Que tal utilizar man pages coloridas?

Colaboração: Jansen Sena

Data de Publicação: 18 de Julho de 2009

Ao contrário de outros sistemas operacionais onde o "help" e os manuais internos não servem pra muita coisa, sistemas GNU/Linux, da mesma maneira que os seus antecessores baseados em Unix, contêm as famosas man pages, uma espécie de manuais online que trazem informações muito úteis a respeito de comandos, arquivos de configuração e outros recursos do sistema operacional. Até mesmo administradores de sistemas GNU/Linux mais experientes costumam consultar frequentemente as man pages do sistema operacional em busca de solução para os seus problemas diários.

Apesar de úteis e com uma estrutura padronizada que facilita a leitura e a busca de informações, as man pages possuem uma formatação muito simples. Que tal ajudar um pouco a melhorar sua aparência com um pouco de cor?

O primeiro passo consiste em instalar o pacote "most". Em distribuições baseadas no Debian, por exemplo, pode-se utilizar o apt-get para essa atividade:

  # apt-get install most

Em seguida, basta abrir um terminal usando a conta de um usuário qualquer e configurar o most como o utilitário a ser utilizado pelo comando man para mostrar os manuais:

  $ export MANPAGER="/usr/bin/most -s"

Agora, basta abrir uma man page qualquer:

  $ man cp

Na figura abaixo está um exemplo do resultado:

Essa configuração, entretanto, permanece ativa apenas para o terminal em que você exportou a variável MANPAGER. Para fazer com que seu usuário sempre utilize esse recurso, insira o comando "export", por exemplo, no arquivo .bashrc, dentro do diretório de trabalho do usuário (por exemplo /home/jansen).

Fonte: Blog do Jansen Sena

 

 

Veja a relação completa dos artigos de Jansen Sena

Avalie esta dica

  • Currently 2.96/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Avaliação: 3.0 /5 (2243 votos)

Opinião dos Leitores

Carmine Calicchio
26 Nov 2010, 18:53
Muito boa essa dica de mostrar as man pages coloridas, facilita em muito a leitura; Apenas acrescento uma sugestão, que consiste em acrescentar a linha 'export MANPAGER="/usr/bin/most -s"' no arquivo ".bashrc", que fica oculto no diretório do usuário. Assim, toda vez que um terminal for aberto, a configuração será válida.
Outra idéia é acrescentar o comando no arquivo ".bashrc" do diretório "etc/skel", pois assim todos os novos usuários serão criados com esta opção.
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script