De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Frankstein ao Telefone

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Com relação às minhas mensagens sobre Computação Altamente Distribuída, eu mencionei uma história do Arthur Clarke onde uma rede adquiria inteligência

e o final ficava no ar.

Eu recebi uma mensagem do Ricardo Augusto Tiburcio, também da Unicamp, mencionando que a história chama-se "Frankenstein ao Telefone" e que não se tratava de uma rede de computadores e sim de uma rede telefônica. O conto foi publicado em uma coletânea chamada "O Vento Solar".

Novamente, vale a pena ler, é uma ótima história.

Outro assunto, eu dei uma palestra recentemente para explicar o meu método de aprendizado do inglês instrumental. Tinhamos 100 vagas e aceitamos 120 inscrições. No dia apareceram cerca de 50 pessoas. Muitas pessoas reclamaram que não conseguiram se inscrever pois a palestra já estava lotada.

Moral da história, 70 pessoas se inscreveram e nem deram as caras e tomaram vagas de muitos que estavam interessados. Quando será que as pessoas começarão a agir com seriedade neste país?

E não foi só agora, acontece a todo momento aqui. Acho que a solução é começar a cobrar pelas palestras gratuitas :-(



Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida