De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Niouz

Colaboração: Luis Felipe Strano Moraes

Data de Publicação: 05 de Novembro de 2004

O niouz é um servidor de notícias (NNTP Network News Transfer Protocol) que é baseado na idéia de "faça a coisa mais simples que possa funcionar" (http://c2.com/cgi/wiki?DoTheSimplestThingThatCouldPossiblyWork). Ele é implementado em Ruby (http://www.ruby-lang.org) e possui mais ou menos 600 linhas de código no total (comentários inclusos).

Embora ele não possua todas as características de um servidor de notícias de grande porte como o CNews ou INN (ele não se comunica com outros servidores, só com clientes por exemplo), ele serve muito bem para configurar newsgroups para um conjunto pequeno de pessoas.

O autor não garante que ele conseguiria escalar para mais do que algumas dezenas de pessoas, porém como ele é bem pequeno, e seu código simples de entender, ele se torna um candidato perfeito para ser utilizado por exemplo por uma equipe de programadores, pois pode facilmente ser alterado para se adaptar às necessidades dessa equipe.

Algumas características dele :

  • um arquivo só (sem dependências a não ser Ruby 1.8 instalado)
  • pequeno (menos de 600 linhas), código simples, fácil de customizar
  • geralmente faz a coisa mais fácil que poderia funcionar
  • banco de dados simples, fácil de manipular externamente caso preciso
  • implementa todos os comandos básicos de NNTP, mais algumas extensões
  • funciona com todos os clientes de news principais
  • não expira nem perde artigos
  • muito espaço para expansão

E tocando neste último ponto, o autor não tem mais tempo para continuar desenvolvendo o produto ativamente, e está a procura de um outro mantenedor. Segundo ele é um projeto bom para quem ainda é iniciante em Ruby e está querendo fazer alguma coisa pela comunidade.

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Luis Felipe Strano Moraes