Assine a Lista Dicas-L
Receba diariamente por email as dicas
de informática publicadas neste site
Para se descadastrar, clique aqui.
Montando uma imagem ISO
Colaboração: Ivan de Gusmão Apolonio
Data de Publicação: 31 de Julho de 2001
Antes da dica de hoje, gostaria de anunciar mais um sistema Rau-Tu. Este fica na Univates e aborda sistemas Linux e StarOffice. O endereço é http://rau-tu.univates.br.
Montando uma imagem ISO
Atualmente é comum estarem disponibilizados para dowload arquivos ISO de imagem de CD. Os arquivos ISO tem como principal vantagem poder gravar um CD de modo que ele fique idêntico a um CD comprado.
A desvantagem é que os arquivos geralmente são muito grandes, existindo grandes possibilidades de haver interrupções durante o download e conseqüentes arquivos corrompidos. Caso a imagem ISO esteja corrompida, pode se perder a mídia ao gravar um CD. E agora? O que fazer para testar se a imagem está OK antes de gravar um CD??
Seus problemas acabaram! Existe a possiblidade de se montar uma imagem ISO como se fosse um CD.
mount -o loop -t iso9660 arquivo_imagem.iso /mnt/ponto_de_montagem
Caso a imagem monte corretamente, é bem provável que o arquivo não está corrompido e que pode ser gravado sem medo num CD. Na verdade, não é necessário gravar um CD, a não ser que você precise bootar pelo CD, caso contrário, pode-se apenas montar a imagem no diretório que se for usar.
Veja a relação completa dos artigos de Ivan de Gusmão Apolonio
Referências Adicionais
Referências adicionais sobre os assuntos abordados neste site podem ser encontradas em nossa Bibliografia.
Avalie esta dica
Opinião dos Leitores
29 Jul 2010, 12:56





