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Os 10 Mandamentos Anti-Spam para os Usuários de e-mail
Colaboração: Renata Cicilini Teixeira
Data de Publicação: 27 de Agosto de 2004
Quando se fala em segurança de redes, uma das comparações muito utilizadas
é a que se refere ao usuário como sendo o "elo mais fraco da corrente".
Assim, há um consenso entre os profissionais da área de segurança da
informação sobre a necessidade da educação e conscientização do usuário
sobre os cuidados e as melhores práticas para uso da rede. Esta realidade
se repete quando o assunto é o spam. Afinal, usuários conscientes se tornam
importantes aliados no combate ao spam.
Em busca de uma maneira bem-humorada de conscientizar os usuários
sobre o spam, resumi os "10 Mandamentos Anti-Spam para os Usuários de
e-mail". São eles:
- Não pratique spam. Conheça e siga a Netiqueta: é um bom começo!
- Não responda a e-mails de spam, pois assim estará confirmando
a legitimidade do seu e-mail e, com certeza, não sairá mais da lista
do spammer.
- Não se envolva em discussões com spammers, pois estas são
desgastantes, improdutivas e não apresentam resultados positivos.
- Não repasse vírus, correntes, boatos, lendas urbanas e quaisquer
outras histórias mirabolantes, nem tampouco fraudes ou golpes. Quando
tiver dúvida sobre a legitimidade do remetente do e-mail ou da
veracidade do conteúdo deste, não o repasse. Convém verificar as
informações recebidas. Para tanto, recomenda-se consultar sites
confiáveis, especializados em manter dados sobre os mais recentes
vírus, códigos maliciosos, boatos, correntes, fraudes e golpes que
trafegam na Internet. Em caso de fraudes, é recomendado consultar o
site oficial da empresa ou instituição citada no e-mail, ou ainda
entrar em contato com o suporte ou atendimento ao cliente da referida
empresa.
- Tenha sempre um antivírus instalado e atualizado periodicamente,
de maneira automática e/ou pré-agendada.
- Não faça download, execute ou instale quaisquer arquivos anexados
a e-mails sem antes checá-los com um antivírus, mesmo que tenham
sido recebidos de pessoa conhecida ou lista de amigos.
- Não faça download, execute ou instale quaisquer arquivos de sites não
confiáveis. Mesmo obtendo arquivos em sites confiáveis, recomenda-se
sempre verificar as assinaturas digitais destes.
- Preserve seu endereço de e-mail. Uma boa dica é ter endereços de
e-mail distintos para compras on-line, para disponibilizar em websites,
para o trabalho e o uso particular.
- Reclame dos spams recebidos. Não acredite nos spams que falam:
"apenas delete", "clique aqui para ser removido da lista", etc., pois,
quase sempre estes são meros artifícios, como tantos outros utilizados
para enganá-lo.
- Use uma ferramenta anti-spam. Atualmente, os filtros têm sido
um importante aliado no combate ao spam.
Sobre a autora
Renata Cicilini Teixeira é bacharel e mestre em Ciências da Computação pela
USP de São Carlos. É GCIH e auditora líder em BS 7799. Trabalhou no Centro
de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) da RNP - Rede Nacional de
Ensino e Pesquisa. Atualmente, trabalha na área de Segurança da Informação
no CPqD - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações. As
principais áreas de interesse da autora são segurança da informação,
tratamento de incidentes de segurança, políticas de segurança, auditoria e
análise forense, além de spam. A autora ministra cursos e palestras sobre
temas relacionados às suas áreas de interesse. Pode ser contatada por meio
do e-mail: <rciciteixeira (a) uol com br> e também mantém uma home-page, onde
disponibiliza referências e artigos: http://www.cicilini.com.br
No dia 2 de setembro, às 19h, a Renata fará o lançamento de seu livro
Combatendo o Spam:Aprenda como Evitar e Bloquear E-mails Não-solicitados
na Saraiva Mega Store do Shopping Iguatemi de Campinas.o