Acesso direto ao conteúdo
Logotipo Dicas-L, por Ricardo Burile

Busca

Visite também: Segurança Linux ·  UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  NoticiasLinux ·  BR-Linux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais]   
 

Você está aqui: Home  → Arquivo Dicas-L

 

Assine a Lista Dicas-L

Receba diariamente por email as dicas
de informática publicadas neste site
Para se descadastrar, clique aqui.

Infraestrutura para Aplicações Web Seguras parte 3 - Aplicação ( Cont. )

Colaboração: Alexandro Silva

Data de Publicação: 19 de março de 2010

Para completar o post anterior eu não poderia deixar de lado os nossos amigos e companheiros de luta - OS DESENVOLVEDORES. Sim esses abnegados amigos que defendem com unhas e dentes seus sistemas desenvolvidos seguindo padrões de qualidade criados por eles próprios.

Eu não sou expert no assunto muito porque como desenvolvedor eu sou um bom cozinheiro. Por isso indico o site do grande Wagner Elias.

Referências - Desenvolvimento Seguro

As referências acima ajudarão os desenvolvedores compreenderem como desenvolver aplicações de forma segura. Sabemos que nunca estaremos 100% seguros, porém o mais importante e o mais gratificante é saber que ao tentar detectar/explorar uma falha numa aplicação ou em um sistema o atacante viu que as portas foram bem fechadas e com o aumento da complexidade a grande maioria desiste.

Para finalizar com chave de ouro, indico a leitura de um texto muito engraçado e totalmente verdadeiro feito pelo meu amigo Lício Fonseca - Desenvolvedores: O que o seu SysAdmin gostaria que você soubesse.

Blog do Autor: http://blog.alexos.com.br

Financiamento estudantil para cursos do Ensino Superior

Fonte: Revista Nova Escola - Editora Abril

Mudança na legislação facilita as condições de pagamento dos empréstimos do Fies para quem quer cursar licenciatura. Conheça as novidades

Ana Rita Martins (<ana martins (a) abril com br>)

Na tentativa de reduzir a escassez de professores com formação adequada à área em que lecionam, o Ministério da Educação (MEC) decidiu oferecer incentivos para quem quiser cursar graduações ligadas ao magistério. Após o encerramento das inscrições do Programa Universidade para Todos (Prouni) em fevereiro, as atenções agora se voltam para o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), que banca até 100% da mensalidade dos graduandos - vale tanto para quem já estava na universidade como para quem acabou de ingressar.

Em janeiro passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou alterações nas características do fundo (leia o quadro abaixo). Uma novidade importante beneficia os estudantes de licenciatura. Os recém-formados que ingressarem na rede pública ou que já atuem nela podem abater 1% do saldo devedor a cada mês trabalhado. Na prática, com 100 meses, o docente quita seu financiamento sem desconto salarial.

Outras mudanças valem para todas as graduações. A taxa anual de juros do empréstimo tomado no banco, por exemplo, caiu de 6,5% para 3,5%. Já o prazo de quitação da dívida aumentou para três vezes o tempo de financiamento. A estimativa é de que o Fies contemple 200 mil estudantes este ano.

Como funciona o programa

O Fies custeia o estudo de 480 mil alunos em 1,5 mil instituições de Ensino Superior e tem inscrições abertas o ano todo.

Informações gerais

O que é

Programa destinado a financiar cursos de graduação (prioritariamente) e cursos de pós-graduação e de Educação profissional em nível técnico (havendo disponibilidade de recursos e a critério do MEC).

Porcentagem de financiamento

50, 75 ou 100% do valor do curso.

Número de vagas para 2010

200 mil (estimativa).

Como se candidatar

Período de inscrição

O ano todo, a partir deste mês, no site www.mec.gov.br.

Pré-requisito financeiro

Para requerer a bolsa de 100%, comprovar que 60% da renda familiar bruta está comprometida com gastos fixos. Estudantes de licenciatura ou bolsistas parciais do Prouni estão livres dessa exigência.

Pré-requisito acadêmico

Estar matriculado numa graduação em instituição que tenha aderido ao Fies e que possua conceito maior ou igual a 3 no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Formas de pagamento

Em dinheiro

  • A cada três meses, o estudante paga uma taxa de 50 reais ao Fundo.
  • Depois de formado, ele tem carência de 18 meses (pagando nesse período apenas os 50 reais trimestrais) para começar a quitar o financiamento.
  • No início da quitação, ele arca, em prestações mensais, com o custo do último semestre cursado. Após esse período, o valor restante é dividido em parcelas iguais por até três vezes o período de duração do financiamento.

Com trabalho Graduandos de licenciatura que ingressem na rede pública ou professores que já atuem nela por pelo menos 20 horas semanais podem pagar o financiamento com trabalho, abatendo 1% do saldo devedor a cada mês.

Exigências durante o curso

Renovação Semestral.

Aproveitamento acadêmico

No mínimo 75% nas disciplinas cursadas no período letivo.

Veja a relação completa dos artigos de Alexandro Silva

Formato PDF
Newsfeed RSS
Formato para impressão
PDF RSS Imprimir

Referências Adicionais

Referências adicionais sobre os assuntos abordados neste site podem ser encontradas em nossa Bibliografia.

Avalie esta dica

  • Currently 2.96/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Avaliação: 3.0 /5 (879 votos)

Opinião dos Leitores

ANDREI DE S. MACIEL
28 Jan 2011, 16:58
o governo federal esta de parabens.
pois esse é um projeto otimo
onde visa a igualdade entre as sociedades
eu faço parte e assino em baixo..
parabens lula..
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script
Lan University

Submarino.com.br

Encontre imóveis, apartamentos e casas a venda no Imobilien
Saiba mais

 

 

Procure pela casa ou apartamento ideal à venda ou para aluguel na busca inteligente do Imohoo
Buscar imóveis