Acesso direto ao conteúdo
Logotipo Dicas-L, por Ricardo Burile

Busca

Visite também: Segurança Linux ·  UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  NoticiasLinux ·  BR-Linux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais]   
 

Você está aqui: Home  → Arquivo Dicas-L

 

Aprenda inglês de uma vez por todas

Assine a Lista Dicas-L

Receba diariamente por email as dicas
de informática publicadas neste site
Para se descadastrar, clique aqui.

Gerenciando pacotes compilados no Slackware

Colaboração: Giovane Moura

Data de Publicação: 22 de Setembro de 2007

Muitas pessoas reclamam do Slackware da dificuldade de remover/atualizar programas que foram compilado a partir do fonte e se entrincheiraram pelos mais diversos diretórios do sistema.

Para facilitar a remoção e instalação dos pacotes, existe uma ferramenta disponível na pasta /extra do disco 2 do Slackware: É a checkinstall (até versão 11) ou slacktrack (na versão 12). Esta dica foi testada utilizando checkinstall no Slackware 11

O que ela faz? É uma alternativa ao make install (quando se compila um pacote a partir dos fontes, geralmente se usa os três comandos: ./configure , make e make install).

Como compilar/instalar uma ferramenta com ela? obs: # significa comentário

  ./configure   # não muda nada aqui
  make          # não muda nada aqui
  checkinstall  # deve-se executá-la no lugar de "make install"
  installpkg <pacote-gerado>.tgz

Desta forma, ao invés de instalar o software normalmente, este comando gera um pacote .tgz (formato de pacotes de Slackware) que então pode ser instalado e removido como qualquer outro pacote oficial Slackware.

A grande vantagem é que se tem um maior controle dos pacotes no SO e o pkgtool (gerenciador de pacotes do Slackware) continua contemplando todos os pacotes instalados)


I Encontro Nacional do Gitec

Colaboração: Angelo Marcondes de Oliveira Neto

O Gitec - Grupo Interlegis de Tecnologia, está promovendo nos dias 03, 04 e 05 de Outubro, o I Encontro Nacional do Gitec, com os seguintes temas "Comunidade de prática, tecnologia da informação e software livre aplicados ao legislativo.

O evento acontecerá na sede do Interlegis em Brasília - DF.

Veja a relação completa dos artigos de Giovane Moura

Formato PDF
Newsfeed RSS
Formato para impressão
PDF RSS Imprimir

Referências Adicionais

Referências adicionais sobre os assuntos abordados neste site podem ser encontradas em nossa Bibliografia.

Avalie esta dica

  • Currently 3.00/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Avaliação: 3.0 /5 (1388 votos)

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script
Treinamentos, Consultorias e Soluçoes em TI. Baseados em softwares livres e padrões abertos para ambientes de missão crítica

Submarino.com.br

Expressões Regulares - Uma abordagem divertida 3ª edição