Logotipo Dicas-L, por Ricardo Burile

Busca

Visite também: Segurança Linux ·  UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  NoticiasLinux ·  BR-Linux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais]   
 

Você está aqui: Home  → Arquivo Dicas-L

 

Zura! - Busque. Compare. Compre.

Outras ofertas

Notebook

Monitor

Impressora

Assine a Lista Dicas-L

Receba diariamente por email as dicas
de informática publicadas neste site
Para se descadastrar, clique aqui.

Restaurando o Grub no Ubuntu e enganando o Windows

Colaboração: Wander Barbato

Data de Publicação: 12 de Julho de 2009

Tenho um computador com dual boot há algum tempo (Ubuntu + Windows), porém faz uns 2 anos que não uso mais o Windows nele. No entanto, outro dia formatei (sem querer) a partição do Windows e, como estava precisando de um espaço para meu /home, resolvi montá-lo nesta "nova" partição :-)

Até aí tudo bem. Coloquei outro HD no micro e resolvi instalar o Windows, pois periodicamente preciso instalar e homologar alguns softwares "for Windows" que usamos na nossa instituição.

Como era de se esperar eu perdi meu Grub. Usei um Live CD do Ubuntu, conferi o arquivo de configuração do Grub e restaurei o mesmo (vide o artigo Como reinstalar ou restaurar o GRUB.

O problema é que o meu Ubuntu estava instalado no HD mestre (/dev/sda); já o Windows eu instalei no HD escravo (/dev/sdb). Descobri que o Windows só funciona se estiver instalado no primeiro HD (que maravilha, hein...).

Foi aí que descobri a opção map do Grub. No Grub, o primeiro HD é identificado por hd0, o segundo é identificado por hd1 e assim por diante. Na configuração do ponto de partida para o Windows (que está em hd1), eu acrescentei a linha de comando:

  map (hd1) (hd0)

Dessa forma, quando é invocado o boot através do Windows, este comando mapeia hd1 em hd0, enganando o Windows.

Veja como ficou o meu arquivo de configuração do Grub (/boot/grub/menu.lst):

  default		0
  timeout		10
  password --md5 senha_cifrada
  
  # Boot pelo Linux
  title           Ubuntu 8.04
  root            (hd0,2)
  kernel          /boot/vmlinuz-2.6.24-24-generic root=/dev/sda3 ro quiet splash locale=pt_PT
  initrd          /boot/initrd.img-2.6.24-24-generic
  quiet
  
  # Boot pelo Windows
  title           Windows XP
  rootnoverify    (hd1,0)
  map (hd1) (hd0)
  makeactive
  chainloader     +1

Veja a relação completa dos artigos de Wander Barbato

Stumble Upon Digg This Del.icio.us Twitter Recomendar este artigo a um amigo Entre em contato Formato PDF
Newsfeed RSS
Formato para impressão
StumbleUpon Digg Del.icio.us Twitter Recomendar Contato PDF RSS Imprimir

Referências Adicionais

Referências adicionais sobre os assuntos abordados neste site podem ser encontradas em nossa Bibliografia.

Avalie esta dica

  • Currently 3.03/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Avaliação: 3.0 /5 (271 votos)

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script
Manual de Marketing em Mídias Sociais


Encontre imóveis, apartamentos e casas a venda no Imobilien
Saiba mais

Grupo MBS