De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Trabalhando com Espacos ao invés de TABs no (g)VIM

Colaboração: Otávio Corrêa Cordeiro

Data de Publicação: 13 de Abril de 2005

Lendo a dica do Felipe Oralndelli sobre "Tabulação em Blocoes no VIM" deparei com a pergunta do Vinicius nos comentários "Caso eu queria alterar o tamanho da tabulação, como por exemplo 3 espacos " " como faço?"

Realmente é uma pergunta boa e em alguns grupos de desenvolvimentos de softwares é adotado o espaço ao invés do TAB, já que diferentes editores retornam diferentes tamanhos para ele.

Porém no (g)VIM o tamanho do tab pode ser ajustado na hora de abrir um arquivo ou, como o Vinicius questionou, trocado por espaçoes em branco.

Para isso deve-se abrir o arquivo .vimrc e adicionar três linhas:

set tabstop=3
set shiftwidth=3
set expandtab

Neste caso toda vez que a tecla TAB for acionada, seu conteúdo será de três espaços em branco. Para adicionar um TAB real o comando Ctrl-V<Tab> deve ser executado.

Depois das configurações setadas é hora de converter os arquivos antigos para o novo formato. Basta abrir um arquivo antigo com o (g)VIM (já com as novas configurações) e executar

:retab


Veja a relação completa dos artigos de Otávio Corrêa Cordeiro