você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

iptraf - monitoramento do tráfego de rede

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 18 de dezembro de 2015

O programa iptraf de autoria de Gerard Paul Java, exibe informações detalhadas sobre o tráfego de sua rede, permitindo-lhe acompanhar em tempo real o que está acontecendo em seu servidor.

A tela inicial apresenta o menu principal, de acesso a todos as funcionalidades. Para selecionar uma opção, use as teclas de movimento para cima ou para baixo, ou diretamente a partir do teclado, pressionando a letra de cada opção com destaque na cor azul.

Uma vez selecionada a opção desejada, precisamos selecionar qual das interfaces de rede existentes desejamos monitorar, ou mesmo, se queremos que os dados de todas elas sejam exibidos.

A tela a seguir é um exemplo de ativação da primeira opção (IP traffic monitor). Podemos ver a origem das conexões, o tipo de protocolo utilizado, o status (fechado ou aberto).

A próxima tela exibe estatisticas globais do tráfego das interfaces de rede:

Estas são apenas algumas das opções disponíveis. Para saber mais, consulte a documentação do programa.

Para instalar em sistemas Debian BGU/Linux e derivados, digite:

  sudo apt-get install iptraf

Fonte: Awesome but often unknown Linux commands and tools

Veja também



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

Opinião dos Leitores

Dorian Bolivar
18 Dez 2015, 16:25
Certamente uma ferramenta indispensável ao sysadmin Linux! Complemento a dica com uma coisa: em algumas máquinas, notei que o IPTraf não funcionava direito, não exibindo as interfaces de rede a monitorar. Não investiguei a fundo o porquê disso, mas notei em comum kernel >= 4.0 e hardware recente, com nomes de interfaces "previsíveis" (ex. enp2s0 ao invés de eth0). A solução foi instalar o "iptraf-ng" (Next Generation), um fork do IPTraf original, também disponível no repositório do Ubuntu e outras distros. A última versão do IPTraf é a 3.0.0, de setembro de 2005, já antiga.

https://fedorahosted.org/iptraf-ng/
Ronaldo de Carvalho
18 Dez 2015, 10:38
Oi, parabéns pela qualidade e aplicabilidade de suas dicas. Tens facilitado muito e aumentado, de forma significativa, a visão de meus superiores com relação as facilidades que tenho implementado no meu local de trabalho. OBRIGADO!
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script