GIMP - Converta imagens coloridas em imagens preto e branco (grayscale)

Colaboração: Luciana Mizutani

Data de Publicação: 09 de Maio de 2005

Esta mensagem contém imagens e poderá ser melhor visualizada no site

GIMP significa GNU Image Manipulation Program e é uma alternativa livre (licença GPL para tratamento de imagens de qualidade comparável e até mesmo superior às alternativas comerciais.

Existem algumas maneiras de converter imagens coloridas para imagens preto e branco no GIMP.

imagem 1a imagem 1b
imagem 1c imagem 1d

A primeira e mais simples é através do comando** Imagem/Modo/Escala de Cinza. O resultado deste tipo de conversão é a figura1b**. Essa função transforma a imagem colorida de três canais (vermelho, azul e verde) de 24-bit em uma imagem preto e branco de um canal 8-bit. Comparando com as outras duas imagens é possível perceber que a essa função não tem a melhor representação de luminosidade do original, apesar de gerar imagens claras.

A segunda é através do comando Camadas/Cores/Diminuir Saturação. A retirada de saturação de uma imagem também gera imagens preto e branco. O resultado desta conversão é a figura 1c. Aplicando a diminuição da saturação a imagem continua no sistema RGB (três canais), mas os canais ficam com valores idênticos, o que gera o efeito de preto e branco. Essa opção normalmente gera imagens mas escuras.

A terceira e última é através do comando Filtros/Cores/Decompor. Em decompor escolher HSV. Que é um pouco diferente pois faz a conversão utilizando HSV (hue saturation value). Essa função decompõe a imagem original em três novas imagens preto e branco, cada uma de 8-bit, representando matiz, saturação e valores componentes da imagem. O resultado deste tipo de conversão é a figura 1d, que tem bons efeitos de luminosidade.

Das três opções a primeira e a terceira são bem utilizadas, mas o melhor método é sempre aquele que gera o efeito que você deseja na imagem que está sendo tratada.

Instalar e usar o GIMP é muito simples. Basta visitar a seção de downloads do site do produto e baixar os binários para a sua plataforma computacional. Estão disponíveis versões para Windows, Unix (incluindo Linux) e Apple Macintosh.

Visite também o sistema Rau-Tu de Gimp para encaminhar suas dúvidas aos colaboradores.

 

 

Veja a relação completa dos artigos de Luciana Mizutani

Avalie esta dica

  • Currently 2.94/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Avaliação: 2.9 /5 (3073 votos)

Opinião dos Leitores

thais
13 Jan 2013, 10:37
eu queria saber como é q eu fasso pra deixar a foto em preto e brancoe escrever nela obrigado
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script