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Produtos e o contágio das emoções

Por Ivan Postigo

Data de Publicação: 26 de Janeiro de 2011

O velho e desgastado jeans, o roto tênis, a camiseta branca com um pequeno furo, o saudoso Chevette com volante Fórmula Um, rodas talas largas e tocafitas Rodstar já não existem mais fisicamente, mas deixaram marcas profundas e maravilhosas lembranças.

Cada um deles um produto, uma referência que caminhos fizeram e marcas deixaram.

Os lugares em que foram, me acompanharam ou me levaram, não são mais os mesmos, e não serão sem eles.?

Aquelas fitas, tocadas em outros aparelhos, não trazem cheiro do mar, o som do bater das ondas, o vento frio das montanhas, o estridente riso dos amigos, o abraço caloroso da turma.

Acabaram as emoções? Não!

O presente novamente se fará passado e se tornará lembrança com o novo carro, a mochila vermelha, o par de tênis esfolado pelas viagens, montanhas e ruas mineiras, marcado pelo sol e areias de Paraty, encharcado pelas águas de Cananéia e Brotas.

As maravilhas da tecnologia nos permitem registrar esses momentos de viva forma em forma viva para que sempre possamos resgatar um pedacinho de nossa história.

Canoa Quebrada, Jericoacoara, Maragogi, Ponta Negra, Bonito, Blumenau, Canela e tantas outras cidades e lembranças estão logo ali naquelas vitrines.

Os amigos diriam:- Você está maluco, onde está vendo isso, não há nenhuma agência de turismo?

Estão nas roupas, máquinas fotografias, barracas de camping, sacos de dormir, bicicletas, motos, varas de pescar e suas tralhas, em cada objeto capaz de parar o tempo e reter o passado.

Uma letra, um quadrado, um círculo, um triângulo, um retângulo, uma cor, um desenho, uma frase, um som, que marca a marca que se guarda na lembrança.

Bons tempos se foram, bons tempos virão, e, marcas, marcas deixarão.

Hoje uso Excel para fazer planilhas, mas jamais esquecerei o Visicalc e o Calcstar. Seus recursos eram limitados, mas foram eles que me abriram as portas e me incentivaram a aprender um pouco sobre o mundo da informática.

Durante alguns anos dirigi uma empresa onde pudemos reunir um grupo de pessoas determinadas e idéias fantásticas. Foram tempos difíceis não só devido à alta inflação, mas aos congelamentos de preços e logo depois a invasão absurda de produtos chineses de baixo preço e péssima qualidade. Essa segunda condição é que nos permitiu resgatar parte do mercado. Eles também mudaram e aprimoraram o trabalho.

Esse tempo marcou um grande amigo que quando me encontra diz:- Eu os visitava sempre que podia, era extremamente agradável vê-los trabalhando e sentir a energia do lugar, por isso me tornei fã dos produtos. Jamais vou esquecer o sorriso da Carla que sempre nos recebia na recepção. O ícone da empresa deveria ser sua expressão de felicidade ao encontrar as pessoas.

Cada produto tem uma história, cada marca uma aventura, são esses aspectos que as pessoas valorizam e celebram.

São esses detalhes que precisam ser colhidos, consolidados e propagados, para que seus produtos encontrem aconchego e se tornem referências nas mãos e mentes de seus consumidores.

O que tornará sua marca inesquecível e memorável são as experiências e o contágio das emoções.

Sobre o autor

Ivan PostigoIvan Postigo é economista, contador, pós-graduado em controladoria pela USP. Vivência em empresas nacionais, multinacionais americanas e européia de lingotamento de aço, equipamentos siderúrgicos, retroescavadeiras e tratores agrícolas, lentes e armações de óculos, equipamentos de medição de calor, pilhas alcalinas, vestuários, material esportivo, refrigerantes, ferramentas diamantadas , cerâmicas, bebidas quentes, plásticos reciclados, hotelaria e injeção de plásticos. Executivo nas áreas fabril, administrativa/financeira, marketing e vendas. Escreve artigos com foco nos aspectos econômicos e de gestão das empresas para jornais e revistas. Desenvolve consultoria e palestras nas áreas mercadológica, contábil/financeira e fabril. Autor do livro: Por que não? Técnicas para Estruturação de Carreira na área de Vendas.

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