você está aqui: Home  → Colunistas  →  Construindo o Futuro

 

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Nossa vida é feita quando estamos em movimento

Por Ivan Postigo

Data de Publicação: 08 de Dezembro de 2014

Em uma das maiores redes de televisão do mundo, uma jornalista contava que no início da carreira invadiu a sala de um diretor dessa emissora e disse: - Estou aqui porque quero trabalhar com você!

Ao ouvir isso a plateia se assustou. Pensaram, certamente, que fora expulsa.

Que nada! Foi contratada na hora, e faz muito sucesso até hoje.

Um senhor queria trabalhar em uma grande empresa, mas devido à idade não adiantava a insistência, por mais que tentasse não conseguia uma vaga. Todos os dias ele varria a calçada da empresa, e falava de seu sonho. Foi contratado e fez a carreira que almejava.

A primeira mulher a se tornar bilionária como escritora jamais abandonou seus sonhos. Quantas horas ela não passou em um café escrevendo, escrevendo, sem que encontrasse alguém que a ajudasse! E quantos não lhe disseram para arrumar um emprego, que aquilo não lhe daria futuro!

Um dia, timidamente, apareceu um editor que fez uma pequena aposta, abrindo uma porta para o mundo. E que porta para ambos!

Nos momentos mais difíceis, os feitos não parecem grandes, mas como negá-los depois da concretização?

Toda caminhada, por mais longa que seja, começa com o primeiro passo.

O primeiro passo é inesquecível, pergunte a um pai ou uma mãe o que pensam disso. Depois, tolos, nos esquecemos dessa premissa.

Os passos do homem também tem o efeito borboleta!

Essa teoria afirma que "o simples bater das asas de uma borboleta pode afetar o curso natural das coisas e provocar um tufão no outro lado do mundo!".

Ah, que nos digam os efeitos provocados pelo caminhar de Steve Jobs e Bill Gates, desde muito cedo.

O movimento que leva o homem ao topo do Everest e ao fundo dos oceanos, é cercado de outros milhares de passos.

Quando olhamos cada produto que nos cerca e nos interessamos por saber como é feito, nos maravilhamos com a luz da inteligência e nos assombramos com o poder de transformação de cada caminhar.

Heron de Alexandria, que viveu entre 10 D.C. e 70 D.C, ficou conhecido por inventar um mecanismo para provar a pressão do ar sobre os corpos. A história o registra como o primeiro motor a vapor documentado, a eolípila.

Olhar o vapor saindo de uma chaleira muitos fizeram nesta vida, mas transformá-lo num recurso que daria grande impulso à história da humanidade, era um para poucos. Assim, em 1698,Thomas Newcomen inventou uma máquina para bombear água, a vapor, usada com frequência para drenar as minas.

E, James Watts permitiu que muitos acompanhassem esse caminhar ao melhorar o motor a vapor, que foi o grande alicerce da Revolução Industrial.

Passos que mudaram o mundo. Este nunca mais seria o mesmo!

Muito aprendemos ao ler biografias, pois lá está o registro dos motivos que fizeram caminhar Freud, Einstein, Darwin, Galileu, Colombo, e tantos outros que, instigados pelas dúvidas e perguntas que enchiam suas mentes, partiram para uma caminhada de descobertas.

Um tijolo sozinho não sobe paredes.

Se queres uma catedral, caminhar é fundamental!

Ao dobrar os sinos, levanta e anda.

A vida te espera.

E, com ação, há sempre muito o que esperar da vida.

Sobre o autor

Ivan PostigoIvan Postigo é economista, contador, pós-graduado em controladoria pela USP. Vivência em empresas nacionais, multinacionais americanas e européia de lingotamento de aço, equipamentos siderúrgicos, retroescavadeiras e tratores agrícolas, lentes e armações de óculos, equipamentos de medição de calor, pilhas alcalinas, vestuários, material esportivo, refrigerantes, ferramentas diamantadas , cerâmicas, bebidas quentes, plásticos reciclados, hotelaria e injeção de plásticos. Executivo nas áreas fabril, administrativa/financeira, marketing e vendas. Escreve artigos com foco nos aspectos econômicos e de gestão das empresas para jornais e revistas. Desenvolve consultoria e palestras nas áreas mercadológica, contábil/financeira e fabril. Autor do livro: Por que não? Técnicas para Estruturação de Carreira na área de Vendas.

Veja a relação completa dos artigos desta coluna