você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Expressões Regulares - Edição de livros

Colaboração: Julio Cezar Neves

Data de Publicação: 17 de julho de 2018

Sempre que encontro algo errado no meu livro (que tem atualmente quase 600 páginas) assinalo o erro e dobro a orelha da página para marcar as correções que terei de fazer na próxima edição. Pois bem, numa dessas edições esqueci de assinalar um erro numa variável do sistema. O que fazer? Tinha 2 opções ou procurar o erro no livro inteiro - o que, convenhamos, não ia ser mole - ou então montaria uma Expressão Regular no LibreOffice para pesquisar por variáveis do sistema.

Como essas variáveis começam por um cifrão ($) e seu nome só contém letras maiúsculas, números e/ou caracteres especiais (como em $_, $*, $@, $#, $$, $!, $?) montei uma Expressão Regular que casasse com todos estes casos, veja a sequência:

Quando se tecla <CTRL>+H abre-se a seguinte caixa de diálogo:

Clicando-se em "Outras opções" no canto inferior esquerdo, acima do botão de Ajuda, vem:

Onde podemos ver um checkbox para pesquisa usando Expressões Regulares e que já está marcada. Pronto agora é só escrever a Expressão Regular no quadro pesquisar por e ir clicando no botão "Localizar a próxima" até achar a variável perdida e depois correr para o abraço.

A Expressão Regular que montei foi:

\b\$[A-Z0-9_+@#$!?]+\b

Onde:

\b (borda) Inicio e fim de palavra. Também poderia ser \< e \>
\$ Como o cifrão é por si só um metacaractere de Expressão Regular, que significa fim da frase, deve ser escapado com uma contrabarra (\) que atua como uma Kriptonita tirando seus superpoderes e deixando-o com um simples literal
[A-Z0-9_+@#$!?] Lista contendo todos os caracteres permitidos no nome de variáveis de sistema
+ Para dizer que os elementos da lista aparecem ao menos uma vez

Meus amigos, atualmente todas as linguagens de programação usam e abusam de Expressões Regulares, mas não são só elas, dei este exemplo para lhes mostrar que a abrangência delas é muito maior e para terminar vou deixar aqui uma frase que sempre uso:

Você só consegue ver como as Expressões Regulares são úteis depois que aprender a manipulá-las. Suas aplicações são inúmeras e sempre facilitam demais o seu trabalho.

Aí vai uma Expressão Regular para me despedir de vocês, seja lá qual for o horário.

\bBom dia|Boa (tarde|noite)\b

Cambio final e desligo? ;)

PS.: Acaba hoje a promoção para o curso Expressões Regulares a preços simbólicos! Saiba mais e faça sua inscrição



Veja a relação completa dos artigos de Julio Cezar Neves