você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Cinco anos

Por Cesar Brod

Data de Publicação: 01 de Julho de 2011

Há algumas semanas fiz uma compilação de meus artigos sobre Scrum e Métodos Ágeis e dei-me conta que meu primeiro artigo para o Dicas-L foi publicado há cinco anos, em 1º de julho de 2006. O Rubens Queiroz sempre me entusiasma com o acompanhamento das estatísticas de acesso à minha coluna, com mais de 600 visitantes diários. Eu, como bom virginiano, começo a analisar, estatisticamente, qual a diferença efetiva que fiz no mundo neste período.

Eu acho que a gente está neste mundo por um propósito. O que é inorgânico tende à entropia. O que é orgânico à organização e nós, como seres inteligentes, devemos ao mundo em que vivemos mais do que a organização. O lema de nosso país, de nossa bandeira, é bastante motivador quanto a isso. Ordem e Progresso. Não basta a organização, temos que ir adiante, progredir mesmo.

Em 1993 conheci o Linux, em 1999 terminei de formatar na minha mente, depois de uma palestra do Richard Stallman, com infinitos paralelos com a minha carreira, o que eu realmente acreditava com relação à livre e ampla disseminação de todo o tipo de conhecimento. Em 2003, com o apoio da Univates e, em especial, do economista Eloni Salvi, pude modelar o que virou a Solis, a primeira cooperativa de desenvolvimento e integração de software livre do mundo.

Entre 2006 e 2009 a nossa empresa, a BrodTec, teve a maior liberdade criativa na gestão de projetos em código livre e aberto, em parceria com grandes universidades públicas brasileiras, sob contrato da Microsoft. Isto começou um mês depois que comecei a escrever para o Dicas-L. Este foi um período bastante interessante para mim pois descobri que a exposição que passei a ter com esta coluna proporcionou a uma boa parte dos leitores apenas um recorte temporal da minha vida e minhas ações. Mas os que já me conheciam de priscas eras, e aqueles que passaram a me conhecer melhor através e além dos artigos, sabem do compromisso e firmeza com meus princípios.

Foi muito importante, para mim, rever este histórico de 229 artigos e fazer a análise crítica de minha vida e minhas ações neste período. Constatei que, em essência, não mudei nada. Por aquelas razões que a gente não entende, mas que têm alguma causa, bons e velhos amigos e amigas vieram a meu resgate em momentos de inevitável tristeza, aqueles que todos nós temos e que precisamos viver para superá-los.

Interessantemente, descobri que a vontade intrínseca da constante e eterna superação faz parte daqueles que realmente acreditam que a liberdade do conhecimento é o motor de uma nova forma de vida, de geração e distribuição de riqueza. Esta vontade é inesgotável, mesmo perante às piores adversidades: promessas que não são cumpridas; incentivos que não viram realidade; apoios vampirescos.

No dia 2 de julho próximo estarei na décima segunda edição do Fórum Internacional de Software Livre, falando sobre modelos de negócios. Nestas ocasiões a gente sempre mostra o que deu certo e incentiva os participantes. Mas eu sempre acho que fica faltando mostrar o lado B da coisa toda. Para que algo dê certo a gente tem que colocar o trabalho e, em especial, nossos princípios, muito acima de infinitas baixarias. No fim, dá tudo certo! Tem dado! Faz bem mais de cinco anos que não me arrependo de absolutamente nada!

Abração pro Paulo Márcio, Almir Gava, Márcio Moreno Barbosa, Ana Lúcia Vianna, Teófilo e Maria Baiocco, Felipe Spellmeier, Joice Käfer e Rubens Queiroz de Almeida.

Sobre o autor

Cesar Brod é empresário e consultor nos temas de inovação tecnológica, tecnologias livres, dados abertos e empreendedorismo. Sua empresa, a BrodTec, faz também trabalhos tradução e produção de conteúdo em inglês e português. Além de sua coluna, Cesar também contribui com dicas para o Dicas-L e mantém um blog com aleatoriedades e ousadias literárias. Você pode entrar em contato com ele através do formulário na página da BrodTec, onde você pode saber mais sobre os projetos da empresa.

Mais sobre o Cesar Brod: [ Linkedin ] | [ Twitter ] | [ Tumblr ].


Para se manter atualizado sobre as novidades desta coluna, consulte sempre o newsfeed RSS

Para saber mais sobre RSS, leia o artigo O Padrão RSS - A luz no fim do túnel.

Recomende este artigo nas redes sociais

 

 

Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod