você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

OpenMSX - não deixe o Galaga morrer!

Colaboração: Cesar Brod

É sexta-feira, dia de desopilar o fígado dos humores da semana e, então, vamos a uma dica de lazer. Em alguns artigos que escrevi para o Dicas-L contei que sou fã do jogo Galaga. Como eu o jogava em um MSX, mato a saudade do jogo com o emulador OpenMSX, um projeto bastante ativo.

Para jogar, você vai precisar de três coisas:

1. O OpenMSX e sua interface gráfica, o OpenMSX-Catapult. Em Debian e outras variantes isso é resolvido de maneira muito simples:

  sudo apt-get install openmsx-catapult

Aceite os prerrequisitos e pronto! Claro, seu gerenciador de pacotes também tem a opção de instalação, caso você não goste de usar a linha de comando.

2. Uma ROM do Galaga, ou seja, o programa do jogo. Procure no Google pelas palavras:

  galaga msx rom

Você obterá uma lista de lugares a partir dos quais pode baixar o Galaga (e muitos outros jogos e aplicativos para o MSX). Eu baixei desse link aqui.

3. Um joystick, a não ser que você não tenha muito amor pelo seu teclado. Pode ser um bem baratinho, com conexão USB. Até agora, não tive experiências ruins com nenhum joystick no Galaga.

Pronto! Agora pressione simultaneamente as teclas ALT e F2 e digite o comando

  openmsx-catapult

(você também pode digitar isso em um terminal). Uma caixa de diálogo pedindo que você confirme as pastas onde está o executável e os arquivos compartilhados do OpenMSX será aberta. Se você executou a instalação como ela foi descrita aqui, basta clicar em Ok. O Catapult irá verificar quais máquinas o OpenMSX é capaz de emular e, após alguns minutos, o processo terminará e você deve clicar em Done.

Agora, basta você selecionar o arquivo da ROM do Galaga que você baixou e colocá-la no primeiro cartucho, como acontecia na máquina real. Clique em Cart A > Browse ROM Image e navegue em seu sistema de arquivos para encontrar o arquivo. Na aba Misc Controls, no topo da janela do Catapult, você deve selecionar o joystick que vai usar em Joystick Port 1 (tipicamente, joystick1). Agora clique em Start. Antes, porém, baixe o volume!

Divirta-se!

O Galaga é um jogo que faz muito parte do universo nerd. No filme "The Avengers", Tony Stark denuncia um operador da sala de controle que estava jogando. Veja abaixo:

Link para o vídeo no Youtube

Quando me sobrar um tempo, quero roubar a ideia desse vídeo aí embaixo, mas usando meu smartphone Android:

Link para o vídeo no Youtube
Em seu livro Aprenda a Programar: a arte de ensinar o computador, dentre outras coisas Cesar Brod ensina a escrever o jogo Pong em Scratch e em Python.

Cesar Brod ministra cursos in-house adequados à necessidade de sua empresa, além de atuar como coach de equipes ágeis. Visite nosso portal para saber mais ou entre em contato diretamente com o autor para mais informações.



Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod