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As bolhas dos algoritmos

Por Carlos Nepomuceno

Data de Publicação: 10 de Agosto de 2011

Estamos numa bolha? Eli Parisier

Eli Pariser colocou o dedo na ferida.

O vídeo dele no TED circulou e fez sucesso.

Além de uma matéria de 4 páginas na última Info, 305.

O que ele está denunciando, ou inaugurando, é um novo debate político:

Precisamos abrir a discussão democrática dos algoritmos.

Antes da Internet, os jornais tinha um código de ética, ou tentavam ter.

Filtravam humanamente o mundo para nós.

Um editor decidia o que íamos ler, ver e ouvir no jornal, no rádio e na tevê.

Vivíamos numa bolha da mídia de massa.

E era ele que nos enredava de realidade.

Agora, a Internet veio com uma promessa muito badalada, mas impossível: sermos livres!

Não vai haver essa liberdade ampla, geral e irrestrita, por um motivo simples: precisamos de filtros para nos orientar na vida, temos limitações enquanto espécie animal social.

Nossa vida - cada vez mais corrida ? precisa de alguém (seja gente ou seja máquina) que nos facilite a filtragem da informação.

Ou seja, ser gente é ser filtrado. Ponto final!

O que temos que discutir agora é como será feito isso?

E qual é o grau de interferência que as pessoas terão para controlar esses filtros mecânicos, via algoritmo.

O Facebook, o Google, o Google+ todos estão, de alguma forma, selecionando aquilo que devemos (ou podemos ver).

Acredito que a Web 3.0 será a nossa capacidade de termos um assistente digital, que vai discutir conosco essa personalização, que é feita hoje em massa, dialogar com os algoritmos dos sites que acessamos e nos filtrar de forma mais interativa.

Nós teremos mais opções de escolha.

Vamos definir em que grau queremos mesmice e em que grau queremos novidades.

A preocupação é válida e é em torno dos algoritmos que o debate político se dará no futuro, já que tudo ? cada vez mais ? será plataforma digital, que regularão nossas vidas.

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Sobre o autor

Carlos Nepomuceno é Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense é consultor e jornalista especializado em Tecnologia (Informática e Internet), com larga experiência em projetos nestas áreas. Foi um dos primeiros webmasters do Brasil. Atualmente, presta consultoria permanente para as seguintes instituições: Petrobras, IBAM e Sebrae-RJ. É professor do MBA de Gestão de Conhecimento do CRIE/Coppe/UFRJ, com a cadeira "Inteligência Coletiva" e coordenador do ICO - Instituto de Inteligência Coletiva.

É autor, com Marcos Cavalcanti, do livro O Conhecimento em Rede Publicado pela Campus/Elsevier, é o primeiro livro no Brasil a discutir a WEB 2.0, a levantar paradigmas quanto à inteligência coletiva e a mostrar, na prática, como implantar projetos desta natureza. O livro trata desta nova revolução cultural, social e tecnológica a que todos estamos expostos.

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