você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

GVfs - Gnome Virtual File System

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 30 de novembro de 2016

Usando o navegador Nemo do ambiente GNOME de sistemas operacionais GNU/Linux temos acesso a algumas funcionalidades muito úteis, que muitos desconhecem.

Por exemplo, ao clicarmos sobre arquivos do tipo zip, tar, deb, dentre outros, o navegador automaticamente inicia uma ação abrindo o aplicativo capaz de interpretar o arquivo desejado.

Ao clicarmos sobre um arquivo zipado, é aberta uma janela exibindo o conteúdo do arquivo e, podemos então, extrair todo o conteúdo para uma outra pasta ou então exibir um ou mais dos arquivos.

Não precisamos expandir o arquivo zipado para ver o seu conteúdo. Por exemplo, na tela abaixo, basta clicar sobre um dos arquivos para obter uma visualização de seu conteúdo. Neste caso em particular, selecionei uma imagem.

Posso também excluir do arquivo zip um ou mais arquivos. Basta selecioná-los e pressionar a tecla <del>.

Basta então confirmar sua opção para que o arquivo seja efetivamente deletado.

O exemplo acima, com um arquivo zipado, pode ser repetido para arquivos de diversos outros formatos, como tar, tar.gz (tgz), rar, etc.

Para extrair todos os arquivos, basta clicar no botão com a legenda Extrair, no canto superior esquerdo, e selecionar em seguida o diretório onde os arquivos serão gravados.

Observe que os arquivos serão extraídos para o diretório Área de Trabalho, selecionado na coluna da esquerda. Ao final do processo é exibida uma tela relatando o sucesso ou algum erro ocorrido durante o processo.

Estes recursos fazem parte dos módulos GVfs, abreviação para Gnome Virtual File System. O objetivo principal é exatamente este que foi demonstrado, você não precisa saber qual programa em particular deve ser usado para abrir determinado tipo de arquivo, é só deixar isto a cargo do próprio navegador.

Para finalizar, mais um exemplo. A partir do navegador, utilizando o protocolo sftp (secure ftp) eu me conecto remotamente ao servidor da Dicas-L. Após fornecer o nome do usuário e a senha, eu consigo navegar pela árvore de diretórios e realizar cópias, edições, deleções, etc.

Saiba mais

GVfs - Gnome Virtual File System



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script