Acesso direto ao conteúdo
Logotipo Dicas-L, por Ricardo Burile
Visite também: Ipok ·  Segurança Linux ·  UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  NoticiasLinux ·  BR-Linux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais]   
 

Você está aqui: Home  → Arquivo Dicas-L

 

Lan University

Assine a Lista Dicas-L

Receba diariamente por email as dicas
de informática publicadas neste site
Para se descadastrar, clique aqui.

Verde em Expressões Regulares

Colaboração: Cesar Brod

Data de Publicação: 01 de março de 2013

Em 1999 eu e o Fábio Wiebbelling (o popular Wiebbellindo) participamos da Linux World Conference and Expo em San Jose, na Califórnia. Nossa missão era coletar informações suficientes para provarmos para a Univates que não estávamos enlouquecendo em propor o desenvolvimento de um novo sistema administrativo e acadêmico totalmente baseado em software livre. O professor Eloni Salvi, então pró-reitor administrativo e financeiro da instituição, nos deu uma verba destinada à compra de livros que não só ajudassem em nosso embasamento, como também pudessem ser disponibilizados na biblioteca.

Na época, o provedor Univates/B&WNet já rodava em Linux. O pessoal que administrava o provedor contava com scripts que facilitavam a sua vida na inserção de novos usuários, bloqueios de conta de inadimplentes, criação de aliases de emails e vários outros. Estes scripts eram criados, em sua grande maioria, por mim e pelo Fábio, todos baseados em pedaços prontos que catávamos por aí, mas em especial da revista Linux Journal. Os temerários scripts - misturando shell, awk e sed - interferiam diretamente no ambiente de produção, em arquivos como o /etc/passwd, /etc/shadow e /etc/sendmail.cf (muitos anos mais tarde foi que começamos a usar o m4). Aos entendedores, isto equivale dizer que fuçávamos muito com Expressões Regulares.

Por isso, com a mesada do Eloni, compramos vários livros. O do sendmail com o morcego na capa, o dos lêmures sed & awk e o "Mastering Regular Expressions", apropriadamente, com duas corujas na capa. Algum engraçadinho desenhou setinhas na capa, apontando os nomes Cesar e Fábio para as corujas. Não vou dizer qual era qual (uma ilustração da capa está aí embaixo), mas eu acho que o artista foi o Luciano Klein.

Nossa equipe cresceu com o tempo, os livros passavam mais tempo em nosso CPD do que na biblioteca. Não raro alguém começava a olhar aqueles livros com bichos estranhos nas capas e nos perguntavam: O que é sed? O que é awq? O que é sendmail? -- e, nossa pergunta preferida! -- O que são expressões regulares?

Os que já sabiam a resposta ficavam quietos, com um sorriso contido nos lábios, esperando a resposta do Fábio: "Expressões regulares são aquelas que não são tão boas, são aquelas expressões, assim, meio meia-boca..."

A verdade, porém, é que as Expressões Regulares são ótimas e já salvaram a vida de muita gente! E também é verdade que é muito difícil explicar o que elas são. Tem muita gente que as usa, entende muito bem como elas funcionam e, ainda assim, não sabe explicar o que elas são. E a explicação sem a prática, por melhor que seja, também não ajuda muito. Por tudo isso o Aurelio Marinho Jargas é o mestre Yoda! Recebi, há poucos dias, minha cópia do livro "Expressões Regulares - uma abordagem divertida". No site do livro dá pra baixar os primeiros capítulos e lá também tem informações sobre como comprá-lo. E não tem jeito: se você ler os primeiros capítulos você vai comprar o livro e deixá-lo na cabeceira de sua cama.

Não tem página do livro que não seja divertida. Você esquece que está lendo um livro sobre um assunto espinhoso a partir do perfeito prefácio, escrito pelo amigo Franklin Carvalho, até a página 213 onde começam as tabelas e índices. E, mesmo assim, quem leu todo o livro ainda é capaz de rir, ao ver na tabela de metacaracteres, que a expressão (?:ER) é um "grupo fantasma, retrovisor não conta", ou encontrar outros metacaracteres gulosos ou não-gulosos.

Sem dúvida alguma, o livro do Aurelio (também conhecido como Verde), junto com o site que o completa, é a melhor referência sobre Expressões Regulares já escrita até hoje.

Aurelio pra Academia Brasileira de Letras!

IDPH oferece curso de Scrum com o autor do livro Scrum - Guia Prático para Projetos Ágeis

Nos dias 13 e 14 de outubro de 2014 o IDPH, Instituto para o Desenvolvimento do Potencial Humano, traz Cesar Brod, autor do livro Scrum - Guia Prático para Projetos Ágeis, para Campinas, onde o mesmo ministrará o curso Introdução ao Scrum - Agilidade e Bem Estar nas Organizações.

Este curso, de dois dias, é praticamente o mesmo, já ministrado por Cesar, para equipes de profissionais da Unicamp e várias outras instituições e empresas, sempre com notas máximas de avaliações e excelente receptividade. Cesar é praticante e coach de metodologias ágeis há mais de quinze anos e já aplicou o Scrum no desenvolvimento de vários softwares e serviços. Atualmente, Cesar desenvolve serviços de coaching em startups ligadas ao PROSPB, projeto de extensão em software público da Univasf (Universidade Federal do Vale do São Francisco), além de ministrar palestras em todo o Brasil sobre o assunto.

Mais informações sobre o curso e inscrições estão disponíveis em http://www.idph.com.br/scrum/

 

 

Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod

Formato PDF
Newsfeed RSS
Formato para impressão
PDF RSS Imprimir

Referências Adicionais

Referências adicionais sobre os assuntos abordados neste site podem ser encontradas em nossa Bibliografia.

Avalie esta dica

  • Currently 2.97/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Avaliação: 3.0 /5 (1891 votos)

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script
3ª geração do Under Servidor Cloud




 

Scrum Guia Prático para Projetos Ágeis