você está aqui: Home → Arquivo de Mensagens
Colaboração: Leandro Ap. Roberto
Data de Publicação: 25 de Maio de 2006
Quando todas as tentativas de instalação do MySQL falharem, utilize esse guia!
A instalação do servidor MySQL geralmente e de fácil execução em distribuições que trabalham com pacotes RPM. Já no Slackware, que não possui tal recurso, apelamos para os pacotes tarbal (tar.gz). Abaixo um passo-a-passo do procedimento(Este how-to foi testado na distribuição Slackware 10.1):
#> tar -xzvf mysql-5.<versao do pacote>;
#> groupadd mysql #> useradd -g mysql mysql #> ./configure --prefix=/usr/local/mysql —with-unix-socket-path=/usr/local/mysql/mysql.sock #> make #> make install #> cp support-files/my-medium.cnf /etc/my.cnf #> cd /usr/local/mysql #> bin/mysql_install_db --user=mysql #> chown -R root . #> chown -R mysql var #> chgrp -R mysql . #> bin/mysqld_safe --user=mysql &Os comandos acima especificam o diretório de instalação do Mysql, apontam o caminho para o arquivo mysql.sock, e dão as permissões para os arquivos necessários além de executar o servidor pela primeira vez. Fácil, não? Então vamos deixar mais completo nosso mysql: edite o arquivo /etc/profile e insira na string o diretório do mysql;
PATH="/usr/local/bin:/usr/bin:/bin:/usr/X11R6/bin:/usr/games:/usr/local/mysql/bin" (:/usr/local/mysql/bin)Copie o arquivo mysql.server que está dentro da pasta de onde rodamos a instalação do mysql, support_files, para o diretorio de inicialização do Slackware /etc/rc.d Troque seu nome de mysql.server para rc.mysql e de premissão de leitura e execução:
#> chmod 755 rc.mysqlReinicie o pc e boa diversão!