Acesso direto ao conteúdo

Busca

Visite também: Segurança Linux ·  UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  NoticiasLinux ·  BR-Linux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais]   
 

você está aqui: Home  → Colunistas  →  Coluna do Cesar Brod

 

O primeiro estupro a gente nunca esquece

Por Cesar Brod

Data de Publicação: 04 de Abril de 2010

Há algumas semanas o Dicas-L publicou meu artigo Que fim levaram as normalistas? onde comentei sobre as shag bands, as pulseirinhas do sexo. Pouco tempo depois o Rubens Queiroz apontou-me o artigo do G1 contando a história de uma menina de 13 anos, de Londrina, que foi estuprada por pelo menos três rapazes.

Difícil saber o porque da menina estar usando as pulseirinhas. Pode ter sido pela simples modinha de acompanhar as colegas, fazer parte de um grupo. É na adolescência que a gente faz o que pode, mesmo, para se encaixar em um grupo. Pode ser porque julgou-se madura o suficiente para embarcar em uma iniciação ou jogo sexual onde a cor da pulseirinha apontaria o caminho fácil de um próximo passo, sem ter que pensar muito ou perder muito tempo com romantismos de contos de fadas. Pode até ser que, cansada do assédio dos meninos (que só pensam mesmo "naquilo"), resolveu tomar para si as rédeas de suas opções e expor em seu pulso o cardápio do que estaria a fim de fazer com aquele que corajosamente arrebentasse a pulseirinha apropriada.

Para os meninos esta questão de querer fazer aquilo é fácil. Há toda uma sociedade que espera mesmo que eles sempre queiram ficar, azarar, transar com as meninas. Eles prescindem de pulseirinhas. Os meninos que querem e conseguem sexo são pegadores. As meninas que fazem a mesma coisa são vagabundas. Ruth de Aquino esclarece esta situação maravilhosamente.

Eu acho que, em termos de amadurecimento, as coisas não devem ter mudado muito da época em que eu era adolescente até os dias de hoje. As meninas, muito certamente, ainda amadurecem mais rápido. Esta menina de 13 anos de Londrina tinha muito mais cabeça do que o imbecil de 18 anos que liderava o bando de bobões e babões que arrancaram sua pulseirinha. Ela teve a coragem e a maturidade para ir com sua mãe até uma delegacia e denunciar seus estupradores. O imbecil maior de idade vai para a cadeia. Os que o acompanharam no estupro, por serem menores de idade, devem ter os benefícios do estatuto da criança e do adolescente.

Se o caso fosse um pouco diferente, se a menina tivesse 18 anos ou mais, aqueles (e até aquelas) que apenas guardam o que estão pensando não teriam receio em verbalizar: "a vagabunda estava pedindo!". Outros vão mais adiante e acham que todas as meninas ou mulheres que usam decotes ou minissaias estão pedindo também. É um passo antes de achar que todas as mulheres que não usam burka estão pedindo.

Estão pedindo sim! Respeito por sua condição de criança, menina e mulher. Respeito por seu poder de escolher e manifestar suas escolhas. Respeito pelo corpo que lhes pertence, rica e belamente exposto ou não.

Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod

Formato PDF
Newsfeed RSS
Formato para impressão
PDF RSS Imprimir
  • Currently 3.80/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Avaliação: 3.8 /5 (40 votos)

Opinião dos Leitores

Ronald
29 Mai 2010, 11:33
Fico feliz que numa lista TI possamos abordar um assunto tão complexo como esse. Quando digo complexo não quero o relacionar com nossos scripts e loops malucos de programação, e sim com a delicadeza do tema. Numa sociedade fragmentada como a nossa não é de se admirar que uma moda tão absurda tenha entrado no codidiano das crianças sem nem mesmo os pais saberem. Qual pai, hoje, perguntaria para um filho ou filha o motivo de tantas pulseiras coloridas no braço? É mais fácil abrir a carteira e dar dinheiro para que o filho as compre.
Certo, um ponto é uma menina usar pulseiras simbolizando sexo e talvez nem saber direito o que significa, mas cabe aqui um absurdo. POR MOTIVO ALGUM (desculpem o Caps Lock) três rapazes podem pegar uma menina a força e fazer sexo com ela. É um absurdo, não tenho outras palavras. Quando a sociedade pretendia colocar na cabeça desses garotos que estuprar uma menina é errado? Aos 18 anos quando eles pudessem ser presos? Ou nunca? Isso tem dois nomes: falta de educação e impunidade.
Faço aqui uma relação com o famoso caso do índio Pataxó, o Gualdino, até quando a desculpa será: Era só uma brincadeira?
Lamentável meus senhores, lamentável.
Andre Souza
26 Mai 2010, 01:13
Bom depois de ter escrito meu comentário, resolvi ler os demais. Em todos eles existe um consenso: de que a coisa esta feia. Se todos nós sabemos de tudo isso, por que essas coisas ainda acontecem? se há tanta informação, se é sabido que o cigarro mata, que o crack não presta, de que beber e dirigir além de resultar em multa "se for pego é claro", pode resultar em sua morte, ou pior, na dos outros que nada tem com a sua bebedeira, se alunos não estudam, se crianças são mal educadas, se os pais deixam para que a escola eduque seus filhos, de uma vez por todas: escola não educa, escola instrui seu filho no mundo do conhecimento e o básico de vida em sociedade, amizade, cidadania e ponto.
se todo mundo sabe o que é certo e errado, por que muitas vezes escolhemos o caminho errado? diversão? achismos? mundo machista? quem disse? até quando?
Andre Souza
26 Mai 2010, 00:58
Diante de tudo que vemos todos os dias na tv, jornais, ou pelo boca a boca, coisas como estupros, assassinatos viraram apenas estatistica. se a mulher vai a delegacia reclamar, e se ela não viu o agressor, ninguém filmou, nenhuma testemunha, nada acontece, essa mulher, essa PESSOA, esse SER HUMANO (se é que ainda somos isso) ainda escuta piada, como se a pessoa que sofreu o ataque fosse o culpado. algo como "vestida desse jeito voçê esperava o que?"... se alguém ainda sonha que esse mundo vá melhorar? esqueçam, quem pode não o faz. enquanto os pais deixarem seus filhos de qualquer modo, a qualquer sorte, enquanto à escola for um lugar de bandidos e malandros que não querem nada da vida, não adiantará em nada. nada mudará, e pior, as coisas só tendem a piorar. Não é discurso pessimista, mas alguém por acaso vê que as coisas não são bem assim?
Hamilton Vera
25 Mai 2010, 18:12
O mundo sempre foi um lugar perverso, não é de hoje que estupram e matam...

Se as pessoas deixam que os filhos sejam edutacados pela TV, o que vocês querem?

Onde que está a pena de morte e a surra que a maioria desses jovens não tomaram quando precisavam? Ahh sim ficaram barradas nos direitos humanos...
rafael
25 Mai 2010, 15:28
Cara,
você, Cesar é ruim, e já dando uma de moralista: é pecador.
hoje em dia, sexo fora do casamento é normal, mas não deixa de ser errado; então vamos comparar com algo que seja mais aceito como errado: pedofilia.
se uma criança se expor indevidamente (não importa as razoes), o pedófilo vai ser culpado da mesma forma.
mude sua forma de pensar e escreva com mais cuidado.
MKPOA
25 Mai 2010, 11:43
Olá!
Acredito que depende muito da índole da pessoa.

Concordo que essa menina de 13 anos usou essas pulseiras apenas para ser aceita em um certo grupo, mas garanto que nem todas do grupo usaram com esse intuito.

Até certa idade, é realmente difícil para uma crianca analisar a situacão e verificar o risco que corre em realizá-la. Porém algumas meninas sabem desse risco e sentem-se "legais" por usar essa pulseira. Sentem-se "legais" por serem chamadas de "gostosas", "biscates" e coisas do gênero. Nesse ponto, a negligência no ensipo por parte dos pais é o principal agravante.

Por fim, acho que a tarefa de repudiar ( e porque não proibir ) o uso dessa pulseira deve partir dos pais e, talvez, da própria forca policial, uma vez que o público adepto, salvo excessões, não tem nem idéia suficiente para saber como usar aquilo para algo além das necessidades fisiológicas.
Cristiano Alberto
25 Mai 2010, 11:23
Vejo a todo o momento garotos sem camisa, com calças baixas até meia bunda e quando estão com vontade de ir ao banheiro abrem o zíper da calça a fazem xixi ali mesmo.

E quando uma garota usa saia ou vestido curto é olhada por todos como se estivesse oferecendo-se a ser violentada.

Nossa educação é machista, temos a cultura de sempre culpar quem foi vitima de violência , principalmente sexual. Nós homens somos criados como se tivéssemos todos os direitos sexuais e quando vemos uma menina ou mulher ser clara quanto seus desejos, não aceitamos por que este direito é só nosso “ de acordo com nossa cultura e educação machista“ .

Em todas as gerações houveram manifestações da sociedade que chocaram os mais velhos, estas manifestações não podem ser culpadas pelos atos criminosos estes que sempre existiram na historia da humanidade, então não podemos culpar o ato de uma pré adolescente de usar pulseiras que indiquem quais seus desejos. As pulseiras são hoje a brincadeira de “Casamento atrás da porta” de quarenta anos atrás.

É claro que existe hoje uma banalização sexual quando ouvimos os funks, a erotização infantil é maior do que no passado, mas isso é outro assunto que diz respeito a orientação dos filhos quanto aos limites do que é curtição e o que é crime.
André
25 Mai 2010, 11:06
Nossa! Pulserinha do sexo é demais, não?
Eu nem sabia que essa estupidez existia...
Pablo
25 Mai 2010, 10:45
“Na minha humilde opiniao, se você anda pelas ruas, faculdade, igreja, ou seja onde for, com uma mini-saia ou vestido sensual, tem somente uma intenção: "chamar a atenção" e ser "desejada" pelos homens.”

Mas Haroldo, o ser humano se destaca da maioria dos demais animais justamente por ser capaz de frear seus impulsos e desejos, não é? Quem cede assim aos desejos, independentemente da moralidade, dos valores etc. não passou pelo processo de civilização, não é verdade?

Homens civilizados normais vêem mulheres lindíssimas e insinuantes todos os dias, vestidas provocativamente ou não, e nem por isso seriam capazes de abordá-las de forma mais ousada do que um olhar ou uma tentativa de conversa.
Haroldo
25 Mai 2010, 07:54
Infelizmente são pais com o seu pensamento que jogam os filhos a mercê dos estupradores e "gavioes" a solta.
Se você quer que sua filha seja respeitada, faça com que ela mostre a todos que quer ser respeitada. Na minha humilde opiniao, se você anda pelas ruas, faculdade, igreja, ou seja onde for, com uma mini-saia ou vestido sensual, tem somente uma intenção: "chamar a atenção" e ser "desejada" pelos homens. Ou seria porque ela tem muito calor?
reginaldo castela
25 Mai 2010, 04:48
Parabéns, tema delicado e importante, o final do artigo parece representar melhor o que César pensa sobre o tema em aparente contradição com o título, que não é muito bom, falar do primeiro estupro é falar de sua recorrência como se estivesse em perspectiva um segundo terceiro etc., creio que ele está de acordo que não deve ter estupro.
Rodrigo Galdino Camargo
25 Mai 2010, 00:26
Concordo com a opinião do Sérgio Pretto. A coisa está terrível, não se tem mais educação nem amor pelo próximo. E pro camarada ai, antes de comentar qualquer coisa, pelo mínimo leia o texto, o Sérgio não falou de rock e sim de funk e esta porcaria toda que "eu" não curto particularmente.
fabian manaus
06 Abr 2010, 11:22
eu giostaria de saber, me baseando no coemtario do Sr. Sergio Pretto, o que a musica que esas "doçes criaturas" escutam tem a ver ?

tenho 33 anos, sou roqueiro de alma, desde meus 13 ou 15 anos, aproximandamente.

e sempre que alguem quer parecer filosofo falando sobre tragedias ou problemas sociais, caem sempre no comentario da musica, da apariencia ou a ideologia...

deus-da-inteligencia-aleia, tenha pena deles !!!

AMEN
Sérgio Pretto
05 Abr 2010, 11:24
Bom dia.
Olha... leio com frequência suas colunas, e praticamente acho todas muito boas.
Mas vou ser obrigado a discordar dessa.

Primeiramente, o que uma menina de 13, 14, 15 ou 18 anos vai fazer numa casa com 3 caras? Conhecidos ou não. No tempo da vovô eram assim? Vai dar o respeito pô.

Ela como é sabido não foi obrigada a ir a lugar algum, foi por livre e expontânea contade.

O senhor já ouviu as músicas que essas "doçes criaturas", menores de idade escutam?

Tá, tá bom, estrupo não é aceitável, concordo plenamente.

O "mundo" dessas "doçes criaturas" é muito diferente do mundo que viviamos a anos atrás.

Músicas lindas e maravilhosas com letras do tipo, come o meu cú, bate na minha cara, rebola rebola, cachorra, etc. coisas que prefiro nem dizer aqui.

Cadê os pais dessas "doçes criaturas" que ATIRAM seus filhos nos colégios e entregam para os professores a sua educação.

Professores que NADA podem fazer, são refens dos alunos e pais SEM VERGONHAS. "LEIS" que protegem verdadeiros delinquentes mirins. Professores que apanham, "é o fim da picada". Numa sociedade sem regras é isso aí, ou alguém acha que é possível contralar as "doces criaturas" com fulaninho não faça isso. Os PAIS SEM VERGONHA no outro dias estão na escola processando a escola e professor por falta de liberdade.
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script