de que deseja iniciar um novo projeto. Ele irá receber algumas instruções básicas e a informação de que qualquer coisa colocada no portal será de acesso público, irrestrito e ilimitado, de acordo com as licenças FDL ou GPL (às quais ele poderá acessar na íntegra) - o usuário deve concordar com isto para seguir adiante. A seguir, o usuário é apresentado a alguns exemplos de interface de uso do sistema, e neste caso, poderá selecionar, por exemplo:

  • um ambiente Wiki integrado a um portal para o projeto, para a elaboração de documentação
  • listas e fóruns de discussão
  • controle de bugs e chamados técnicos
  • sistema de gestão de projetos
  • sistema de controle de versões

Ferramentas-:

  • Frederick (Fred+MioloWiki, já existentes)
  • MailWoman (em desenvolvimento)
  • Scotty (para a gestão e estatísticas dos chamados técnicos, já existente)
  • JCVS, MIOLO-CVS, e outros, para o acesso simplificado e controlado do sistema de versões
  • sistema de gestão de projetos da Unicamp (Rubens), concluindo sua integração ao MIOLO
  • Rau-Tu 2 (Rau-Tu com MIOLO)

Exemplo 3

Criação de uma "comunidade" de suporte a um projeto ou produto em software livre

O usuário que deseja criar uma comunidade de suporte a um projeto ou produto livre cadastra-se no ambiente, e o informa de que deseja iniciar um novo projeto. Ele irá receber algumas instruções básicas e a informação de que qualquer coisa colocada no portal será de acesso público, irrestrito e ilimitado, de acordo com as licenças FDL ou GPL (às quais ele poderá acessar na íntegra) - o usuário deve concordar com isto para seguir adiante. A seguir, o usuário é apresentado a alguns exemplos de interface de uso do sistema, e neste caso, poderá selecionar, por exemplo:

  • Rau-Tu (para a criação de uma base de perguntas e respostas)
  • Scotty (para chamados técnicos, que podem mesmo agenciar grupos ou pessoas que recebam remuneração)
  • Wiki (para a criação coletiva de documentação)

Estrutura do CL2

O CL2 será completamente baseado no framework MIOLO (http://miolo.codigolivre.org.br), e permitirá:

  • A distribuição de bases de dados e projetos entre várias instituições que desejem hospedar o ambiente, com a manutenção de uma interface única e uma visão única do sistema;
  • A replicação de dados visando a tolerância a falhas;
  • A possibilidade de criação de ambientes CL2 corporativos independentes (ou interdependentes) da comunidade CL2
  • A possibilidade de integração de novos módulos e funcionalidades
  • A possibilidade de busca de informações no ambiente do portal através da criação dinâmica (e em parte assistida) de metadados que identifiquem o projeto e seus componentes;
  • Mecanismos de internacionalização do ambiente permitirão que o mesmo seja acessado na língua nativa de qualquer geografia;
  • Mecanismos de semântica e ontologia permitirão que a informação contida no ambiente tenha significância universal independente da língua original em que a informação foi inserida.

Viagem na maionese

Acreditamos que com as devidas oportunidades e ferramentas, o conhecimento humano se manifesta e se intensifica, na forma de uma inteligência coletiva e planetária tão bem descrita pelo filósofo Pierre Lévy. Ambientes como o SourceForge e mesmo o CodigoLivre em sua versão atual serviram como meio de colaboração em uma situação específica do conhecimento humano -- a produção de softwares. O CL chegou a hospedar e hospeda experiências muito interessantes de criação e difusão de conhecimento livre, que acreditamos poderem ser expandidas. A forma de identificação, catalogação e significância deste conhecimento coletivo ainda engatinha, com propostas muito instigantes de semântica e ontologia para este grande documento multimeios que é a web. O que construímos com o MIOLO, não apenas no resultado real da criação de um framework de desenvolvimento, mas especialmente nas idéias que motivam sua expansão, e nos sistemas que temos conseguido desenvolver a partir dele, tem nos mostrado que esta pode ser uma proposta de fundo, de uma infraestrutura de real significância da web, e queremos convidar a todos que viagem na maionese conosco, contribuindo com idéias, código e recursos.

No momento, a Solis e a Univates estão apostando e investindo pessoas e recursos nesta idéia, mas sabemos que não seremos os únicos.

Atenciosamente

Cesar Brod/Solis/Univates

Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod

Referências Adicionais

Referências adicionais sobre os assuntos abordados neste site podem ser encontradas em nossa Bibliografia.

Avalie esta dica

  • Currently 3.03/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Avaliação: 3.0 /5 (273 votos)

Recomende este site
Recomendar este artigo


Versão para impressão


Opinião dos Leitores

*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa pagina
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script

Mão na Massa LDAP - 1 Profissional por Máquina
Configure um serviço de Diretórios baseado no servidor OpenLDAP!
Dia 6 de Dezembro - São Paulo
Saiba mais

Biblioteca

Redes - Guia Prático
Por Carlos. E. Morimoto

Hardware - o Guia Definitivo
Por Carlos. E. Morimoto

Kurumin 7 - Guia Prático
Por Carlos. E. Morimoto

Linux: Ferramentas Técnicas, 2ed
Por Carlos. E. Morimoto

VPN: Virtual Private Network
Por Lino Sarlo da Silva

MySQL - Guia do Programador
Por André Milani

Sistemas de Banco de Dados
Por Ramez E. Elmasri e Shamkant Navathe

Hardware PC: Guia de Aprendizagem Rápida
Por Carlos E. Morimoto

Extreme Programming
Por Vinicius Manhaes Teles

Google Hacking
Por JOHNNY LONG

Elite da Tropa
Por Luis Eduardo Soares, Andre Batista e Rodrigo Pimentel

Harry Potter e as Relíquias da Morte
Por J.K. Rowling

Manual Completo do Linux: Guia do Administrador
Por Evi Nemeth, Trent R. Hein, Garth Snyder

PHP para Quem Conhece PHP
Por Juliano Niederauer

O Conhecimento em Rede
Por Carlos Nepomuceno e Marcos Cavalcanti

Enterprise Javabeans 3.0
Por Bill Burke, Richard Monson

Redes de Computadores
Por Andrew S. Tanembaum

Marley e Eu: a Vida e o Amor ao Lado do Pior Cão do Mundo
Por John Grogan

Deus, um delírio
Por Richard Dawkins

Java: Como Programar
Por Harvey M. Deitel e Paul J. Deitel

Descobrindo o Linux: Entenda o Sistema Operacional GNU/Linux
Por Joao Eriberto Mota Filho

Use a Cabeça!: JSP & Servlets
Por Brian Bashan, Kathy Sierra, Bert Bates

1808
Por Laurentino Gomes

UML: Guia do Usuário
Por Grady Booch, James Rumbaugh e Ivar Jacobson