De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Gerenciador de impressão Gtklp

Colaboração: Tiago Eugenio de Melo

Data de Publicação: 08 de Junho de 2005

Para quem está com dificuldade em configurar a impressora em programas como o Firefox, por exemplo, ou gostaria de ter mais recursos de impressão pode utilizar o pacote Gtklp. Esta ferramenta é fácil de instalar e possui vários recursos interessantes. Para os usuários Debian, basta digitar o comando:

apt-get install gtklp

Os usuários de outras distribuições ou que queiram compilar o pacote podem fazer o download no sítio http://gtklp.sourceforge.net. Lá é possível encontrar o procedimento, passo-a-passo, de instalação.

A ferramenta é gráfica e bastante intuitiva, inclusive com suporte ao nosso idioma. Nela, o usuário poderá escolher o tipo de borda, número de cópias, adicionar banners de impressão como confidencial, secreto, entre outros recursos.

O pacote possui também um aplicativo que faz a gerência dos jobs de impressão. Este aplicativo, o Gtklpq, permite que o usuário pare a impressora, rejeite trabalhos, entre outras operações.

O melhor de tudo é que este pacote pode ser usado em diversos aplicativos. No Firefox, por exemplo, basta abrir o menu Arquivo -> Imprimir. Na caixa de diálogo de impressão, clique em Propriedades e no campo Comando de impressão, substitua o conteúdo por gtklp. Pronto, depois que o usuário apertar no botão de imprimir, aparecerá a ferramenta com as opções disponíveis.



Veja a relação completa dos artigos de Tiago Eugenio de Melo