Acesso direto ao conteúdo
Logotipo Dicas-L, por Ricardo Burile

Busca

Visite também: Segurança Linux ·  UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  NoticiasLinux ·  BR-Linux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais]   
 

Você está aqui: Home  → Arquivo Dicas-L

 

Curso de Inglês Online

Assine a Lista Dicas-L

Receba diariamente por email as dicas
de informática publicadas neste site
Para se descadastrar, clique aqui.

Segurança na Internet

Colaboração: Otto Fuchshuber Filho

Data de Publicação: 07 de Abril de 2005

Segurança na Internet é um assunto que vem merecendo cada vez mais atenção do público em geral uma vez que hoje em dia, atacar e invadir computadores pessoais conectados na rede mundial não é apenas peraltice de adolescente "rebelde sem causa" mas também ação organizada de quadrilhas de fraudadores e estelionatários. Não raro, a mídia tem noticiado casos de internautas que foram lesados porque estas quadrilhas obtiveram acesso às suas senhas bancárias ou números de cartões de crédito, dentre outros.

A melhor proteção é a prevenção e prevenção se consegue com informação. É claro que não se pode pretender que usuários da Internet se tornem especialistas em segurança de redes, mas adquirir um conhecimento básico que permita atingir um nível de proteção adequada é plenamente exequível.

Para aprender a se defender das ameaças existentes na "grande rede", recomendo a leitura da Cartilha de Segurança para Internet elaborada pelo NBSO, que está disponível em http://www.nbso.nic.br/docs/cartilha/. Trata-de de um documento que, conforme nele descrito, procura enumerar, explicar e fornecer um guia para uma série de procedimentos que visam aumentar a segurança de um computador e de posturas que um usuário pode adotar para garantir sua segurança na Internet.

Se você não usa a Internet para transações comerciais ou bancárias, nem guarda informações importantes e/ou sigilosas em seu computador, não pense que você está livre de se preocupar com segurança, pois o seu computador pode ser invadido e, o que é pior, ser utilizado para ações maliciosas contra terceiros sem seu conhecimento.

Para quem não conhece o NBSO, ele é o Grupo de Resposta a Incidentes para a Internet brasileira, mantido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por receber, analisar e responder a incidentes de segurança em computadores, envolvendo redes conectadas à Internet brasileira. Mais informações podem ser obtidas em http://www.nbso.nic.br/.

Leia e divulgue: http://www.nbso.nic.br/docs/cartilha/

Veja a relação completa dos artigos de Otto Fuchshuber Filho

Formato PDF
Newsfeed RSS
Formato para impressão
PDF RSS Imprimir

Referências Adicionais

Referências adicionais sobre os assuntos abordados neste site podem ser encontradas em nossa Bibliografia.

Avalie esta dica

  • Currently 3.10/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Avaliação: 3.1 /5 (2010 votos)

Opinião dos Leitores

vai pra rua
09 Abr 2012, 17:51
se mandA ter segurança pq pede nosso dados vai casar o que fazr endiotas............
maria clara rosares de cintyha
09 Abr 2012, 17:48
vc tem segurança na internet por que ñ ta facil as coisas amigo hj eu sou uma aviciada em saite de relacionamento ñ siga o meu cmn se ñ vc se ferra.beijoooooo e curta o meu saite lindos e lindas tchau beijãooooooooooooooo........8574
nana
09 Abr 2012, 17:25
nana de feras de dia e de noite
Jéssica
13 Fev 2012, 15:01
Pouco Argumento =/
camilã
10 Mar 2011, 11:16
eu gostei
carlos
04 Nov 2010, 14:49
mto ruim esse texto..
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script

Treinamentos, Consultorias e Soluçoes em TI. Baseados em softwares livres e padrões abertos para ambientes de missão crítica

Submarino.com.br

SEM e SEO - 2ª Edição