você está aqui: Home → Colunistas → BrOffice.ORG
ODF Continua Conquistando Suporte em Todo o Continente Sul Americano
Por ODF Alliance
Data de Publicação: 13 de Maio de 2009
Venezuela e Uruguai se juntam ao Brasil na Adoção ao ODF
Washington, DC, 5 de fevereiro de 2009. O número de governos adotando o OpenDocument Format (ODF) continua a crescer, com o anúncio da Venezuela de que exigirá o formato de arquivo ODF em todas as instituições públicas. Essa iniciativa vem logo após a decisão do Brasil de dezembro de 2008 de elevar o status do ODF para "adotado" sob seu framework interoperabilidade, o que significa que o uso de ODF agora é mandatório no Brasil, e após a decisão do governo do Uruguai no início de 2008 de adotar o ODF.
"O ODF está conquistando gradualmente amplo suporte no continente Sul Americano, com a Venezuela se unindo ao Uruguai, Brasil e diversos outros governos regionais, incluindo Paraná (Brasil) e Misiones (Argentina), como governos que adotaram o ODF", disse Jomar Silva, diretor executivo da ODF Alliance na América Latina. "Saudamos esses governos por reconhecer que os padrões abertos como o ODF podem transformar o governo eletrônico".
O ODF se tornou oficialmente o formato de arquivo exigido pelas instituições públicas da Venezuela, de acordo com a Gazeta Oficial da República Bolivariana da Venezuela, nº 39.109 de 29 de janeiro de 20091. Para arquivos não editáveis, é requirido o formato PDF. No dia 16 de dezembro de 2008, o Comitê Executivo para Governo Eletrônico do Ministério de Planejamento do Brasil lançou a versão 4.0 do e-PING, o framework de Interoperabilidade do Brasil. Nessa nova versão, o status do ODF subiu de "R" (Recomendado) para "A" (Adotado), o que significa que o uso de ODF agora é mandatório no Brasil¹. Os formatos de arquivos .xls, .doc e .ppt são listados oficialmente como "em transição", o que significa que eles não são compatíveis com as políticas técnicas do Brasil. Em junho de 2008 a AGESIC (Agência para o Desenvolvimento do Governo de Gestão Eletrônica e da Sociedade da Informação e do Conhecimento) do Uruguai, que é responsável pela proposta de padrões de TI para o governo federal, recomendou oficialmente o uso de ODF para os documentos editáveis e PDF para documentos na forma final, publicada³.
"Com uma variedade de potentes produtos de software para edição de texto, planilhas e apresentações suportando o ODF, muitos deles disponíveis gratuitamente, não é nenhuma surpresa que mais governos estejam adotando ODF como seu formato de troca de informações", disse Marino Marcich, diretor geral da ODF Alliance. "Os governos podem ter certeza de que terão acesso a documentos e registros importantes daqui a 5, 10 ou mesmo 20 anos, sem se preocupar com a possibilidade de um fornecedor do software descontinuar o suporte para o formato. Tão importante quanto isso é o fato de que governos podem evitar impor aos cidadãos o pagamento de "taxa de software", a aquisição de um software específico para acessar informações públicas". Dezesseis governos nacionais e oito provinciais do mundo inteiro já adotaram oficialmente o ODF para intercâmbio de documentos. Para obter uma lista abrangente e a descrição das iniciativas de políticas de governo pró-ODF, consulte: http://www.odfalliance.org/resources/Adoptions-ODF-Dec2008.pdf.
Sobre a ODF Alliance
A OpenDocument Format Alliance é uma organização composta por governos, instituições acadêmicas, organizações não-governamentais e membros da indústria dedicados a informar aos responsáveis por criação de políticas, administradores de TI e ao público os benefícios e oportunidades geradas pelo ODF.
Referências
- http://www.tsj.gov.ve/gaceta/enero/290109/290109-39109-28.html
- https://www.governoeletronico.gov.br/acoes-e-projetos/e-ping-padroes-de-interoperabilidade/versoes-do-documento-da-e-ping
- http://www.agesic.gub.uy/Sitio/descargas/Estandares_de_Ofimatica_v08.pdf
Contato
- Beth Dozier, Rational PR, +1.202.429.1833, bethdozier@rationalpr.com
- Jomar Silva, ODF Alliance Latin America, jomar.silva@br.odfalliance.org
- Marino Marcich, ODF Alliance, +1.202.789.4450, mmarcich@odfalliance.org
Para se manter atualizado sobre as novidades desta coluna, consulte sempre o newsfeed RSS
Para saber mais sobre RSS, leia o artigo O Padrão RSS - A luz no fim do túnel.
Opinião dos Leitores
06 Set 2009, 16:09
O fato dessas entidades utilizarem PDF, é que o documento é não editável diretamente - para preservar seu conteúdo original. Caso fosse um ODT, a versão poderia ser modificada, o que geraria transtornos jurídicos, por exemplo.
O formato PDF permite reedição porém perde a originalidade, enquanto que o formato ODT permite a reedição sem perder a originalidade.
Assim, para evitar tais transtornos, grava-se em PDF.
O formato PDF em sistemas abertos, independe da existência ou instalação de leitores tipo AdobeReader.
No Windows, o AdobeReader - "o leitor mais comum" - torna-se
quase obrigatório.
PDF - Portable Document Format - significa que pode ser lido em Windows, Linux e em outros "n" sistemas operacionais, assim como futuramente o padrão ODF.
Atenciosamente,
Thalet.
13 Mai 2009, 11:55
Sugiro que os links seja para documentos ODF. Vejam o link para a ODF Alliance aponta para um documento em PDF. O link para a AGESIC também aponta para um PDF. Isto pode induzir a críticas do tipo "se o ODF é tão bom porque a ODF Alliance usa PDF e não ODF?"
Vejam não estou dizendo que a critica seria pertinente nem oportuna, mas certamente é uma bracha que pode ser explorada.
Fica o registro.
Atenciosamente,
Antonio Peixoto
Artigos Publicados
- PyODConverter - Conversão em batch de formato de documentos
27/01/2010 - Auto preenchimento de dados no Calc
09/12/2009 - Barra de Ferramentas BrOffice.Org
04/11/2009 - Como apagar linhas repetidas em uma planilha do Calc
28/10/2009 - Padrões abertos e documentação
30/07/2009 - ODF Continua Conquistando Suporte em Todo o Continente Sul Americano
13/05/2009 - Microsoft agora tenta fragmentar o ODF
08/05/2009 - Assinatura digital e BrOffice.org - Breve descrição e sua forma de utilização
11/01/2009 - Broffice sai na frente com sua versão do corretor ortográfico
06/01/2009 - Disponível para download a versão 3.0 da suite Broffice
13/10/2008 - Abrindo arquivos docx no OpenOffice for Linux
15/05/2008 - Adicionando funcionalidades extras ao BrOffice
14/05/2008 - Inserção de Campos em documentos
08/04/2008 - Inserção de comentários no texto
14/03/2008 - Visualização de Planilhas
28/01/2008 - Publicação Oficial da Lei n. 15.742 - ODF OpenDocument Format - ISO 26.300
27/01/2008 - Conversão de Texto para Tabela
24/01/2008 - Inserção de marcas d'água
22/01/2008 - Funções Matemáticas no SWriter
21/01/2008 - Trabalhando com Folhas de Estilo
29/11/2007 - Diga NÃO ao novo formato MS-Office como padrão ISO
11/11/2007 - Cálculo de subtotais
01/07/2007 - Como atribuir estilos a teclas de atalho
23/05/2007 - OpenOffice.org Portátil em Português e com Verificador Ortográfico
12/03/2007 - Extração de imagens de documentos BrOffice
09/02/2007 - Edidoc - Gerador Automático de Documentos para o BrOffice.org
30/01/2007 - Conversão de formatos com BrOffice.ORG
26/01/2007 - Opções BrOffice em linha de comando
19/01/2007









