De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Desenvolvendo Aplicações para celular com J2ME

Colaboração: Fernando Costa

Data de Publicação: 25 de Outubro de 2007

Um cliente me pediu um desenvolvimento de aplicações para SmartPhones e me deu como opção um BlackBerry e o Nokia E61, dois excelentes aparelhos, os dois são práticos e como o público alvo da aplicação são pessoas com mais de 40 anos, e por isso eu não estava certo se eles iriam utilizar, mas aparentemente esta sendo muito bom.

Algumas características dos aparelhos:

BlackBerry:

  • o gateway de conexão com a internet é a própria RIM (não me agradou saber disso);
  • o mouse é um botão de rolagem, a princípio é a coisa mais estranha do mundo parece que você não vai se acostumar, mas com pouco tempo de uso(pouco mesmo), você acaba se adaptando e ele se torna muito prático e você consegue usar quase tudo com uma única mão sem dificuldade;
  • o navegador eu achei muito ruim, ele não trabalhava direito com JavaScript, não aceitava iframe, etc. parece ser bem limitado;

Nokia E61:

  • Sistema operacional: Symbian (é um linux);
  • Navegador é o opera (é fantástico, aceita tudo, e a tela útil parece maior que o blackberry);
  • Possui suporte a um telefone IP via protocolo SIP, este eu não consegui testar até hoje;
  • Suporta Conexão Wifi e Bluetooth;
  • Cartão Mini SD hotswap;
  • Roda aplicações J2ME;

Para este cliente acabei reaproveitando um código e o sistema adaptado foi todo via WEB (PHP), mas com o incentivo de um professor (Jordan - www.webpack.com.br ) acabei fazendo alguma brincadeira com o J2ME.

Primeiro quero deixar bem claro que eu tenho aversão a JAVA, para mim não existe nada tão ruim para o desenvolvedor pode ser a melhor coisa do mundo, mas para o usuário final é uma naba, trava mais que windows, é mais lento que 286, etc não vem ao caso, mas tenho que concordar que se ele roda bem nos celulares podemos e devemos usar esta linguagem.

Para quem quer desenvolver aconselho utilizar o ECLIPSE com o Wireless Toolkit, partindo do ponto que você já instalaou estas ferramentas, siga os passos abaixo:

  1. Abra o Eclipse;
  2. Clique em New , Other , e selecione o item JAVA MIDLET SUITE ;
  3. Avance no wizard do novo projeto até o fim;
  4. Com um clique no o botão direito sobre o novo projeto, clique em New , Other , e selecione o item JAVA MIDLET - Não é o midlet suite!!;
  5. Avance no wizard do novo midlet até o fim;
  6. Cole o teste abaixo, se for preciso mude o nome da classe teste para o nome da sua classe java midlet:
  import javax.microedition.lcdui.*;
  import javax.microedition.midlet.*;public class teste extends MIDlet implements CommandListener {
  
  private Display theDisplay;
  private TextBox txbMensagem;
  private Ticker tick;
  private Form form1;
  private TextField texto1, texto2;
  private Command autenticar;
  private Alert alert;
  
  public void teste() {
  theDisplay = Display.getDisplay(this);
  texto1 = new TextField( Nome: , ,20,TextField.ANY);
  texto2 = new TextField( Senha: , ,15,TextField.PASSWORD);
  
  form1 = new Form( Autenticação );
  form1.append(texto1);
  form1.append(texto2);
  
  tick = new Ticker( Mensagem rolando );
  form1.setTicker(tick);
  autenticar = new Command( OK ,Command.OK,0);
  form1.addCommand(autenticar);
  form1.setCommandListener(this);
  theDisplay.setCurrent(form1);
  }
  
  protected void destroyApp(boolean arg0) throws MIDletStateChangeException { // TODO Auto-generated method stub
  }
  
  protected void pauseApp() { // TODO Auto-generated method stub
  }
  
  protected void startApp() throws MIDletStateChangeException {
  this.teste();
  }
  
  public void commandAction(Command cmd, Displayable arg1) {
  
  // TODO Auto-generated method stub
  
   if (cmd == autenticar){
  
    if(texto1.getString().equalsIgnoreCase( aaa )){
  
                 txbMensagem = new TextBox( autenticado , ",15,0);
  
                 theDisplay.setCurrent(txbMensagem);
  
    }else{
  
           alert=new Alert( Atenção , nome inválido ,null,null);
  
           alert.setTimeout(5000);
  
           tick=new Ticker( bé! senha errada );
  
           alert.setTicker(tick);
  
           theDisplay.setCurrent(alert);
  
    }
  
   }
  
  }
  
  }

Agora para rodar este código no emulador é só clicar com o botão direito em cima da classe e logo em seguida nos botões RUN AS e EMULATED J2ME MIDLET .

Legal né? fácil? também achei Para publicar o código em seu celular é simples siga os passos:

  1. Botão direito em cima do projeto;
  2. Clique em J2ME e CREATE PACKAGE ;
  3. Agora é só copiar o .JAD e o .JAR que estão dentro da pasta deployed, dentro da pasta do projeto no workspace do eclipse para dentro do celular e instalar :)

Fonte: http://www.fernandocosta.com.br/2007/09/15/desenvolvendo-aplicacoes-para-celular-com-j2me/

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Fernando Costa