Acesso direto ao conteúdo
Logotipo Dicas-L, por Ricardo Burile

Busca

Visite também: Segurança Linux ·  UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  NoticiasLinux ·  BR-Linux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais]   
 

Você está aqui: Home  → Arquivo Dicas-L

 

Curso de Inglês Online

Assine a Lista Dicas-L

Receba diariamente por email as dicas
de informática publicadas neste site
Para se descadastrar, clique aqui.

Relatórios de estatísticas SPAM e incidentes de segurança

Colaboração: Klaus Steding-Jessen

Data de Publicação: 14 de Julho de 2004

Estao disponiveis em http://www.nbso.nic.br/stats/spam/ as estatisticas referentes a reclamacoes de spam enviadas ao NBSO no 2o trimestre de 2004.

O numero total de emails processados neste periodo foi superior a 1 milhao de emails, com as reclamacoes concentrando-se nas categorias de Spamvertised Website e Open Proxy.

Observou-se uma diminuicao no numero de notificacoes de Open Relay e Spamvertised Website e um aumento consideravel no numero de notificacoes de Open Proxy, comparados com o periodo anterior.

Em http://www.nbso.nic.br/stats/incidentes/ foram publicadas as estatisticas dos incidentes reportados ao NBSO no segundo trimestre de 2004.

Alguns fatos de interesse observados neste periodo foram:

  • Aumento de atividades observadas nas portas 1026/UDP e 1027/UDP, associadas com o envio de pop-up spam.

  • Aumento dos scans por multiplas portas realizados por worms, bots e ferramentas automatizadas, normalmente envolvendo combinacoes das seguintes portas TCP: 80, 135, 445, 1025, 1080, 1433, 2745, 3127, 4000, 5000, 5554, 6129, 9898, 10080, entre outras.

  • Incidentes reportados associados a fraudes pela Internet continuaram com um numero alto de notificacoes.

  • Mantiveram-se constantes os comprometimentos de sites atraves de vulnerabilidades relacionadas com PHP, muitos destes sendo utilizados por invasores em atividades relacionadas com fraude bancaria.

  • Mantiveram-se constantes os scans pela porta 17300/TCP, que e' utilizada pelo backdoor instalado pelo virus kuang2.

Atenciosamente,

  NBSO -- NIC BR Security Office <nbso at nic.br>
  Brazilian Computer Emergency Response Team
  http://www.nbso.nic.br/

Vagas para Estágio na Unicamp

A Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp está contratando estagiários com os seguintes perfis:

1: Administração de Linux. Instalação. Configuração. Backup. Manutenção de contas de usuários. Desejável experiência com sistemas de controle de versão (CVS, Clear Case, etc).

2: Programador de PHP, MySQL e JavaScript. Experiência anterior em desenvolvimento de sites.

As vagas são para 40 horas semanais.

Os interessados deverão enviar seu currículo para o endereço <mlb (a) fem unicamp br>

As inscrições vão até o dia 27 de julho de 2004.

Veja a relação completa dos artigos de Klaus Steding-Jessen

Formato PDF
Newsfeed RSS
Formato para impressão
PDF RSS Imprimir

Referências Adicionais

Referências adicionais sobre os assuntos abordados neste site podem ser encontradas em nossa Bibliografia.

Avalie esta dica

  • Currently 2.98/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Avaliação: 3.0 /5 (1761 votos)

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script

Treinamentos, Consultorias e Soluçoes em TI. Baseados em softwares livres e padrões abertos para ambientes de missão crítica

Submarino.com.br

Guia Manga Universo