De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Executando comandos em arquivos editados com vim

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 23 de julho de 2012

Estou em processo de converter os arquivos de um site que mantenho para o formato txt2tags. Para isto preciso transformar os arquivos html em outros com a sintaxe do programa txt2tags.

Na distribuição do txt2tags vem um script para ser usado de dentro do vim, que transforma a marcação html em marcação txt2tags. Para agilizar o processo, eu invoco diretamente este arquivo (unhtml.vim), para depois editar o arquivo, fazendo então apenas alguns ajustes mínimos na marcação.

Como são muitos arquivos, eu criei um laço com for, para me auxiliar:

  #!/bin/bash
  
  for f in *.html
  do
   vim -c "argdo so unhtml.vim" $f
  done

Quando o arquivo é trazido para dentro do vim, todos os comandos existentes dentro do arquivo unhtml.vim já foram executados.

A diretiva -c instrui o comando vim a ler o arquivo em questão e em seguida executar os comandos fornecidos. A diretiva argdo sinaliza ao vim para executar o comando fornecido em cada arquivo da lista. No nosso caso, ele manda ler (so, abreviação de source) os comandos contidos no arquivo ``unhtml.vim.

O txt2tags é um programa em python desenvolvido por Aurélio Jargas e eu o uso na Dicas-L e nos meus outros sites desde que foi lançado em 2001. Já se vão onze anos! Nesta época eu joguei fora um programa que havia escrito para fazer a mesma coisa.

No site Dicas-L existem várias dicas sobre o txt2tags, vale muito a pena conhecer.

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida