Acesso direto ao conteúdo
Logotipo Dicas-L, por Ricardo Burile
Visite também: Ipok ·  Segurança Linux ·  UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  NoticiasLinux ·  BR-Linux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais]   
 

Você está aqui: Home  → Arquivo Dicas-L

 

Lan University

Assine a Lista Dicas-L

Receba diariamente por email as dicas
de informática publicadas neste site
Para se descadastrar, clique aqui.

Ligue seu micro remotamente (wake on lan)

Colaboração: Renato Mangini

Data de Publicação: 01 de Dezembro de 2007

Tenho uma configuração ideal para trabalhar em casa: um roteador+firewall, um PC com muito disco e um notebook. Porém, precisava com frequência acessar o meu computador de casa quando estava em viagem ou em algum cliente (por exemplo, para o repositório subversion, via SSH). Não gosto da idéia de deixar o computador ligado 24x7, pois baixo pouca coisa e acho um gasto de energia ($$) desnecessário.

Pois bem, para resolver esse problema configurei o tal Wake-on-LAN que muitos devem ter ouvido falar, para funcionar como Wake-on-WAN. Tem alguns caveats que descrevo abaixo, pois podem ser úteis para mais algúem.

Wake-on-LAN (WoL)

Se a sua placa-mãe suportar, o seu computador poderá ser ligado ao receber um pacote especial (chamado de Magic Packet) via UDP. O pacote deve conter uma sequência de bits predefinida (alguns 0xff) seguida do endereço MAC da sua placa de rede repetida três vezes. Ao reconhecer um pacote com esse formato chegando via protocolo UDP em uma determinada porta (geralmente 7 ou 9), a placa de rede aciona um dispositivo da sua placa-mãe e inicializa o computador. A placa de rede fica meio que hibernando enquanto o computador está desligado, e só responde a esse magic packet.

Mais informações sobre WoL na [Wikipedia http://en.wikipedia.org/wiki/Wake-on-LAN]

Quick-and-dirty WoL for (not-so) dummies

  1. Configurar a sua BIOS para permitir o WakeOnLan. Aproveite e confira qual a porta em que ele aceita os magic packets. Geralmente é a porta UDP 9.

  2. Configurar o seu roteador/firewall para, ao receber um pacote em uma porta arbitrária, redirecioná-lo para a porta correspondente do WoL. No meu caso, uso um roteador DLink DI-624. A porta aceita pela minha placa-mãe é a 9, e tive que fazer uma gambiarra para funcionar (veja observação abaixo). Se seu computador está ligado direto ao cable/ADSL modem, pode saltar esse passo;

  3. Arranjar um jeito de saber remotamente qual o IP da sua subrede. Uma idéia é usando um serviço de IP dinâmico, como o http://www.dyndns.com ou o http://www.no-ip.com . Alguns roteadores, como o DI-624, permitem configurar sua conta nesses serviços. Assim, se a energia acabar, quando o modem ADSL/cabo voltar um novo IP pode ter sido fornecido pelo seu provedor. O roteador, nesse caso, atualiza o DNS dinâmico automaticamente;

  4. Baixar e instalar no cliente (máquina que vai enviar o pacote) um programa que monta e envia o Magic Packet. Eu usei um [script em Perl http://gsd.di.uminho.pt/jpo/software/wakeonlan/], mas tem programas para várias outras linguagens. Para executá-lo, é necessário saber qual o IP ou nome da sua rede (veja item anterior), e o MAC address da sua placa de rede (digite ipconfig no Windows ou ifconfig no Linux).

Problemas com roteador/firewall

Se, por definição, a máquina que queremos ligar está desligada, então ela não obteve ainda um endereço IP e por isso não dá para configurar o roteador para fazer forwarding para o IP dela. A solução seria um broadcast para toda a rede, correto? (por isso que se chama Wake on LAN, e não Wake on WAN). O problema é que a maior parte dos roteadores não permite port forwarding para o endereço de broadcast da rede. O meu, inclusive, é um desses (Dlink DI-624).

Na tela de configuração avançada (Advanced->Virtual Server) do DI-624, tem um campo para endereço IP. Colocando o valor 192.168.0.255 (broadcast) gera um erro. Analisando a página, vi que a validação acontece no Javascript da página, e tentei arriscar olhando o formulário que é enviado. Mandei o formulário diretamente via GET e... adivinhem... funcionou! :-) Então, apesar da página de configuração não permitir, no software do roteador não há nenhuma restrição a broadcast, e funciona perfeito.

Para os preguiçosos, no caso do DI-624, basta acessar a seguinte URL (mude em pubPort e priPort os valores adequados para a sua configuração): http://192.168.0.1/adv_virtual.cgi?editRow=-1&delrow=-1&name=Wake+on+lan&ip=192.168.0.255&protocol=17&priPort=9&pubPort=1234&schd=0&hour1=0&min1=0&am1=0&hour2=0&min2=0&am2=0&day1=0&day2=0

Depois, confira em http://192.168.0.1/adv_virtual.html se apareceu uma regra de forwarding com o nome de "Wake on lan".

Li também que alguns roteadores permitem essa configuração por meio da interface telnet, mas não pela Web. Neste caso, basta logar via Telnet e tentar, conforme as instruções específicas do seu roteador.

Outra opção, caso o roteador tenha servidor telnet, é logar nele e tentar configurar uma entrada estática na tabela ARP.

Se não for possível fazer broadcast nem mudar a tabela ARP, aí desista. Provavelmente não terá jeito :-(

 

 

Veja a relação completa dos artigos de Renato Mangini

Formato PDF
Newsfeed RSS
Formato para impressão
PDF RSS Imprimir

Referências Adicionais

Referências adicionais sobre os assuntos abordados neste site podem ser encontradas em nossa Bibliografia.

Avalie esta dica

  • Currently 2.99/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Avaliação: 3.0 /5 (2701 votos)

Opinião dos Leitores

jose rodolfo durante
17 Set 2013, 23:35
1. com placa de rede on-board não acho porta aberta mas ligo o
PC pela rede doméstica.
2. com placa de rede off-board acho as portas 7 e 9 abertas
mas não consigo ligar o PC nem pela rede.
Meu roteador é o D-LINK DI-524
Onde devo procurar erros?
Obrigado
Rodolfo
Ederson Weber
01 Jun 2012, 18:39
Funcionou, mas tive que mudar parte do script colocando &enable=1 [...]?editRow=-1&delrow=-1&enable=1&name=Wake+on+lan[...] para aparecer ele habilitado nas regras, conhecimento em HTML, JAVA, CSS e PHP são bem uteis n essa horas, agora ficar xingando o cara pq vc n entende essas linguagens básicas é sacanagem. parabens pelo tutorial, esta funcionando perfeito aqui. Abraços.
Pedro Albino
27 Jan 2012, 18:56
Olá, tenho um <a href="http://www.emc.com.br/locacao/aluguel-computador/">computador de aluguel</a> e consegui configurar perfeitamente, muito bom, agora consigo economizar energia, quando preciso acessar meu PC la da empresa, funciona perfeitamente.

obrigado pela dica
Daniel
11 Nov 2011, 16:49
Consegui ligar o meu pc pela internet mesmo após a queda de energia. Tenho mode dsl-500b com o roteador da tp-link.
O modem está configurado em modo bridge. (quem disca é o tp-link). No tp-link reservei um ip para o pc no item DHCP. Fiz o redirecionamento da porta 9 para esse ip (no item fowarding). No item Security - Remote Management hablitei o acesso remoto alterando o item Remote Management IP Address para 255.255.255.255. Assim habilita o acesso á pagina do roteador via internet. Fiz uma conta no Dyndns e preenchi os dados no item Dynamic DNS. No Setup do pc no item Power Management Setup habilitei os itens PME event Wake Up e o Power On By Ring. Nesse mesmo item so setup alterei o AC Back Function para Memory.
Pronto tudo configurado foi só instalar o programinha wol magic packet sender e preencher os dados solicitados nos campos.
joao
10 Nov 2011, 10:02
bom dia a todos,
tenho um d-link DVA-317oi e o meu problema é esse mesmo ... nao consigo ligar via internet o computador que está á distancia.
já experimentei mil maneira ... e só dá num curto espaço de tempo depois de desligar o computador (tipo 5/10 minutos) depois ... deixa de dár pura e simplesmente.
já tentei ligar um d-link dir-625 a este (e depois de abrir as portas 9 udp em todos) continua sem dár.
Pedia ajuda a todos que sabem e percebem mais de redes, para conseguir fazer isto.
Obrigado
maik vasconcelos
01 Nov 2011, 21:08
olá pra todos, tenho um servidor de cameras na minha loja e as veses depois de uma queda de energia preciso ligar ele, e pra nao me deslocar a 3km gostaria de configurar o Wake on LAN. ja baixei um programinha (Wake on LAN GUI) so que eu nao sei onde conectar o cabo na placa mae e onde achar a placa de rede com entrada...por favor quem souber e puder me ajudar desde ja obrigado.
Marcio
04 Out 2011, 13:19
me ajudem. funciona tudo tanto pelo lan ou wan mas se eu desligo a maquina ou o roteador aí nao funciona. so funciona quando a maquina é ligada pelo menos uma vez aí entao funciona o wake. mas se por exemplo ter uma queda de energia ai nao funciona ! alguem sabe como resolver.
Fernando
26 Mai 2011, 20:45
Olá Renato, boa noite!

Estou encontrando dificuldades em fazer o WoL funcionar via internet para ligar meu computador doméstico daí pesquisando na net cheguei a este teu post. Possuo um modem D-Link 500B e já tentei fazer algumas configurações no mesmo e nada! Engraçado é que tudo me parece estar correto, pois eu abro o programa WOL Magic Packet Sender em meu local de trabalho e fico enviando "Magic Packets" para meu computador (que já se encontra ligado e no qual estou conectado remotamente) e o mesmo recebe estes pacotes. Tenho este mesmo programa instalado em casa e o coloco no modo Receive e o mesmo acusa o recebimento dos pacotes. O que pode estar ocorrendo ? Já fui à BIOS e habilitei o WoL. Alguma sugestão?

Grato pela atenção.
Ezequiel
19 Fev 2011, 21:10
Parabéns pelo tutorial!!!
carlos
04 Jan 2011, 11:02
passa ai pra mim baixar o pograma q ligas as maquinas obrigado
CMS
26 Nov 2010, 00:14
Paulao, esta dica e este recurso, só funcionam se a pessoa tiver o minimo de interesse e conhecimento tecnico para entende-la. O Tutorial está otimo, e o autor está de parabens. infelismente nem todo mundo reconhece que o fato de não entender está na verdade ligado a pouca experiencia de alguns. Aconselho tentar se aprofundar nos assuntos, antes de lançar qualquer crítica. Tecnologia é paciencia pessoal.
Matheus
31 Out 2010, 12:08
Paulo, o tutorial necessita de um mínimo de massa cerebral para entendê-lo! Infelizmente nem todos há possuem.
Dyego
07 Out 2010, 10:33
Muito bom, gostei muito.
E inclusive o meu roteador é esse aí mesmo.
Paulao
23 Set 2010, 00:13
Falou Falou e nao falou nada. Péssimo.
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script
3ª geração do Under Servidor Cloud




 

As Palavras Mais Comuns da Língua Inglesa - 2ª edição