você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

nwipe - deleção segura dos dados de um disco rígido

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 04 de janeiro de 2018

Uma preocupação que poucas pessoas manifestam, mas que é muito relevante, é a limpeza total de um disco rígido antes de passá-lo para terceiros, enviá-lo para reciclagem ou qualquer outra finalidade. As técnicas de recuperação de dados existentes são realmente fantásticas, e se o seu disco rígido contém qualquer tipo de informação que possa vir a prejudicá-lo de uma forma ou outra, vale a pena apagar completamente todos os seus dados.

O software nwipe, de autoria de Andy Beverley, é uma versão modificada do aplicativo dwipe de autoria de Darik Horn.

O software nwipe exige que a partição a ser apagada esteja acessível e possa lida, caso contrário o dispositivo não será detectado. Se o disco não possuir uma partição, o nwipe não conseguirá ver e acessar o dispositivo.

A tela abaixo representa o meu sistema pessoal. Foram detectados quatro discos rígidos: /dev/sda, /dev/sdb, /dev/sdc e /dev/sdd

Usando as teclas de movimento para cima e para baixo em seu teclado, navegue para o dispositivo que você deseja apagar e pressione a tecla de espaço para selecioná-lo.

A barra inferior do programa contém os atalhos de teclado para as diferentes opções do programa e também para comandar o início das operações.

As opções de deleção dos dados podem ser visualizadas pressionando-se a tecla M, de Method. Estão disponíveis quatro opções:

  1. Quick Erase
  2. RCMP TSSIT OPS-II
  3. DoD Short
  4. DoD 5220.22-M
  5. Gutmann Wipe
  6. PRNG Stream

Todas as opções apresentam um breve relato de seu funcionamento e o nível de segurança obtido.

Por exemplo, segundo a descrição do método PRNG Stream:

Este método preenche o dispositivo com um fluxo de dados gerados a partir de um gerador de números pseudorandômico (Pseudorandom Number Generator). É provavelmente o melhor método a ser usado em discos rígidos modernos pois os esquemas de codificação variam. Este método apresenta um nível médio de segurança com 4 passadas e um alto nível de segurança com 8 passadas.

IMPORTANTE: o programa nwipe não emite nenhum alerta antes de começar a apagar o disco rígido, então, certifique-se de que você selecionou o dispositivo correto antes de iniciar o processo de deleção.

Mais importante ainda, antes de usar, explore as diversas opções para determinar a configuração que melhor lhe convir.

Para instalar em sistemas Debian GNU/Linux e derivados, digite:

 sudo apt-get install nwipe 


Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script