Busca

Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  NoticiasLinux ·  BR-Linux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais]   
 



você está aqui: Home  → Colunistas  →  Coluna do Cesar Brod

 

O Verde

Por Cesar Brod

Data de Publicação: 05 de Maio de 2008

Eu já não lembro mais se conheci o Aurélio Marinho Jargas, o Verde, por causa das funções ZZ ou por causa do Guia de consulta rápida sobre expressões regulares que ele escreveu. Sei que uma coisa levou a outra, mas não sei qual levou a qual. Assino o feed de seu blog, onde divirto-me e aprendo muito com esse ermitão de Matinhos, como diz a Mog, sua namorada.

Matinhos fica no litoral norte do Paraná. O jeito mais bonito de se chegar até lá é através da estradinha que passa pela Serra da Graciosa, construída na época do império para que os barões do café pudessem chegar mais rápido à praia. Chegando-se nessa região, onde ainda estão as lindas cidades de Morretes e Antonina, chega-se à conclusão de que Deus, quando programou o mundo, deve ter identado o código direitinho, além de ter enchido o mesmo de comentários para os executores de sua obra.

Aurélio agradece a Deus em seu mais recente livro, Shell Script Profissional. Com muita certeza, Deus deve ter lido e pensado: "afinal, alguém identa o código do jeito que Eu sempre quis!". Faz umas semanas o Verde havia me escrito um e-mail pedindo o endereço da BrodTec, pois tinha um presente para me mandar. Agüentei a curiosidade por cerca de uma semana, quando minha sócia, a Joice, liga-me avisando que havia chegado um pacote da editora Novatec. Ela nem esperou que eu voltasse de viagem! Imediatamente abriu o pacote e começou a ler o livro, com cheirinho de novo, que o Aurélio depois autografou para nós no FISL 9.0, no estande da livraria Tempo Real.

Antes de começar a falar especificamente sobre a programação em Shell, o Aurélio usa os capítulos 1 a 3 para falar como deve ser um bom programa. Ele faz isso de maneira tão clara, objetiva, e bem recheada de exemplos, que acho que só esses três capítulos já poderiam ser vendidos em separado para qualquer um que quer tornar-se um bom programador. Vou mais longe: estes capítulos deveriam ser a introdução de todos os outros livros abordando linguagens de programação.

Parabéns, Aurélio! E muito obrigado! Ainda apareço aí por Matinhos para uma visita! Mog, muito legal ter te conhecido! A julgar pela tua incursão no blog do Aurélio, dá pra ver que tem mais uma escritora aí na família! Abraços!

Versão para impressão
  • Currently 3.23/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Avaliação: 3.2 /5 (173 votos)

Opinião dos Leitores

guest
11 Mai 2008, 01:30
Acredito que o termo "praia" com a idéia/uso dos dias de hoje foi cunhado no território brasileiro pelos americanos na época da 2a Guerra em base(s) no NE.

Já Matinhos, parece mais ao sul no litoral do PR.

http://maps.google.com/maps?f=q&hl=en&geocode=&q=matinhos,+pr,br&ie=UTF8&ll=-25.339061,-48.707886&spn=1.975864,2.669678&t=p&z=9

Fora isso, como já dito, o "verde" é maaaaaaaaaaaaassa.
Cesar Brod
05 Mai 2008, 10:43
Tens toda a razão, Jorge! Errei mesmo! Obrigado pela correção!
Jorge Salles
05 Mai 2008, 10:33
Vou ler o livro. Realmente o Aurélio é bom e dem didático.
Mas, querido Cesar, vou te corrigirem um pequeno mais interessante detalhe. A Estrada da Graciosa, foi feita nos tempos do Império para os Barões da Erva-Mate escoarem a produção para o litoral. O Café somente chegou ao Paraná (no Norte do Paraná) no início do século passado (1.900).
Perdoe-me o palpite.
São artigos como este que tornam a Internet Brasileira mais nobre.
Abraços.
Jorge
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa pagina
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script

Sobre o autor

O consultor de tecnologia Cesar Brod publica em seu "Diário de Bordo" do portal www.brod.com.br uma série de artigos que, como ele diz são "registros de participações em eventos, textos, coisas sérias e não tão sérias". Os artigos expressam especialmente sua visão bastante atual do mercado de informática, o papel do software livre e seu modelo de negócio e mesmo o posicionamento recente de grandes empresas como a Microsoft.


Para se manter atualizado sobre as novidades desta coluna, consulte sempre o newsfeed RSS

Educação e Tecnologia:     >>NewsFeed RSS

Para saber mais sobre RSS, leia o artigo O Padrão RSS - A luz no fim do túnel. Recomende este site
Recomendar este artigo