você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Vídeo - O comando if

Colaboração: Julio Cezar Neves

Data de Publicação: 14 de março de 2018

Só pelo fato de você estar usando Linux por vontade própria, posso inferir que você é um cara inteligente e de bom gosto e, assim sendo, é com você mesmo que quero falar.

Shell é uma linguagem extremamente fácil e a mais proficiente que existe, pois os programas se aproveitam da vasta gama de utilitários (como sed, grep, awk, ...) já prontos, de forma que seu trabalho de desenvolvimento é totalmente minimizado, fazendo-se programas muito poderosos com pouquíssimas linhas de código.

O vídeo de hoje é o primeiro de uma trilogia apresentando os comandos if, test e os conectores lógicos && e ||.

Falaremos sobre o comando if que muito difere do usado nas outras linguagens já que ele é um testador de instruções e não de condições. Unindo-se a isso, costuma usar seus agregados como o test (também representado por [ ... ]), o novo test (também representado por [[ ... ]]) e os conectores && e ||, tornando-o muito mais poderoso que qualquer congênere de outras linguagens.

»» URL do vídeo: https://youtu.be/tgt19q1rLRc (14m54s)

Gostou do vídeo? Então assine o nosso canal e ajude-nos a chegar na marca de 1.000 assinantes.

PS.: Estamos chegando perto do fim das inscrições para o curso Programação Shell Linux. As inscrições se encerram nesta sexta-feira, 16 de março, às 23h. As vagas estão sendo preenchidas rapidamente, não deixe de reservar o seu lugar. Para saber mais sobre o curso, ementa, garantias, perguntas mais frequentes, clique aqui.



Veja a relação completa dos artigos de Julio Cezar Neves

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script