De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.

Lixo no Correio Eletrônico

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 29 de Junho de 2000

Como eu já disse anteriormente, travo uma batalha constante contra o lixo no correio eletrônico. Como mantenho diversas listas com muitos assinantes, frequentemente sofro com as infames respostas automáticas. Esta, reconheço, é uma guerra que nunca vou ganhar. Mas existem algumas medidas que podem contribuir para diminuir as perdas.

A minha arma mais valiosa é o software procmail, uma das melhores ferramentas existentes para lidar com correio eletrônico. Simplesmente fabulosa.

O procmail permite que se criem filtros que dão destino apropriado para as mensagens que chegam. Eu possuo vários filtros: para listas, mensagens indesejáveis e alguns outros.

Estou incluindo aqui a minha lista de filtros para o lixo que recebo. Cada filtro é composto de três linhas. A primeira linha indica o início de um novo filtro, a segunda indica os caracteres que devem ser encontradas para a regra ser aplicada e a terceira indica o destino que deve ser dado à mensagem. Para simplesmente apagar, redirecione a mensagem para /dev/null. Para não apagar acidentalmente mensagens que possam ser importantes, às vezes eu as redireciono para um arquivo, neste caso "IN.lixo", que depois examino quando tenho tempo.

Esta coleção de filtros é bastante valiosa e foi desenvolvida ao longo do tempo a partir das mensagens indesejáveis que recebo.

Em outra oportunidade estarei divulgando um tutorial mais completo sobre o procmail. Aguardem.

A busca por estes caracteres é feita no campo "Subject:", que é o padrão, ou no corpo da mensagem quando especificado :0B:

Leiam também o artigo que escrevi sobre a auto-resposta em http://www.revista.unicamp.br/navegacao/index3.html

A seguir, as regras que utilizo. Espero que sejam úteis.

  :0:
  * ^From:.*postmaster@zipmail.com.br
  /dev/null
  :0:
  * ^Subject:.*Auto Response
  /dev/null
  :0:
  * ^Subject:.*Auto-Resposta Zipmail
  /dev/null
  :0:
  * ^Subject:.*Resposta Autom
  /dev/null
  :0:
  * ^Subject:.*auto reply
  /dev/null
  :0:
  /dev/null
  :0:
  /dev/null
  :0:
  * ^Subject:.*email automatico
  /dev/null
  :0:
  * ^Subject:.*email automático
  /dev/null
  :0:
  * ^Subject:.*recebimento de mensagem . ok
  /dev/null
  :0:
  * ^Subject:.*mensagem automatica
  /dev/null
  :0:
  /dev/null
  :0:
  * ^Subject:.*auto resposta
  /dev/null
  :0:
  /dev/null
  :0:
  * ^Subject:.*cc:mail link to smtp
  /dev/null
  :0:
  * ^Subject:.*out of office
  /dev/null
  :0:
  * ^Subject:.*ferias
  IN.lixo
  :0:
  * ^Subject:.*férias
  IN.lixo
  :0:
  * ^Subject:.*via the vacation program
  /dev/null
  :0:
  * ^Subject:.*mensagem de resposta automática
  /dev/null
  :0:
  /dev/null
  :0:
  /dev/null
  :0:
  * ^Subject:.*em breve mandarei uma resposta
  /dev/null
  :0:
  * ^Subject:.*muito obrigado por sua mensagem
  /dev/null
  :0:
  * ^Subject:.*resposta automática
  /dev/null
  :0:
  * ^Subject:.*resposta de férias do
  /dev/null
  :0:
  * ^Subject:.*i am on vacation
  /dev/null
  :0B:
  * .*\<estou de férias\>
  IN.lixo
  :0B:
  * .*\<auto resposta\>
  IN.lixo
  :0B:
  * .*\<resposta automática\>
  IN.lixo
  :0B:
  * .*\<fora do escritório\>
  IN.lixo
  :0B:
  * .*\<out of the office\>
  IN.lixo
  :0B:
  * .*\<estarei ausente de\>
  IN.lixo
  :0B:
  * .*\<responderei o mais breve possível\>
  IN.lixo

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000