Acesso direto ao conteúdo

Busca

Visite também: Segurança Linux ·  UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  NoticiasLinux ·  BR-Linux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais]   
 

você está aqui: Home  → Colunistas  →  Coluna do Cesar Brod

 

Portais Corporativos 4 - Minha empresa precisa de um portal?

Por Cesar Brod

Data de Publicação: 21 de Agosto de 2007

No artigo da semana passada, os leitores Kerber e Franciele contribuíram com importantes reflexões sobre os saltos "a la" hipermídia em meios de comunicação convencionais, como o jornal. Disse o Kerber:

(...) Na mídia tradicional impressa não existe controle sobre o caminho percorrido pelo leitor. Tudo bem, temos os livros. Nesses a linearidade é imprescindível para a compreensão da mensagem mas em um jornal, por exemplo, nos vemos pulando entre chamadas e páginas às vezes mais rápido do que em um site. Não é que estamos perdendo o controle, na verdade ele nunca existiu.

Franciele comentou:

Viramos a página de um jornal, clicamos em link's de um portal... Não somente o jornalismo sofre modificações com as novidades da Internet mas todo o mundo!!! Mas o que não podemos negar é que o mundo digital traz muito mais possibilidades para o 'receptor' do que um jornal. Quando você compra um jornal , independente do número de páginas que leu, o que vale é o dinheiro que você investiu. Como a Internet não tem valor... você migra de um site ou portal para outro com a rapidez de um clique e perde-se muito mais rápido o internauta que um leitor...

Confesso que sempre aprendo muito com meus leitores mas, UAU! Os comentários que tenho recebido (seja diretamente no Dicas-L ou através de e-Mail) para esta série de artigos sobre portais corporativos têm, definitavamente, mudado o rumo destes textos! Estou com um conjunto de anotações dos leitores que, com certeza, estão contribuindo para a conclusão desta série, que ainda tem um caminho a percorrer. Especialmente, gostaria que explorássemos mais esta idéia colocada pela Franciele sobre a percepção do valor da Internet versus a percepção do valor de outras mídias, como o rádio, a TV, os jornais. E qual seria a percepção do valor do tempo consumido pelo consumidor de informações, independente do local onde as busca?

Mas antes, gostaria de manter a proposta inicial de textos introdutórios e reflexivos. Assim, enquanto a conclusão não vem, sigamos adiante com a resposta ao título deste artigo:

Minha empresa precisa de um portal?

A resposta simples é SIM! Até porque, qualquer que seja o seu nicho de mercado, o fato é que seu maior concorrente ou a maior empresa em seu ramo já possui um. A resposta a esta pergunta é a mesma para um executivo que questiona-se se deve ou não aprender uma segunda ou terceira língua: é óbvio que SIM! Ainda que muitos não tomem a devida ação para este aprendizado. Conhecer uma outra língua coloca o executivo em um patamar superior de possíveis oportunidades, mas não é apenas "estar" neste patamar que fará com que as oportunidades transformem-se em realidade. O mesmo ocorre com relação a um portal Web para uma empresa. A existência de um portal é uma nova vitrine, uma nova porta de entrada para clientes. Estes clientes devem passar pela vitrine e serem atraídos por ela, mas mais do que isto, passando pela porta, eles devem ter uma experiência agradável a ponto de transformar esta visita em um bom negócio, tanto para ele quanto para a sua empresa. Da mesma forma que uma cidade turística deve aparecer no Guia 4Rodas, sua empresa tem que aparecer em mecanismos de busca. Mas, enquanto no mundo real, você e seu concorrente podem estar a quilômetros de distância, na Web ambos estarão lado a lado, e seu cliente irá imediatamente comparar as vitrines.

Muitas empresas consideram a presença na Web como uma "coisa para o CPD". De fato, ainda hoje, muitas empresas têm seu portal administrado por sua equipe de informática. Este é o caso da sua empresa? Esta distorção dá-se especialmente pela Internet ser uma tecnologia ainda nova - lembre-se que estamos falando da Internet comercial no Brasil, surgida em 1995. Mas faça uma rápida comparação:

1. Sua empresa mantém um locutor e um pessoal especializado em sonoplastia para gravar os comerciais de rádio? 2. Sua empresa conta com uma equipe de TV interna para produzir os comerciais veiculados no horário da novela das oito? 3. Sua empresa possui uma equipe gráfica interna para produzir todos os anúncios que vão para jornais e revistas?

A questão toda é que, ao contrário de equipamentos de TV e rádio, computadores e impressoras acabaram tornando-se necessidade das empresas e viraram domínio, apropriadamente, da equipe de informática. Quase todos respondem "não" para as duas primeiras perguntas acima, muitos assumem que existe ao menos uma pessoa na empresa que usa as impressoras para criar folders e folhetos (outras empresas mantém equipes para isto). A grande maioria das empresas, porém, ainda têm ferramentas como o portal da empresa e outras ferramentas Web sob a responsabilidade do pessoal da informática.

Isto não é necessariamente ruim, especialmente se o gestor de informática está envolvido nos processos de decisão estratégicos da empresa e não tem seu departamento encarado apenas como um "custo". Mas mesmo assim, considerando aspectos de penetração da Internet e seu potencial de uso como ferramenta de relacionamento e venda, a área da empresa que deveria cuidar do portal é aquela relacionada ao planejamento estratégico e de comunicação da mesma.

Muito bem, você chegou, mais ou menos, até o primeiro terço desta série de artigos e já possui muitos conhecimentos importantes e necessários para prestar um bom serviço de consultoria para empresas ou instituições que querem estabelecer uma presença na Internet. Caso você fosse viajar em um feriadão e quisesse conhecer algum lugar novo, onde você poderia buscar informações? Caso você quisesse prestar serviços de marketing digital para empresas de sua cidade, onde você procuraria?

No próximo artigo, abordarei, com certeza contando com a ajuda dos leitores, o uso do portal corporativo aliado a estratégia da empresa.

Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod

Formato PDF
Newsfeed RSS
Formato para impressão
PDF RSS Imprimir
  • Currently 2.75/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Avaliação: 2.8 /5 (364 votos)

Opinião dos Leitores

Diego Homem
23 Ago 2007, 18:35
Fábio Lima, concordo em parte com você. Realmente cada área deve manter e zelar pela parte que lhe compreende, porém deve haver alguém, vamos chamar aqui de gestor, que conversa e direciona todos esses "peões" (por favor não se ofendam) para o desenvolvimento do trabalho, pois se cada um apenas cuidar da sua parte, pode e provavelmente haverá dissonâncias.

Usando o exemplo da obra, ele seria o arquiteto/engenheiro responsável que projetaria e supervisionaria a execução de uma obra requisita por um cliente que provavelmente não sabe levantar uma parede sozinho, mas sabe que precisa de uma. Esse gestor auxiliaria o cliente a escolher a melhor opção (muitos não escutam, e por isso vemos casas tão estranhas por ai....) Depois ele observa o que precisa e busca as peças, traduzindo a elas e ouvindo suas opiniões as idéias, sendo ele também responsável por comunicar e explicar ao cliente novas idéias e problemas que estejam ocorrendo.

Lembremos que esse gestor deverá saber quando determinado cômodo deverá ter uma janela maior para contemplar a natureza ou uma parede mais espessa para guardar um cofre.

Enfim, é um profissional raro, e que deve ser muito valorizado, mas que traz muitos benefícios, basta olhar o que acontece quando um cliente sem experiência (admito que existem clientes que sabem muito) tenta projetar a própria casa sem ajuda de um especialista, sempre tem algo no lugar errado ou do jeito errado, sites (acho a palavra portal forte demais, existem poucos que merecem este título na minha opinião) não são diferentes. Perder-se dinheiro e acabam criando-se "elefantes" que só pondo abaixo e recomeçar do zero para dar certo.

De novo passei da conta...

Fabio Lima
23 Ago 2007, 17:44
Olá,

Após ler os comentário do Kerber e Diego, tava pensando no assunto de forma um pouco mais abrangente e gostaria deixar uma conclusão que cheguei.

Como disse, o site/portal deverá ter os recursos que a estratégia pedir. Porém, fica em aberto a pergunta: "Quem toma conta disso?"

Acho que cada área deve tomar conta da parte do site/portal que lhe for natural, assim como os processos passam por quem for necessário. Exemplos:

* A manutenção técnica de um site, precisa ficar a cargo do TI. Não faz sentido o marketing se preocupar com as tecnologias necessárias para a manutenção/desenvolvimento do site/portal.
* Por outro lado, os recursos visuais, a definição da divulgação, e outras informações, precisam estar a cargo do Marketing, já que é o lugar certo para isso.
* Usando o exemplo da construtora que citei. A atualização das informações das obras, deveria ficar a cargo da engenharia.

O que quero dizer é. A presença da empresa na web (e de forma mais abrangente, na internet) estará ligada aos recursos que ela julgar necessários, porém, cada recurso utilizado deverá individualmente ficar na mão de quem melhor sabe tratá-los. Tornando essa presença um projeto da empresa como um todo, e não de um setor específico.
Diego Homem
23 Ago 2007, 17:16
Gostei do assunto (estou de metido aqui por causa do Kerber), e acho que a gestão do portal tem de estar na área de Marketing, porém esta deve estar ciente de algumas características que essa mídia possui, como tecnologias empregadas, necessidades e público alvo, que em sua grande maioria é diferente das demais mídias.

Conhecer o mercado de web também é fundamental, saber das novidades e de cmo implementa-las quando surgirem demandas estratégias da empresa para que possam ser utilizadas (afinal de contas não adianta utilizar algo apenas por ser novo ou diferente).

Saber ouvir as áreas afins também é de grande valia, como o "CPD", área de desenvolvimento, jornalistas, redatores e os Designers (Sim essa raça meio louca mas geralmente antenada) pois um portal sem equipe não existe, e compreender a função de cada um também se faz necessário.

E não se esqueçam jamais de ter CORAGEM pra enfrentar os diversos paradigmas que as empresas brasileiras enfrentam, (ainda não trabalhei fora do país para saber como é) diretores retrógrados e gerentes acomodados, saber fazer barulho (isso significa pesquisa e bons argumentos) também é muito importante, afinal nenhuma empresa quer ter em seu quadro de funcionários um rebelde sem causa.

Para não me alogar, gostei do papo e pretendo acompanhar o desenrolar de tudo isso.

Abraços!

Obs: Sou Design e me arrisco em um blog ( www.designcorporativo.com )
Kerber
23 Ago 2007, 14:28
Prezado Fabio Lima, a sua visão a respeito do Marketing está certíssima.

Eu já administrei um portal corporativo de dentro de um departamento de marketing e cheguei à conclusão que o problema não está na gestão do Portal, mas no conceito que as empresas possuem de marketing.

Se encararmos marketing pela sua abordagem mais direta, a dos 4 Ps (produto [bem+serviço], preço, praça e promoção) vamos ver que o seu escopo é muito mais abrangente do que estamos acostumados a ver.

Como o marketing geralmente se concentra no último "P" as iniciativas ligadas ao Portal Corporativo que fazem parte do escopo teórico do Marketing ficam parecendo deslocadas ali, principalmente quando o MKT não possui influência alguma em diversos processos que afetam o relacionamento com o cliente.

A gestão do Portal Corporativo acaba se encaixando melhor em TI porque possuímos o domínio sobre todas as aplicações da empresa e isso as vezes quebra barreiras organizacionais que impedem que o Marketing faça seu trabalho.

Desta forma, acredito que o melhor departamento para gerir um portal corporativo seja o departamento de marketing, pois ele está diretamente ligado às iniciativas do planejamento estratégico que geram mais recursos para a empresa a longo prazo (lembrando que marketing influencia até P&D).

Agora, antes de dar a senha de ROOT do Portal para o Marketing você deve perguntar: "hei, você faz mesmo marketing?"



Kerber
23 Ago 2007, 14:11
Franciele, você tem toda a razão, a peça que faltava no quebra-cabeças mídia impressa versus Internet é a percepção de valor que temos de cada uma. Ótima sacada, merece um artigo específico mesmo.

Brod, valeu a citação!
Fabio Lima
22 Ago 2007, 11:11
Adriano,

Eu vi isso tmb. Estou esperando por alguma declaração do Cesar a respeito, tenho certeza que ele teve uma boa razão para fazer esse voto, o que imagino, esteja no detalhe do "com comentários" no seu voto.

Não vejo problema em si, em ser a favor de um padrão aberto proposto pela Microsoft. Mas, até onde li sobre o assunto, a proposta da Microsoft não é na realidade um padrão aberto, mas um padrão proprietário disfarçado de aberto. E isso é preocupante, pois seria um forma muito inteligente de limitar a concorrência, e manter-se na frente do mercado.
Adriano
22 Ago 2007, 10:57
Desculpe o Off-Topic ...

Mas ontem (21/08) aconteceu a votação na ABNT, que vai decidir se o Brasil é SIM favorável ao Microsoft Office Open XML, ou se vai dizer NÃO porque prefere usar bons padrões abertos como o ODF.

E nosso amigo Cesar Brod (como já tem uma opnião forte no meio) participou da votação ...

Só muito me intrigou seu voto (votou SIM com comentários) a favor do padrão proposto pela Microsoft ... (Não esperava por essa) ...

Agora caro amigo Cesar, por todos os seus artigos que já li (nunca perdi nenhum) vc realmente acha que esse padrão da Microsoft é bom para o Brasil ... ou simplesmente é bom para sua empresa (Brod Tecnologia) que como vc mesmo já escreveu em artigos anteriores tem projetos em parceria com a microsoft ...

Desculpe, mas infelizmente meu conceito sobre vc mudou um pouco depois desse seu voto ...

Abraço ...
Felipe
22 Ago 2007, 09:33
Qual é o objetivo de um portal? Ser um propagador da imagem que você tem de sua empresa e de seus produtos, ou uma ferramenta de interactividade com o mundo? A conectividade da Web está transformando o seu ramo de negócio, os seus competidores, os fornecedores e os seus colaboradores. Todo o mercado está em transformação. A sua opinião sobre si mesmo é apenas mais uma e todas são muito importantes. O que é a sua empresa para eles? No Manifesto Cluetrain - http://www.cluetrain.com/portuguese/index.html - há várias indicações de como o mercado está mais esperto e o que fazer para embarcar neste trem das evidências.
Fabio Lima
22 Ago 2007, 09:04
Alessandro,

O que você está falando é exatamente (algumas das) perguntas que o Marketing precisa responder para ter condições de definir a estratégia a ser adotada na internet.

Mas é interessante notar que antes disso, vem a decisão estratégica da empresa, esse é um aspecto importante, pois essa decisão pode fazer com que o site/portal da empresa seja mais sofisticado em função de alguma visão, meta ou objetivo pretendido.

Acho que esse é o aspecto mais importante neste artigo: A noção da importância do planejamento estratégico para as decisões envolvendo a internet.
Fabio Lima
22 Ago 2007, 08:48
Caro Cesar,

Em primeiro lugar gostaria de começar dizendo que nada em Administração é regra, portanto, tudo o que dissermos aqui, trata-se de uma generalização, cada caso é um caso. :)

Em segundo lugar, gostaria de parabenizá-lo, está sendo muito interessante acompanhar esta coluna.

Agora voltemos ao assunto principal. :)

Permita-me discordar parcialmente de sua afirmação no final do artigo:

"Mas mesmo assim, considerando aspectos de penetração da Internet e seu potencial de uso como ferramenta de relacionamento e venda, a área da empresa que deveria cuidar do portal é aquela relacionada ao planejamento estratégico e de comunicação da mesma"

Internet é mais uma mídia da empresa, nesse aspecto, ela deve ficar a cargo do Marketing. Planejamento Estratégico é diferente de Marketing, de fato, Marketing, assim como informática, vendas, compras, RH, etc. São especializações dentro do planejamento estratégico.

Planejamento Estratégico, pensa na empresa em termos macros, trabalha uma visão estratégica no tempo.

Planejamentos de Marketing, RH, BI, Vendas (Vendas é diferente de Marketing), Compras, Investimentos, Financeiro, entre outros; têm a função de utilizando-se das premissas do Planejamento Estratégico, definir as ações que a área em questão precisa tomar para viabilizá-la. Possuem uma visão tática. E precisam voltar novamente para o planejamento estratégico, afim de compatibilizá-las entre si.

O ideal é que o planejamento estratégico seja feito por todas as áreas da empresa (normalmente representadas por seus diretores, mas não necessariamente.), o que faz com que os planejamentos táticos (esqueci agora o termo técnico correto) sejam mais realistas e dentro do que se pretende estrategicamente.

O projeto internet porém, tende a se tornar um projeto que envolve muitos setores da empresa. Como exemplo cito uma construtora, que pode disponibilizar as informações de acompanhamento das obras, ou as informações financeiras referentes ao financiamento de seus clientes, ou as informações financeiras aos seus acionistas (hoje muito comum entre as empresas presentes na bolsa de valores). Enfim, quanto mais sofisticado vai se tornando o site/portal da empresa, mais a empresa se compromete com ela.

Desculpem o tamanho da mensagem. :)

[]'s

Fábio Lima
Fortaleza - CE - Brasil
Alessandro
22 Ago 2007, 08:16
sobre esta parte acho que a melhor maneira para as empresas chegarem a um resultado favoravel no seu portal, é indagar qual realmente é seu publico alvo, quem realmente ela deseja atrair com o portal, a realidade de que o seu concorente ja tem um portal e éla não pode ficar sem isso é obvio, mas o melhor para está empresa é um portal complexo, cheio de links, com sistema ADM de mensagems, newlsletter, um esquema de b2c para vendas online, ou sera que sómente um site basico com seus produtos, é o suficiente???
alysson santos
21 Ago 2007, 22:16
Hj em dia pra qquer empresa é interessante ter um site ou participar de um portal de negocios ... o q mais pode ser atrativo sao os custos pelo espaço e tempo de exposiçao, mas vale lembrar tbem que as atualizaçoes podem se tornar um pouco nao atrativas dependendo do negocio e da "vontade" do empreendedor em disponibilizar estes dados, sabendo que se este nao o fizer tbém pode deixar cliente potenciais sem a devida informação a respeito dos negocios da empresa ... ficamos a mercê sempre de um profissional da área para manter o site atualizado, mas se for pensar bem, o mesmo vale para os produtos graficos e televisivos quando o empreendedor desejar colocar novas midias a disposiçao de seus clientes ...
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script