você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

O Mítico Homem-Mês

Por Cesar Brod

Data de Publicação: 28 de Julho de 2009

Foi uma grande honra e um grande desafio traduzir, para a editora Campus Elsevier o livro "The Mythical Man-Month", do Frederick Brooks, Jr. Ele é, há anos, meu livro de cabeceira. O emprestei para muita gente que trabalhou comigo, normalmente exemplificando com um ou outro capítulo ou frase de Fred as situações pelas quais determinados projetos estavam passando. Em muitos dos meus artigos, especialmente sobre metodologias ágeis, citei o trabalho de Brooks, com o qual tive, recentemente, a oportunidade de trocar vários emails sobre algumas questões de entendimento e tradução. O texto dele é elegante, didático, beirando a poesia em algumas passagens. A tradução deveria manter a mesma elegância, o fluxo e o impacto que o autor intencionou ao usar uma ou outra frase ou palavra. Captar tal impacto na leitura original é muito mais difícil do que passá-lo adiante em uma tradução. Há também a preocupação com o jargão local de engenharia de software e computação em geral, no qual as palavras podem ter sido abrasileiradas ou simplesmente usadas no original -- caso em que procurei, sem compromisso do fluxo do texto, usar algum destaque para referenciar também o termo original e, quando julguei absolutamente necessário, adicionar uma nota de rodapé. Espero que a leitura deste livro seja feita com o mesmo prazer com o qual fiz a tradução e que, assim como no meu caso, este livro faça uma bela diferença positiva no trabalho de todos.

A edição brasileira conta com uma belíssima apresentação de Fabio Kon, do Instituto de Matemática e Estatística da USP, além de uma entrevista que Fred concedeu-me e que, para atiçar a vontade dos leitores, publico aqui, na íntegra!

Fred Brooks, entrevista exclusiva à edição brasileira de "O Mítico Homem-Mês"

CESAR BROD: A primeira edição do "The Mythical Man-Month" é de 1975. A indústria de TI foi, provavelmente, a que teve um progresso mais notável desde então e, mesmo assim, seu livro é, ainda hoje, uma referência para práticas de Engenharia de Software, influenciando fortemente o que chamamos de Desenvolvimento Ágil. Quais são os fatores dessa longevidade?

FREDERICK P. BROOKS, JR: O livro é primariamente sobre os aspectos pessoais da engenharia de software, não sobre os aspectos técnicos. As pessoas não mudaram tanto assim desde 1975.

CB: No capítulo Aristocracia, Democracia e o Projeto de Sistemas, você dá bastante importância a manuais, documentação. Você acha que a usabilidade atual dos sistemas superaram a necessidade de manuais? Ou você acredita que algum dia isto acontecerá?

FB: Não acredito. Os manuais não são mais necessariamente impressos, mas podem ser encontrados na web. Eu ainda compraria o "iLife for Dummies", entretanto...

CB: Você foi provavelmente o primeiro a declarar claramente e por escrito a necessidade de atender as necessidades do usuário de acordo com aquilo que o usuário realmente quer. Você acredita que os sistemas e programas atuais são claramente desenvolvidos com o usuário em mente?

FB: Jogos sim! Aplicações de trabalho ainda parecem ser bastante desastrosas. Eu odeio o Microsoft Word, mas não há alternativa a não ser utilizá-lo.

CB: Suas áreas de pesquisa hoje são a Interação Humano-Computador e Gráficos Computacionais Interativos Tridimensionais. Estas áreas mesclam-se uma a outra em seus trabalhos recentes. Você pode nos dizer como esta pesquisa poderá mudar a forma pela qual interagimos com computadores?

FB: Penso que displays baratos e flexíveis irão mudar muita coisa. O Wii já está mudando muitas interações. O iPhone é o precursor de uma revolução tão grande quanto a que foi a do computador pessoal. Seu conjunto rico de sensores e sua estupenda biblioteca de aplicações complementam sua elegante tela sensível ao toque de muitos dedos. É um dispositivo computacional fenomenal!

CB: Esta é a primeira vez que seu livro será publicado em português, mais de trinta anos depois de seu lançamento original. Como será o computador daqui há 30 anos, em 2040?

FB: Minha bola de cristal nunca foi lá essas coisas. Eu não previ os computadores pessoais chegando aos milhões. Quem imaginou isso? Mas eu previ que a arquitetura do System/360 duraria 25 anos e ela ainda está sendo implementada depois de 44 anos. Assim, não vou arriscar nenhuma previsão de 30 anos.

Promoção

Para os leitores do Dicas-L, a Campus Elsevier criou uma promoção especial para a divulgação da primeira edição de "O Mítico Homem-Mês" em português. Basta ligar para o número 0800.026.5340 e solicitar o livro mencionando o cupom de desconto DICAS-L. Com isto, você poderá adquirir o livro com 15% de desconto.

Frederick Brooks no Latinoware

Fred Brooks é um dos palestrantes confirmados na VI Conferência Latino Americana de Software Livre - Latinoware, que ocorre de 22 a 24 de outubro no Parque Tecnológico Itaipu. Confira as novidades do evento também no Twitter

Sobre o autor

Cesar Brod é empresário e consultor nos temas de inovação tecnológica, tecnologias livres, dados abertos e empreendedorismo. Sua empresa, a BrodTec, faz também trabalhos tradução e produção de conteúdo em inglês e português. Além de sua coluna, Cesar também contribui com dicas para o Dicas-L e mantém um blog com aleatoriedades e ousadias literárias. Você pode entrar em contato com ele através do formulário na página da BrodTec, onde você pode saber mais sobre os projetos da empresa.

Mais sobre o Cesar Brod: [ Linkedin ] | [ Twitter ] | [ Tumblr ].


Para se manter atualizado sobre as novidades desta coluna, consulte sempre o newsfeed RSS

Para saber mais sobre RSS, leia o artigo O Padrão RSS - A luz no fim do túnel.

Recomende este artigo nas redes sociais

 

 

Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod