você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Zerofree - sobreescrever com zeros os blocos não alocados do sistema

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 15 de julho de 2015

O programa zerofree localiza os blocos não alocados em partições ext2, ext3 ou ext4 e sobreescreve estes blocos com zeros (ou outro caractere de sua escolha). Esta ação é particularmente útil se o dispositivo no qual a partição reside é uma imagem de disco. Neste caso, dependendo do tipo da imagem do disco, um outro utilitário pode ser capaz de reduzir o tamanho da imagem após o aplicativo zerofree terminar sua execução. O programa VboxManage, distribuído com o aplicativo virtualbox, pode realizar esta tarefa:

  VBoxManage modifyhd --compact

Uma outra condição em que o programa zerofree pode ser usado é com discos SSD. Em alguns tipos de disco SSD, o preenchimento dos blocos com o valor "1" (0xFF) pode acionar a deleção via Flash Block, podendo ocasionar um ganho de desempenho.

O mesmo efeito do programa zerofree pode ser alcançado por meio do programa dd. Cria-se um arquivo preenchido com zeros que ocupa todo o espaço livre disponível na partição e em seguida o arquivo é apagado, e consequentemente, todos os blocos livres estão preenchidos com zeros. Este enfoque possui algumas desvantagens:

  1. é lento
  2. faz com que a imagem do disco cresça até o seu valor máximo
  3. utiliza temporariamente todo o espaço disponível no disco, podendo causar a falha de processos concorrentes

O programa zerofree exige que a partição esteja desmontada ou montada em modo de leitura. Se a partição estiver montada em modo de gravação, o programa será encerrado com uma mensagem de erro.

Além das funções descritas acima, o programa zerofree pode ser útil em situações em que se queira dificultar a recuperação de dados apagados. É importante destacar que remover dados sigilosos em geral não é uma tarefa simples e pode exigir que os blocos apagados sejam sobreescritos diversas vezes.

O programa zerofree aceita as seguintes diretivas:

Diretiva Explicação
-n Modo de simulação, não modifica a partição
-v Modo verboso
-f valor Especifica o octeto que será utilizado para preencher os blocos não alocados (default=0). Os valores possíveis vão de 0 a 255

Para instalar em sistemas Debian GNU/Linux e derivados, digitar:

  sudo apt-get install zerofree

Esta dica foi criada a partir da documentação do programa zerofree (man page) escrita por Thibaut Paumard e distribuída juntamente com o programa.



Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script