De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


A Família Miner de Agentes

Colaboração: Roberto Costa

Data de Publicação: 22 de Setembro de 1998

O desenvolvimento da Família Miner de Agentes para a Web teve seu início em Março de 1996, dentro do LATIN - Laboratório para Tratamento da Informação do Departamento de Ciência da Computação - DCC/UFMG, com o objetivo de pesquisar a recuperação de textos na Internet.

Estudando e realizando experimentos, em junho de 1996 um primeiro protótipo de um robô para a World-Wide Web foi testado. Duas preocupações básicas foram premissas para todo o trabalho: agir de acordo com a ética e padrões estabelecidos e localizar, da melhor forma possível, a informação procurada por um usuário. Uma terceira preocupação constante, foi desenvolver "interfaces" simples e objetivas que permitam o controle total do usuário sobre as ferramentas.

Em janeiro de 1997 uma primeira versão do MetaMiner foi testada. Em março do mesmo ano veio o BookMiner e logo em seguida o NewsMiner. O conceito final da Família Miner de Agentes para a Web foi alcançado em julho de 1997, quando o assunto virou tema da dissertação de mestrado de Victor Ribeiro, orientado pelo professor Nívio Ziviani, dentro do curso de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFMG.

Entre agosto de 1997 e janeiro de 1998, uma nova versão da Família Miner foi concebida visando unificar os diversos conceitos dos membros já existentes e também possibilitar a expansão da Família para novos assuntos.

Em fevereiro de 1998, a nova versão da Família Miner ficou pronta e colocada em produção pela primeira vez - agora contando também com o SoftMiner e o CDMiner. Até então, a média de acesso era de 20 consultas diárias, a maioria das quais realizadas para testar as ferramentas.

A primeira divulgação oficial ao público ocorreu no dia 06 de fevereiro de 1998, através de quatorze (14) e-mails enviados para diversos webmasters de sítios populares da Internet brasileira. Apenas uma semana após a média de acesso atingiu 400 consultas/dia. Posteriormente, foram enviados mais vinte (20) e-mails para algumas listas e outros webmasters. Esses "e-mails" foram as únicas divulgações oficiais enviadas ao público até Julho de 1998, quando a Família Miner alcançou uma audiência de mais de 15.000 consultas/dia.

Esse sucesso de público da Família Miner, as perspectivas para o mercado eletrônico, as diferentes possibilidades de uso da tecnologia Miner e as projeções de crescimento e utilização da Internet como mídia foram os fatores principais que levaram à fundação da Miner Technology Group, empresa responsável pela Família Miner atualmente.

Entre os 34 e-mails enviados em fevereiro, um chegou as mãos do Webmaster do Universo Online (UOL) Rodrigo Santaliestra e, através dele, ao Gerente de Tecnologia de Produtos do UOL, Sérgio Esteves, que nos contactou.

Em Julho de 1998, a Miner Technology Group e o Universo Online fecharam um acordo de parceria visando oferecer a toda a comunidade da Internet os serviços da Família Miner.

Agosto de 1998, marca a mudança da Família Miner do domínio do Departamento de Ciência da Computação da UFMG para o novo domínio da Miner Technology Group (http://www.miner.com.br).


Roberto Costa Assessoria de Imprensa da Unicamp <rcosta (a) obelix unicamp br> http://www.unicamp.br/imprensa (019) 289-3134, 289-3148 Fax (019) 289-3848

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Roberto Costa