você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens Programe sua mente para aprender inglês - ebook gratuito

Download dos vídeos do site TED.COM

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 04 de setembro de 2012

Eu sou um fã incondicional dos vídeos do site TED.com. Mas eu não gosto de assistir aos vídeos no computador, eu prefiro baixar os vídeos e depois assistir na TV. São palestras sobre uma infinidade de assuntos com duração média de 18 minutos, e proferidas pelas maiores autoridades mundiais em suas respectivas áreas. Uma verdadeira universidade para o desenvolvimento pessoal, tecnológico, educacional, enfim, sobre tudo.

Grande parte dos vídeos já podem ser baixados com as legendas em português. O procedimento é bastante simples, basta clicar no botão Download, que fica abaixo da tela do vídeo, e na tela que aparece, selecione a legenda em português, bem como o tipo de resolução desejada. Ao final da seleção, o link download já indica a url para baixar o vídeo com a legenda embutida.

Eu gasto algum tempo então selecionando os vídeos que quero assistir e com a ajuda de um shell script simples, eu automatizo a tarefa de baixar os vídeos. No começo, eu baixava os vídeos diretamente, mas o nome dos arquivos contem apenas a informação sobre o palestrante e sobre a resolução do vídeo, o que ajuda muito pouco, visto que não conheço a maioria deles. Para resolver este problema, eu salvo o vídeo usando a diretiva -O do programa wget, o que faz com que o vídeo seja salvo com o nome do palestrante e o nome da palestra.

O script que uso é:

  #!/bin/bash
  
  export IFS="#"
  
  while read url titulo
   do
    wget -c $url -O $titulo
   done < TEDTalks.txt

O arquivo TEDTalks.txt contém linhas como:

  http://download.ted.com/talks/CharlieTodd_2011X-480p-pt-br.mp4?apikey=TEDDOWNLOAD#Charlie_Todd_The_shared_experience_of_absurdity.mp4

Note que o caractere que separa a url do nome do arquivo é #. O campo separador é especificado com a diretiva

  export IFS="#"

O arquivo TEDTalks.txt contém a minha seleção e, é claro, indica os assuntos nos quais estou interessado. Mas caso desejem, sintam-se a vontade para testar o script com a minha seleção. Basta baixar o arquivo TEDTalks.txt e usar com o script acima.

Eu só espero que a conexão de internet que vocês possuem seja melhor do que aquela oferecida pela Telefonica/Vivo, que é uma completa caixinha de surpresas, que cai o tempo todo. O nome mudou, mas a qualidade do serviço ...



Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida