Transforme sua conta no Gmail em um Disco Virtual!

Colaboração: Eder Miranda

Data de Publicação: 20 de Maio de 2006

Acho que todo mundo conhece ou pelo menos já ouviu falar do Gmail né? Gmail é o serviço de e-mail do gigante da internet Google. O Gmail dispõem hoje de aproximadamente 2,7 GB de espaço para a conta de e-mail de seus usuários, e esse espaço aumenta a cada minuto, por isso fez e faz tanto sucesso. Além disso trabalhar com o Gmail é muito fácil, rápido e cômodo.

Mas tanto espaço assim acaba sendo inútil para quem recebe poucos e-mails, por isso escrevi essa dica.

Aqui vou descrever três maneiras para transformar seus Gmail em grande disco virtual, para guarda de arquivos, além disso continuar usando-o como webmail normal.

Gmail File System

Para transformar sua conta de e-mail do Gmail em um disco virtual, é necessário a instalação de um pacote/programa chamado gmailfs (Linux) ou GMail Drive (Window$). Esse pacote permite conectar-se ao servidor de e-mail do Gmail e mapea-lo em sua máquina, usando-o como se fosse uma partição do HD de sua máquina.

Instalação

WINDOW$

Para instala-lo no Window$, baixe o arquivo .zip no seguinte endereço http://www.softpedia.com/progDownload/GMail-Drive-shell-extension-Download-15944.html. Descompacte o pacote em uma pasta qualquer e execute o arquivo setup.exe.

Depois disso, abra seu Window$ Explorer e aparecerá uma nova unidade chamada Gmail, clique duas vezes, insirá o seu usuário e senha do Gmail e pronto, é só usar. Você pode criar pastas e mover arquivos para a mesma, ou simplesmente mover orquivo diretamente.

LINUX

A instalação no Linux é a mais complicada, tem várias dependências, aconselho a seguir o Tutorial no site do projeto, http://richard.jones.name/google-hacks/gmail-filesystem/gmail-filesystem-installing.html.

FIREFOX (Melhor opção - na minha opnião)

Para quem usa o Firefox, existe uma extensão excelente chamada Gmail Space. Essa é interessante, pois não depende de sistema operacional, pelo menos rodei-o tanto no Linux como no Windows.

Essa extensão funciona como se fosse um cliente de FTP, na janela do lado esquerdo estão os arquivos do seu computador (arquivos locais) e do lado direito estão os arquivos do Gmail. Veja um Preview da janela em https://addons.mozilla.org/extensions/moreinfo.php?application=firefox&id=1593&page=previews.

Para instala-lo é muito simples, abra seu Firefox, vá no endereço https://addons.mozilla.org/extensions/moreinfo.php?id=1593&application=firefox e clique no Link "Install Now", pronto. Agora reinicie seu firefox, clique em Tools -> GSpace, isso fará com que se abra a janela do cliente (tipo FTP). Insira login e senha, e aproveite!

 

 

Veja a relação completa dos artigos de Eder Miranda

Avalie esta dica

  • Currently 3.03/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Avaliação: 3.0 /5 (5626 votos)

Opinião dos Leitores

celso
07 Abr 2011, 20:11
só funciona no 3. no 4 não funciona.
Guilherme
04 Abr 2011, 16:44
@juarez
Estou tendo problema afinal o gmail se atualizou assim nem sei o que deve fazer,achei mas em python mas não sei com instala
juarez
26 Ago 2010, 12:11
Prezado amigo, parece-me que este arquivo ja nao está mais válido. Nao estou conseguindo abrir os link s. Enterecei neste aquivo de transformar o gmail em disco virtual, se puder manda-me os arquivos e a explicação valida.


Valeu e um grande abraço
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script