você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

17 hábitos eficazes

Por Cesar Brod

Data de Publicação: 12 de Junho de 2008

Dois livros que recomendo para aqueles que reclamam que nunca têm tempo, não conseguem se organizar e têm a vida transformada em um miojo são Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes e o Oitavo Hábito. Esses dois trabalhos de Stephen Covey, uma vez lidos, definitivamente mudam a forma de pensar e agir das pessoas. Mesmo que nem todas as práticas sugeridas sejam aplicadas de maneira formal, no dia-a-dia, o fato é que os livros são recheados de conselhos e exemplos que os leitores acabam por incorporar às suas vidas de forma mais ou menos consciente ou inconsciente.

Não vou resumir nenhuma prática, mas apenas enumerá-las na sequência em que são apresentadas pelo autor, com um pequeno comentário:

  1. Seja proativo - procure descobrir onde atuar, inicie ações antes de reagir a tudo o que o cerca e que não está sob o seu controle
  2. Comece com um objetivo em mente - não adianta começar nada sem saber para onde ir
  3. Primeiro o mais importante - aprenda a separar o que é importante do que é urgente e dê prioridade devida ao que é importante
  4. Agir ganha / ganha - em situações que envolvem negociações de qualquer tipo, todos devem sair ganhando
  5. Procure compreender primeiro - agir sobre alguma coisa sem entendê-la completamente não funciona
  6. Criar sinergia - envolva as pessoas e processos de forma a que todas as ações sejam complementares e uma dê força a outra
  7. Afiando o instrumento - nenhuma coisa está terminada, sempre é necessário seguir afinando o instrumento
  8. Da eficácia à grandeza - encontre sua voz interior e inspire outros a encontrar a deles

Em meu dia-a-dia, sempre vivo e convivo com exemplos de cada um desses hábitos. Tenho um carinho especial pelo oitavo, primeiro porque o livro de Covey sumariza, ao falar dele, todos os hábitos anteriores. Mas mais importante porque passei a observar, cada vez mais, que pessoas que realmente considero "grandes" sabem bem compartilhar com outros seu conhecimento e inspirá-los. Recentemente retomei o contato com o Sr. Fritz Follmer, da Rádio Germânia FM, que ministrou-me uma verdadeira aula sobre identificação de nichos de mercado e o carinho e cuidado com o qual cada nicho deve ser tratado. A Rádio Germânia, localizada na cidade de Teutônia, RS, aqui pertinho, expandiu suas fronteiras através da web e pôde descobrir que o mesmo tipo de ouvintes, que atende localmente, está espalhado pelo mundo inteiro.

Outro exemplo de grandeza é o Sr. Milton Dresch, sócio-diretor da Filtrobom, que um dia ainda escreverá o livro "O Rally da administração - vencendo barreiras com companheirismo e sem stress". é uma delícia ouvir Seu Milton e seu filho Charles, empresários de sucesso aqui em nossa região, contarem histórias dos vários rallies de que participaram e os paralelos entre as corridas e os negócios. "A gente chega a parar para ajudar os outros, e ainda assim ganhamos as competições. Mas o mais importante é que nos divertimos!", conta Seu Milton.

Mas eu falei em 17 hábitos. Tem mais uns na minha coleção. Gosto de escrever e falar. Uma das minhas metas de vida é ser pago apenas para escrever e falar. Cada dia chego mais perto. Tomei emprestado do Vitor Ramil os sete pilares para a boa escrita, que busco ter, também, como hábitos:

  1. Rigor
  2. Profundidade
  3. Clareza
  4. Concisão
  5. Pureza
  6. Leveza
  7. Melancolia

Para os que quiserem um aperitivo dessa estética do frio proposta pelo Vitor, ouvir ou ler a letra da música "Milonga de Sete Cidades" que está no CD Ramilonga já é um bom começo.

Já são quinze os hábitos, todos muito eficazes. Os dois que acabam permeando pelos demais e tendem a diminuir minha eficácia de forma geral são:

  1. Fazer as coisas de acordo com o horário de maior inspiração
  2. Fazer o que se gosta

Juntando os dois, há que se ter controle pra não bagunçar todo o resto! Não são tão raras as vezes em que já descobri o que é o mais importante a ser feito e acabo fazendo outra coisa que me é mais prazerosa. E há também os dias em que, mesmo sabendo que tenho que terminar uma tarefa importante, não tenho a "inspiração" necessária para concluí-la. Procuro resolver isso de algumas formas, como adiantar tarefas para as quais chega a inspiração, mesmo que ainda esteja longe o seu prazo de entrega. Também procuro trabalhar só com aquilo que gosto.

O ideal é sempre uma busca, a manutenção do instrumento afinado. Ainda vou juntar em um artigo estas questões de organização pessoal com o ferramental proposto pelo Scrum, mas deixo isso pra outra hora. Agora não tô muito inspirado!

Abraços pro Seu Fritz, pra Carmem e pro Fabiano da Rádio Germânia FM, para o Seu Milton e o Charles da Filtrobom, para a Bernardete e o Marcos do Escritório de Relacionamento com o Mercado da Univates e um beijo especial pra Jô, que presenteou-me com o Oitavo Hábito.

Sobre o autor

Cesar Brod é empresário e consultor nos temas de inovação tecnológica, tecnologias livres, dados abertos e empreendedorismo. Sua empresa, a BrodTec, faz também trabalhos tradução e produção de conteúdo em inglês e português. Além de sua coluna, Cesar também contribui com dicas para o Dicas-L e mantém um blog com aleatoriedades e ousadias literárias. Você pode entrar em contato com ele através do formulário na página da BrodTec, onde você pode saber mais sobre os projetos da empresa.

Mais sobre o Cesar Brod: [ Linkedin ] | [ Twitter ] | [ Tumblr ].


Para se manter atualizado sobre as novidades desta coluna, consulte sempre o newsfeed RSS

Para saber mais sobre RSS, leia o artigo O Padrão RSS - A luz no fim do túnel.

Recomende este artigo nas redes sociais

 

 

Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod