Assine a Lista Dicas-L
Receba diariamente por email as dicas
de informática publicadas neste site
Para se descadastrar, clique aqui.
Tablet pode reduzir o risco financeiro de perda ou roubo de Notebook
Colaboração: Rodrigo de Toledo
Data de Publicação: 09 de setembro de 2011
Na última semana uma interessante discussão surgiu com alguns amigos mais próximos, sobre uma questão que eu resolvi compartilhar com os leitores deste site, o uso do Tablet pode reduzir o risco financeiro de perda ou roubo de Notebook?
Atualmente centralizo todo o meu trabalho em um Macbook Pro com 500GB de HD e 8GB de RAM, com um backup feito em um Time Capsule da Apple e um HD externo, o que reduz drasticamente qualquer risco com minhas informações, mas em caso de perda ou roubo da máquina o prejuízo financeiro pode ser muito grande, pois para adquirir outro computador semelhante o desenbolso seria alto.
A alternativa seria utilizar um tablet com um teclado externo e um aplicativo para acesso remoto do computador em casa, o que reduziria muito o risco, pois o tablet custa uma fração do preço de um Notebook com uma boa configuração, logo sua perda pode ser assimilada de forma menos traumática.
A parte ruim desta troca é a redução da produtividade, mas acredito que seja um custo consideravelmente baixo a pagar pela tranquilidade de andar pelas ruas de São Paulo com um aparelho bem mais barato do que um Notebook!! Depois de vários testes e boas conversas eu acabei decidindo optar pelo trabalho com o tablet (iPad ou Android) nos trabalhos externos, com exceção dos períodos de férias, que na minha opinião por serem mais longos é sempre bom estar preparado para resolver qualquer problema com todo o poder que somente um bom notebook pode dar! De qualquer forma vou testar por mais alguns dias para ver se os tablets Xoom e iPad realmente podem resolver o problema ou são somente uma forma de quebrar o galho com um equipamento caro.
E na sua opinião, o uso do Tablet pode reduzir o risco financeiro de perda ou roubo de Notebook?
Artigo publicado originalmente no blog do autor
Referências Adicionais
Referências adicionais sobre os assuntos abordados neste site podem ser encontradas em nossa Bibliografia.
Avalie esta dica
Opinião dos Leitores
12 Set 2011, 10:37
12 Set 2011, 08:38
11 Set 2011, 16:57
11 Set 2011, 11:43
11 Set 2011, 10:22
http://br.acer.com/ac/pt/BR/content/series/iconia-tab-a
10 Set 2011, 14:53
09 Set 2011, 15:41
09 Set 2011, 12:46
De qualquer maneira um tablet é uma bugiganga fantástica! :)
Tenho um note que fica na agência e nos trabalhos externos uso o tablet... já aconteceu a necessidade de utilizar recurso que só o note tem e, nessa ocasião, usei um desktop remoto. Resolveu.
09 Set 2011, 12:44
09 Set 2011, 10:29
O tablet chama mais atenção do que os já muitos comuns notebooks, mesmo se você andar com um notebook ching-ling os ladrões não vão querer saber, tablet é coisa da moda e vão roubar para vender rapidinho, imagine um iPad da vida.
09 Set 2011, 08:58
Pero para isto, pago dois preços altos: O medo de perder ou de ter roubado o notebook, e o peso do portátil, que por ser deste tamanho, não é assim tão portátil. Evidentemente, se usara um "air" o um destes modelos ultralevas, me facilitaria a vida, mas o outro fator (o medo de ser roubado ou de perder) aumentaria, já que estes equipamentos são mais caros.
Resumindo: Acho que o uso de um tablet pode ser uma excelente solução. Pessoalmente, penso que a perda de produtividade pode ser quase nada, ou nada mesmo, como a opinião anterior, do Thiago. O único detalhe a observar é a questão das preferéncias pessoais arraigadas. No meu caso, quero um teclado em inglés e o numérico reduzido. Cada um terá suas opiniões, e existem soluções adequadas para cada caso.
Agora, quem utiliza um tablet como ferramenta de trabalho deve sempre ter em conta que não pode ser seu único dispositivo, visto que algumas opções podem não estar disponiveis no mesmo (exemplo: gravar um DVD).Para Estes casos, sempre vale o equipamento de respaldo, desktop ou notebook, que segue dispondo de mais recursos.
09 Set 2011, 08:57
Pra falar a verdade não consegui produtividade no ipad2 deixei em casa e voltei para o notebook, quanto a utilizar os dados remotos em meu desktop, considero isto uma boa.
09 Set 2011, 08:51
Sobre a questão dos dados, sem dúvidas é melhor ter seus dados sincronizados com algum serviço online (Ex: Dropbox). Hoje se alguém furtar o meu notebook, estará levando somente um dispositivo eletrônico sem nenhum dado meu.
09 Set 2011, 08:40
Minha produtividade não diminui. Esse talvez seja o fato mais importante. Tambem tenho um notebook toshiba e dois hds externos com backup. Documentos mais importantes tenho sincronizados com o dropbox ou docs do google. A mobilidade e o alivio no peso tem sido muito importantes e, pelo menos pra mim, o tablet foi um excelente aquisição. Um teclado externo talvez seja o proximo passo.





