você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens Programe sua mente para aprender inglês - ebook gratuito

Evolução - Emotiv EPOC Controlando a TV com a mente.

Colaboração: Alessandro de Oliveira Faria

Data de Publicação: 26 de março de 2012

Não foi preciso esperar a previsão da IBM, para chegar a conclusão que logo conseguiremos ler o cérebro. De madrugada (nas poucas horas vagas), nas pesquisas sobre a evolução dos dispositivos (BCI Interface de Controle do Cérebro) acabei adquirindo, instalando e testando o Emotiv EPOC. Com ele é possível controlar o PC interpretando as atividades cerebrais.

Desenvolvendo software em C/C++ junto aos seus 14 sensores neurais e um giróscopio o futuro se torna presente. Meu roadmap é primeiramente trocar o canal da tv com a mente (concluído), depois discar para uma determinada pessoa (utilizando Android), controlar o voo do Ar.Drone e para finalizar me envolver em projetos para controlar cadeiras de rodas com o Arduino (tudo isto com a força da mente jedi).

Estão disponíveis os drivers do equipamento para Windows e Mac. Em breve, segundo o fabricante, será disponibilizado o driver para Linux. Existem também iniciativas de código aberto como o Emokit. Em breve disponibilizaremos artigos, tutoriais e códigos fonte (claro).

Aproveito este post, para solicitar e/ou agrupar pessoas para projetar comigo uma solução, com o objetivo de disponibilizar para a humanidade um produto que permita dirigir cadeiras de rodas com a mente. Minhas limitações estão no hardware (eletrônica). Entretanto, o Arduino veio para facilitar a vida de todos Deixo neste post o link do vídeo da minha primeira prova de conceito controlando a TV.

Alessandro de Oliveira Faria é Sócio-proprietário da empresa NETi TECNOLOGIA fundada em Junho de 1996, empresa especializada em desenvolvimento de software e soluções biométricas, Consultor Biométrico na tecnologia de reconhecimento facial, atuando na área de tecnologia desde 1986 assim propiciando ao mercado soluções em software nas mais diversas linguagens e plataforma, levando o Linux a sério desde 1998 com desenvolvimento de soluções open-source, diversos documentos técnicos disponibilizado na internet, membro colaborador da comunidade Viva O Linux, mantenedor da biblioteca open-source de vídeo captura, openSUSE Member entre outros projetos. Saiba mais http://www.netitec.com.br/alessandro


Veja a relação completa dos artigos de Alessandro de Oliveira Faria