De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


vi - mais dicas sobre o mapeamento de funções

Colaboração: Fabio Berbert de Paula

Data de Publicação: 12 de Fevereiro de 2003

Gostaria de enviar minha contribuição a respeito de mapeamento de teclas no vim. Na dica anterior existiam mapas que executavam a inserção de tags HTML nas extremidades de uma linha, o que é ideal para tags onde a frase toda será abordada, como as <h2> e </h2>, por exemplo.

Em meu ~/.vimrc utilizo um tipo de mapeamento visual, onde você seleciona exatamente a parte do texto que deseja formatar com a tag em questão. Vejam o exemplo abaixo:

vmap <F1> c<b></b><esc>F>p
nmap <F1> viw,hb

A seqüência dos comandos acima mapeia a tecla <F1> como tecla de inserção das tags <b> e </b>. Sendo assim, se você tem o seguinte texto:

"Esta dica foi enviada para a lista Dicas-L, espero que gostem dela."

e deseja fazer com que "lista Dicas-L" venha em negrito, fora do modo de inserção caminhe com o ponto de foco do teclado até o início da palavra "lista", pressione <F1> e caminhe até o final da string desejada, no caso o final de "Dicas-L" e pressione a tecla <F1> novamente. O resultado será:

"Esta dica foi enviada para a <b>lista Dicas-L</b>, 
espero que gostem dela."


Veja a relação completa dos artigos de Fabio Berbert de Paula