você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

PrintWhatYouLike - Serviço de impressão de páginas web

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 01 de setembro de 2015

Um outro serviço que permite a impressão de partes selecionadas de uma página selecionada é o portal Print What You Like.

Muitos portais não oferecem uma versão simplificada de suas páginas em um formato mais adequado para impressão, sem banners, imagens e outros itens que não sejam diretamente relacionados com o conteúdo em questão.

Existem duas formas de se editar a impressão de uma página: fornecendo uma URL ao portal ou utilizando um bookmarklet, que fica posicionado na barra de links de seu browser.

O processo requer três passos:

  1. Fornecer a URL ao portal
  2. Remover os itens que não se deseja imprimir
  3. Imprimir

O bookmarklet pode ser adicionado diretamente na barra de favoritos do browser, acrescentando o endereço http://www.printwhatyoulike.com/bookmarklet Com o bookmarklet instalado em sua barra de favoritos, basta navegar para a página desejada e clicar no link do bookmarklet para iniciar o processo. É mais simples do que fazer a impressão a partir do portal.

Todas as páginas da Dicas-L tem uma versão sem imagens e anúncios e o link é acessado a partir do final do texto, o ícone da impressora. Para facilitar também o acesso por deficientes visuais, o primeiro link da página, no canto superior esquerdo, é um link com o texto "Acesso direto ao conteúdo". O texto é grafado com letra branca em fundo branco, para não ser visível por quem não precisa dele, mas mesmo assim útil para quem quer chegar ao conteúdo mais rapidamente.

Esta dica foi uma sugestão do leitor Éder, publicada como comentário no artigo "Print Friendly: Economia de papel e tinta na impressão de páginas web".


Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

 

 

Opinião dos Leitores

Caio
03 Set 2015, 10:45
Jóia!
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script