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O caminho da pequena empresa para se tornar um grande empreendimento

Por Ivan Postigo

Data de Publicação: 12 de Março de 2012

Você que é um pequeno empresário vive se perguntando o que fazer para transformar seu pequeno negócio em um grande empreendimento, não é verdade?

Encontra com frequência histórias empresariais e biografias de pessoas que conquistaram sucesso e fama com seus negócios e os lê com atenção para ver se descobre a fórmula secreta.

Refletindo um pouco, não lhe parece que todas as oportunidades já foram aproveitadas e que no passado era mais fácil ter sucesso?

Olhando em volta não tem a impressão que em cada esquina há um concorrente?

Esse sentimento não se desfaz sempre que surge uma nova empresa, com idéias arrojadas e diferentes e quebra o paradigma?

O que fez e faz com que pessoas, empresas e nações tenham sucesso são mobilidade, capacidade de ser mais produtivo que a media dos concorrentes, a capacidade inventiva, educação e, principalmente, a disposição de fazer alianças e adicionar competência.

Para crescer você precisa estar próximo ou trazer para perto de você pessoas com conhecimento e competência.

Foi assim que o Japão foi capaz de sair de uma economia feudal para se tornar uma potência, apesar de enfrentar escassez de tudo, menos da disposição de formar alianças.

Quando se defrontar com um profissional competente, não provoque uma competição com a finalidade de superá-lo, torne-o aliado.

Temos um grande discurso nas nossas empresas sobre a contratação de pessoas competentes, contudo quando as integramos à equipe e estas começam a provocar mudanças, rapidamente combatemos suas idéias.

Vejo empresários tentando competir com seus contratados, ao invés de tê-los como aliados.

Há pouco tempo, lia sobre uma empresa que tinha em seu quadro, como colaboradores, duas pessoas que haviam recebido o premio Nobel.

Dá para imaginar o que duas mentes privilegiadas como essas tem a oferecer e que mudanças podem provocar?

Todos os dias, sem exceção, pessoas com mentes privilegiadas estão fazendo contato contigo oferecendo idéias e oportunidades, aprenda a ouvi-las, seu objetivo não é superá-las, mas fazer com que seu negócio dê certo cresça, se torne mais rentável.

Tenha certeza que cada vez que você, como empresário, negligenciar ou derrotar

politicamente uma dessas mentes o estará transformando num potencial concorrente.

A energia investida nessa disputa poderia e deveria ser usada para o desenvolvimento de novas idéias.

Quando não estiver conseguindo enxergar alternativas para o crescimento de seus negócios vá ao campo, as respostas estarão lá. Converse com pessoas experientes, vai se surpreender com a infinidade de alternativas que surgirão desses contatos.

No futebol, esporte que usamos para tantas comparações, como nos negócios, muitas coisas se resolvem mais com jeito do que com força. Experiência não se despreza se adiciona.

Para estabelecer alianças é preciso disposição para se mobilizar, absorver idéia, debater, testar. Isso demanda tempo, portanto delegue tudo o que for operacional e vá em busca do futuro.

Estive em reunião com uma empresa de porte médio, com um desempenho econômico e financeiro muito bons, cujo fator de impedimento do crescimento é a perda de um volume substancial de vendas.

Seus produtos têm valor considerável, precisam e podem ser financiados, contudo alguns aspectos burocráticos têm que ser vencidos. São apenas detalhes um tanto trabalhosos, mas plenamente viáveis de serem superados.

Não o foram até agora por falta de conhecimento de seus gestores e de seus comandados.

A empresa vem crescendo, mas a formação e educação não estão acompanhando as necessidades.

Uma empresa saudável que está financiando seu crescimento a taxas de juros inadequadas, por pura falta de conhecimento das possibilidades de mercado. Perdem comercialmente e financeiramente.

No mercado há uma série bastante grande de empreendimentos médios com essas características, chegam a ter sucesso razoável, mas depois esbarram nas suas próprias limitações.

Limitações não de encontrar soluções e pessoas que as encaminhem, mas limitação na disposição de adicionar competência, estabelecer alianças para crescer de forma rentável e segura.

Limitações para aceitar e absorver os choques que uma mudança de mentalidade provoca.

Sobre o autor

Ivan PostigoIvan Postigo é economista, contador, pós-graduado em controladoria pela USP. Vivência em empresas nacionais, multinacionais americanas e européia de lingotamento de aço, equipamentos siderúrgicos, retroescavadeiras e tratores agrícolas, lentes e armações de óculos, equipamentos de medição de calor, pilhas alcalinas, vestuários, material esportivo, refrigerantes, ferramentas diamantadas , cerâmicas, bebidas quentes, plásticos reciclados, hotelaria e injeção de plásticos. Executivo nas áreas fabril, administrativa/financeira, marketing e vendas. Escreve artigos com foco nos aspectos econômicos e de gestão das empresas para jornais e revistas. Desenvolve consultoria e palestras nas áreas mercadológica, contábil/financeira e fabril. Autor do livro: Por que não? Técnicas para Estruturação de Carreira na área de Vendas.

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