Acesso direto ao conteúdo
Logotipo Dicas-L, por Ricardo Burile

Busca

Visite também: Segurança Linux ·  UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  NoticiasLinux ·  BR-Linux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais]   
 

Você está aqui: Home  → Arquivo Dicas-L

 

Curso de Inglês Online

Assine a Lista Dicas-L

Receba diariamente por email as dicas
de informática publicadas neste site
Para se descadastrar, clique aqui.

Descobrindo a que pacote pertence um arquivo no Slackware

Colaboração: Marcelo de Freitas Andrade

Data de Publicação: 05 de Agosto de 2005

Uma dificuldade comum de usuários de sistemas baseados em RPM ou Debian quando passam a utilizar Slackware é descobrir a que pacote pertence um certo arquivo. Em sistemas que usam RPM isto é fácil, o próprio comando

  rpm -qf arquivo_qualquer

retornará o nome do pacote instalado que contém o arquivo_qualquer.

Para o Debian, o comando seria

  dpkg -S

Já em sistemas Slackware o gerenciamento de pacotes é ligeiramente diferente. A listagem de pacotes instalados e removidos encontra-se em /var/log/packages e /var/log/removed_packages respectivamente.

Assim para descobrir a que pacote pertence um arquivo instalado, por exemplo, a biblioteca libdb4.2, pode-se fazer

  cd /var/log/packages
  grep -lir 'libdb' *

Neste caso, as opções do comando grep significam:

  • -l - lista nome do arquivo cujo conteúdo contém o padrão
  • -i - insensível à caixa, ou seja, não diferencia maiúsculas e minúsculas
  • -r - procura a estrutura de arquivos recursivamente

E ainda 'libdb' é o que se deseja procurar (os números foram omitidos apenas para retornar qualquer versão do arquivo) e * é o conjunto de arquivos a procurar. No caso, como estamos em /var/log/packages, será retornado justamente o nome do arquivo (mesmo nome do pacote) que contém o padrão procurado.


II Dia-Debian GNU/Linux

Em comemoração ao 12° aniversário do Projeto Debian, a comunidade Debian através de seus GUDs regionais (Grupo de usuários Debian) estará organizando o evento 'II Dia-D' (Segundo Dia Debian). O evento tem como objetivo apresentar e divulgar o Projeto Debian no Brasil, Palestras, oficinas, workshops e debates sobre o Projeto Debian, Linux e Software Livre acontecerão durante todo o dia, destinadas tanto aos que já conhecem esses temas quanto ao público em geral. Uma 'Install Fest' ocorrerá em paralelo, para aqueles que desejam instalar o Debian em seus computadores pessoais.

No Rio de Janeiro o Dia-D será realizado no dia 13 de Agosto de 2005,das 08:30 às 18:30 hrs, no Instituto de Física da UFF, em Niterói. Estacionamento gratuito. Traga a família e aprenda se divertindo na "Casa da Descoberta".

A programação completa está disponível em http://www.rj.debianbrasil.org, onde devem ser feitas as inscrições.

Veja a relação completa dos artigos de Marcelo de Freitas Andrade

Formato PDF
Newsfeed RSS
Formato para impressão
PDF RSS Imprimir

Referências Adicionais

Referências adicionais sobre os assuntos abordados neste site podem ser encontradas em nossa Bibliografia.

Avalie esta dica

  • Currently 2.98/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Avaliação: 3.0 /5 (1196 votos)

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script
Treinamentos, Consultorias e Soluçoes em TI. Baseados em softwares livres e padrões abertos para ambientes de missão crítica

Submarino.com.br

As Palavras Mais Comuns da Língua Inglesa (2ª edição)