você está aqui: Home → Arquivo de Mensagens
Colaboração: Joaquim Pires da Silva Filho
Data de Publicação: 13 de dezembro de 2013
O conjunto de doenças causadas por esforço repetitivo recebe o nome de LER (Lesão por Esforço Repetitivo). Ela envolve tenossinovite, tendinite, bursite e outras doenças. A LER e seus sintomas são conhecidos a mais de um século, mas foi a partir da década de 1990 que se tornou mais frequente, sobretudo pelo uso intensivo de computadores em algumas profissões.
Fonte: Cymru Chiropractic
A prevenção da LER começa na observação do seu dia a dia. Antes de qualquer atividade intensa e repetitiva faça alongamentos, e outros exercícios para trabalhar cada região corporal. Isso acelerará a circulação sanguínea e aumentará a quantidade de oxigênio disponível para os músculos fazerem seu trabalho. Sobretudo em baixas temperaturas ou antes das práticas esportivas, é ainda mais importante fazer alongamentos e aquecimentos.
Faça exercícios para fortalecer os músculos que serão mais exigidos. Além de facilitar o desempenho da atividade, você estará prevenindo o desgaste prematuro da região.< br />
Tenha em mente que você tem apenas um corpo. Assim, pratique as medidas preventivas em todos os locais que você frequenta e que necessitam de esforço repetitivo.
Se o seu local de trabalho não for propício, incentive o seu empregador para as práticas preventivas. Mostre para ele que um local ergonomicamente preparando para o trabalho e ações preventivas, tal como o rodízio de atividades ou pausas para alongamentos ou exercícios durante o trabalho, podem aumentar a eficiência do grupo e prevenir baixas no quadro funcional.
Para saber mais a respeito de LER/DOR
Cartilha da UFPR sobre LER com dicas e exercícios
Vídeos:
Um abraço e até breve!
O autor é especialista em Gerência de projetos de TI, e mantém um site de Educação a Distância no endereço: http://www.espacotech.com